TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALINE MÉRCIA DE LIMA FIRMO

ANA NERES FARIAS DOS SANTOS

ANY CAROLINE MOREIRA DA SILVA LEANDRO

ELISABETE CRISTINA FERREIRA

VANESSA DA ROCHA SILVA

“PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

[pic 3]

ARAPIRACA-AL

2019

ALINE MÉRCIA DE LIMA FIRMO

ANA NERES FARIAS DOS SANTOS

ANY CAROLINE MOREIRA DA SILVA LEANDRO

ELISABETE CRISTINA FERREIRA

VANESSA DA ROCHA SILVA

“PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de Matemática Ensino de Língua Portuguesa Ensino de História e Geografia Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Estágio Curricular Obrigatório II – anos iniciais do Ensino Fundamental. Módulo 6º/7º.

Orientadores: Mariana Passos Dias, Andressa Aparecida Lopes, Heloísa Gomes Bezerra, Natalia Germano Gejão Diaz, Eloise Werle de Almeida, Natália da Silva Bugança, Mari Clair Moro Nascimento, Natália Gomes dos Santos.

ARAPIRACA- AL

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO................................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................10

PLANO DE TRABALHO DOCENTE..........................................................................11

INTRODUÇÃO

        

O presente trabalho ressalta a importância da interdisciplinaridade ao trabalho docente, onde as diferentes áreas do saber podem ser trabalhadas juntas diante a prática pedagógica. Evidencia-se a importância do plano de trabalho docente em que reverencia aaprendizagem significativa diante os componentes curriculares, onde as mudanças ocorridas nos PCN’s evidenciam o processo da necessidade da interdisciplinaridade na construção e socialização do conhecimento e integração dos saberes.

Parte aí a elaboração de um plano de trabalho docente interdisciplinar como prática fundamental para um ensino integrador e de qualidade, onde o ensino seja comprometido com a prática pedagógica, inovando e criando condições para que os alunos se tornem críticos e criativos. Através de estudos nos PCNs dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ve-se como as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Educação Física integram-se a interdisciplinaridade e nessa junção tornam seus saberes significativos para a aprendizagem do aluno. Assim, nosso estudo tem como objetivo entender a interdisciplinaridade, suas implicações e mudanças no contexto educacional, a partir da elaboração do plano de trabalho docente frente a temática escolhida para a prática interdisciplinar nas diferentes áreas do saber.

DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade vem sendo discutida nas escolas, onde prática pedagógica dos educadores se retém a muitas dúvidas e inseguranças em relação ao tema proposto para a prática interdisciplinar.

Diante a nossa visão referente a prática pedagógica de ensino na escola, a interdisciplinaridade deve ser vista como atitude metodológica e criativa em busca ao conhecimento, onde as disciplinas podem ser trabalhadas de forma integrada e comunicativa com todas as áreas do conhecimento, em que os educadores visem o processo de ensino e aprendizagem. Segundo os PCNs do Ensino Fundamental (1997, p.31):

A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relação entre disciplinas.

O trabalho interdisciplinar será organizado no currículo, onde contempla o plano de trabalho docente articulado a junção de várias disciplinas inseridas a conteúdos e estratégias de aprendizagem a um determinado tema. A temática da interdisciplinaridade é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, onde as disciplinas que se propõe um tema tendo abordagens em diferentes componentes curriculares.

O plano de trabalho docente constrõe algo inovador, o qual amplia sabedorias e um novo pensar estratégico diante a ação, assim Trindade (2008, p. 73) ressalta que:

Ao escrever sobre interdisciplinaridade afirma que: Mais importante do que defini-la, porque o próprio ato de definir estabelece barreiras, é refletir sobre as atitudes que se constituem como interdisciplinares: atitude de humildade diante dos limites do saber próprio saber, sem deixar que ela se torne um limite; a atitude de espera diante do já estabelecido para que a dúvida apareça e o novo germine; a atitude de deslumbramento ante a possibilidade de superar outros desafios; a atitude de respeito ao olhar o velho como novo, ao olhar o outro e reconhecê-lo, reconhecendo-se; a atitude de cooperação que conduz às parcerias, às trocas, aos encontros, mais das pessoas que das disciplinas, que propiciam as transformações, razão de ser da

interdisciplinaridade. Mais que um fazer, é paixão por aprender, compartilhar e ir além.

Trabalhar um plano docente em que engloba a compreensão da prática pedagógica interdisciplinar, vincula uma dinâmica e competentede caráter disciplinar ao ensino, ajudando o aluno a compreensão das disciplinas e entendimento da temática de uma forma em que estabeleça conexões entre os fatos, onde possa ser estimulado o desenvolvimento da inteligência do aluno e que o mesmo possa aprender e resolver os problemas e dificuldades encontradas na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com