TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e Metodologia da Educação Infantil e Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

Por:   •  11/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 19

      UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

                 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                               CURSO DE PEDAGOGIA

Organização e Metodologia da Educação Infantil e Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

 

                                 

Aluno: Adriana Balbino de Assis Frazão RA: 9373321791

Aluno: Letícia Thomazelli Carvalho RA: 9374332886

Aluno: Maria de Fátima Rodrigues RA: 8982241607

Aluno: Cleusa Aguiar de Souza de Figueiredo RA: 9387329776

                                             

Tutora Presencial - Claudia Margarido Gallucci

Tutora EAD – Larissa Costa Correia

                                                                                                             

                                            Ribeirão Preto SP              

                                                25/09/2015

                                          Introdução

Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acreditamos que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança. 

Podemos dizer que, contrária a posição acima defendida, prover a Brinquedoteca tradicional que limitava seu atendimento, simplesmente, ao empréstimo de brinquedos ou como material utilizado para suprir atividades pedagógicas diretivas, é um ato não condizente com sua real função, pois, anula a liberdade e autonomia do aluno ao brincar. 

Ressaltamos então, a importância da brinquedoteca no meio educacional como espaço que propicia diversos estímulos e desenvolve aspectos sociais, culturais, cognitivos, físicos e emocionais num momento tão decisivo como a infância, pois é nesta fase que ocorre o desenvolvimento harmonioso e consciente do educando, o que permite ampliar suas habilidades e capacidades de forma global. No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.

Na escola, em casa, e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço voltado para sua faixa etária. E sabe-se que o espaço pedagógico adequado para esse processo ação, brincar-aprender e vice-versa é chamado de Brinquedoteca.

 

                                    [pic 2]

                                         Passo Um

                                    Observação narrativa

Observador: Marina

Nome da criança: Lucas

Idade da criança: 05anos

Masculino

                                  Responsável pela criança

Nome: Roberta                                                

Função: professora

Nome: marina        função: estagiária

Brinquedoteca escolar

Data da observação: 10/08/2015 horário de início 7:00       horário de termino 12:00

                             Escolha da criança

Lucas uma criança de cinco anos, bem comunicativo, imperativo.

Por meio do convívio com outras crianças ele apresenta um desenvolvimento mais rápido que as outras de sua idade. Possibilitando a aquisição de experiências com o espaço e os objetos que o rodeiam. Ele começa a argumentar, embora suas razões ainda não sejam lógicas. Ele e baseado em seus desejos ou temores. Quer saber o porquê de tudo e faz muitas perguntas. Gosta de montar e desmontar, classificar e dá nomes, faz ordenações por tamanho e estabelece sequências. Gosta de ouvir histórias e é capaz de interferir o final, gosta de fazer construções com blocos, gosta de competições e jogar com os amigos, sua linguagem se amplia, assim como o interesse pela leitura e pela escrita.

             Breve descrição das características marcantes da criança

Lucas e filho único de família carente, a mãe e solteira, de família humilde ficam horários integrais na escola, pois a mãe trabalha o dia inteiro fora. Aparentemente e uma criança saudável. Em com a forma de pensar mais avançado que as crianças de sua idade.

 Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação.

A participação em uma brinquedoteca permite ao adulto um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento infantil. Dentro da brinquedoteca é possível perceber conflitos entre as crianças e também maneiras que elas mesmas encontram de solucioná-los e o próprio desenvolver da criança, nos mais diversos âmbitos. Brincadeiras coletivas, em grupos de três a quatro crianças, são mais frequentes, no entanto também há crianças que brincam sozinhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (465.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com