TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

Por:   •  6/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: MACAÉ /RJ
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO

NATALIA TEIXEIRA NOGUEIRA – RA 8523943072

     

Desafio Profissional montado a partir da capacidade de observação do Docente, fazendo os registros e avaliações de crianças em ambientes hospitalares.

Tutora Local (pólo): Prof.ª Kátia Junger

MACAÉ RJ

2015

1– Introdução:

O processo de internação pode gerar impactos devastadores na vida de qualquer ser humano, tornando-se importante a criação de estratégias terapêuticas a fim de promover o bem estar e atender às dimensões físicas, psíquicas, culturais, espirituais, sociais e intelectuais, favorecendo a expressão do paciente e possibilitando a humanização e a valorização do sujeito inserido no contexto hospitalar.

O paciente não pode ser visto apenas como alguém que busca um tratamento médico, mas sim como um indivíduo que possui subjetividade e necessita estar inserido na participação do seu processo de adoecimento e cura.

Pensando assim, que o autor Maia(2000) afirma que o brincar leva a criança a construir e elaborar a relação eu-mundo, pois, além do prazer que o brincar proporciona, a atividade ajuda a dominar angústias e controla ideias e impulsos.  A hospitalização da criança interrompe esse processo, promovendo um corte em sua experiência, já que o ambiente do hospital, em geral, não contempla essa necessidade infantil.  É por meio do brinquedo que a criança pode resolver a tensão que o ambiente lhe causa, podendo, pelo “faz de conta”, superar as dificuldades encontradas.

2- Desenvolvimento:

Passo 1

Durante o estes dias, a estudante do Curso de Pedagogia Claudia Pereira dos Santos  pôde observar a rotina de uma brinquedoteca do hospital INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA(INCA) localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro.  Essa unidade hospitalar é especializada em tratamento e recuperação de qualquer faixa etária de pessoas  que tenham câncer. Para atender a faixa etária infantil o hospital tem uma brinquedoteca aonde são realizadas atividades recreativas e educativas com o acompanhamento psicológico e pedagógico.  A futura pedagoga Claudia no primeiro dia pôde constatar os seguintes dados:

FICHA DE OBSERVAÇÃO

Observador: Claudia Pereira dos Santos  

Nome da criança:  Luana Carvalho Teixeira

Idade :6 anos

Ano:  2015      

Mês: setembro  

Sexo da criança :

Masculino

Xx

Feminino

Responsável pela criança durante o período de observação

Nome : Lucia Elena da costa

Função: Pedagoga

Nome: Carla Lima da Silva

Função: Psicóloga

Data de observação:14/09/2015     Horário de início: 9:00  Horário de término:11:30

Escolha da criança

Escolhi essa criança, ao perceber que ela não se comunica com seus colegas, está sempre quieta. Indiferente às situações.  Segundo a posição da Psicóloga Carla,  ela está assim por causa de depressão após iniciar a terceira sessão de quimioterapia.

Breve descrição das características físicas marcantes da criança

Uma menina de cor parda com aparência apática, triste, cansada sem muita animação para participar das atividades lúdicas propostas. Ela seguiu andando pelo corredor com acesso para medicamentos no braço. Um olhar profundo e encarado.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

          O espaço físico observado está bem de acordo com o autor Maluf (2003, p. 62) que assim a define: “É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente lúdico. Na verdade, seria um lugar preparado onde as crianças ficam o tempo que quiser, pois neste local elas brincam, inventam, expressam suas fantasias, seus desejos, seus medos, seus sentimentos e conhecimentos construídos a partir das experiências que vivenciam.”

  • Na brinquedoteca as crianças têm acesso a diversos brinquedos e jogos, que possibilitam a elas desenvolverem inúmeras atividades, estimulando a criatividade, a autonomia, a afetividade, a coordenação motora, com momentos de descontração que permitem a criança vivenciar outros mundos, estimulando seu imaginário e a socialização. A Luana mudou seu semblante ao entrar ali naquela sala, a brinquedoteca nada mais é do que um lugar em que as emoções se misturam, assim como os blocos de montar. Ela logo preferiu o material para pintar e desenhar; Avistou de longe o Carrinho de boneca, porém se intimidou um pouco ao ir buscá-lo.Logo que percebi, fui pegar pra ela. Ofereci um dos muitos Livros de história ali naquela prateleira pintada de azul bem claro. Ela veio e falou:” Tia , pega o da Princesa Cinderela pra mim?” Naquele momento mágico pude perceber como aquela linda menina, se superava a cada olhar.

Passo 2

O OBJETIVO PRINCIPAL É FAZER COM QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A BRINCAR, A CRIAR E RECRIAR , ONDE TUDO CONVIDA A EXPLORAR, A SENTIR E A EXPERIMENTAR.

E É NESSE ESPAÇO LÚDICO QUE MUITAS CRIANÇAS TÊM A OPORTUNIDADE DE LIBERAR SUA ENERGIA AO BRINCAR E SE DIVERTIR , BEM COMO TER CONTATO COM SEUS PARES E TAMBÉM ADULTOS QUE COM ELA VENHA A INTERAGIR.

OBSERVAR QUE A CRIANÇA QUE NÃO PARTICIPA DO ESPAÇO LÚDICO, TORNA-SE UMA CRIANÇA MAIS AGRESSIVA E DIFICULTA TODO O SEU TRATAMENTO. ENTÃO A PARTIR DO MOMENTO QUE A CRIANÇA É INSERIDA NESSE ESPAÇO ELA SE TORNA UMA CRIANÇA MAIS CALMA E ASSIM MELHORA SEU HUMOR E FACILITA A REALIZAÇAO DO SEU TRATAMENTO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com