TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LUDICO E OGRANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 9

DISCIPLINA: DISCIPLINA: BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LUDICO E OGRANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PALMAS – 2015

1- Introdução

Este trabalho foi realizado através da observação em uma brinquedoteca de um centro de educação infantil,

A finalidade deste trabalho é compreender como são desenvolvidos os processos de avaliação na educação infantil, como também os instrumentos utilizados para a mediação do ensino-aprendizagem. Deste modo, as observações realizadas no cotidiano da educação infantil, são subsídios importantes para o desenvolvimento de cada criança, pois a partir dos registros em caderno de campo, o educador poderá recorrer a outros tipos de atividades, a fim de ajudar aquelas crianças que ainda tem dificuldades. Portanto, o professor torna-se o principal mediador nessa aprendizagem, já que a avaliação é necessária, pois o auxilia na sua prática educativa. A avaliação na educação infantil deve acontecer diariamente, pois é condição necessária para a condução e revisão da prática educativa, tendo a finalidade de comunicar aos gestores, pais e familiares o desenvolvimento apresentado pelas crianças.

O trabalho pretende ser fonte de pesquisa, em que tem como propósito instigar o leitor a pensar e repensar sobre o processo de ensino-aprendizagem e as metodologias que são aplicadas na atualidade escolar.

2- OBSERVAÇÃO NA BRINQUEDOTECA

Observador: Suzieli Santos

Nome da criança: Maria Vitória Martins

Idade da criança: Anos: 5 Meses: 6 Sexo: Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Adriana Souza Função: Professora

Contexto de observação: Sala

Data da observação: 09/09/2015 Horário de inicio: 07:30 Horário de término :11:30

Escolha da criança

A criança foi escolhida por ser criada desde o nascimento pelos avós.

Breve descrição das características marcantes da criança

Possui características que são relevantes ela é meiga , comunicativa , madura pela convivência com adultos e muito calma.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A sala contém os "cantinhos" e em cada um desses cantinhos é desenvolvida determinada atividade. O cantinho da leitura, incluindo livros de história de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos, por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos e professores. No cantinho das Ciências, inclui livros referentes à disciplina; experiências realizadas pelos alunos como o plantio do feijão; um aquário. O cantinho de Artes, inclui materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera e outros. Já o cantinho da Psicomotricidade, contém materiais com barbante para os alunos aprenderem a amarrar, materiais com botões, colchete, velcro (para as crianças aprenderem a utilizá-los), tabuleiro de areia, materiais e jogos de encaixe. A sala ainda tem murais que são confeccionados pelo professor com trabalhos dos alunos, quadro de giz afixado na parede entre outros cartazes confeccionados pelas crianças, as paredes da sala são de cores claras, pois além de clarear o ambiente, "passam" tranquilidade às crianças. Há também um cantinho reservado para colocar colchõezinhos, pois as mesmas tem o horário do soninho, é clara, arejada e deve contem "estímulos" apropriados ao desenvolvimento integral da criança.

2.1 ETAPAS DA OBSERVAÇÃO:

O objetivo da observação é apresentar os passos da construção de uma metodologia observacional pra coleta de dados das crianças, brincando e interagindo no ambiente escolar.

O desenvolvimento da criança na idade pré-escolar apresenta notável progresso em relação às habilidades motoras, linguagem funcionamento cognitivo, comportamento social. Nosso foco esta no comportamento social esta relacionado aos meios e as interações em que as crianças estão inseridas ambientes em que elas vivem com ou pais ,avos. Os comportamentos podem se subdividirem em sociais, familiares. Nesta fase a criança já é capaz de perceber o quanto é

diferente do outro e manifestar deforma evidente e clara suas características pessoais em relação as preferências, atitudes, formas de pensar e sentir.

Estabelece seu próprio estilo de relacionar-se com o meio e adaptar-se ao mesmo, adquirindo novas características que contribuem para a formação de sua personalidade.

Para observar cada passo da criança foi gasto duas horas, mas para o registro de seu comportamento foi de quarenta minutos, foi à ação que mais chamou a atenção do comportamento.

A criança observada foi Maria Vitória ela tem cinco anos de idade, a observação central foi seu comportamento social, juntamente com sua colega de classe Ana Julya.

A observação foi realizada na sala de aula durante o período normal de aula, o que permite ao observador sentir e registrar todas as informações necessárias, o observador ficou sentado na mesa do professor fazendo as anotações enquanto o mesmo realizava as atividades, brincadeiras com as crianças.

A observação foi discreta ou quase imperceptível, as crianças estavam brincando e realizando as atividades cotidianas em sala de aula com a professora enquanto a observação foi realizada sem nenhuma interferência, foram feitas apenas anotações e todas as questões pertinentes foram conversadas com a professora responsável na ausência dos alunos.

NARRATIVA DAS DESCRIÇÕES COMPORTAMENTAIS OBJETIVAS E INTERPRETAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES

Narrativa das Descrições Comportamentais Objetivas (DCOs)

Criança(s) observada(s): Maria Vitória Martins

Área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com