TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING NA ESCOLA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  10.164 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE INFORMÁTICA DE OURO PRETO DO OESTE- UNEOURO[pic 1]

LORENA LOPES DE ABREU

BULLYING NA ESCOLA

Ouro Preto Do Oeste

2015

LORENA LOPES DE ABREU[pic 2]

BULLYING NA ESCOLA

Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado a Faculdade de Informática de Ouro Preto do Oeste, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina TCC-I, no curso de Pedagogia, sob orientação do Professor Especialista José Carlos da Silva.

Ouro Preto Do Oeste

2015

SUMÁRIO [pic 3]

1 INTRODUÇÃO        3

2 PROBLEMATIZAÇÃO        4

3 HIPÓTESES        5

4 OBJETIVOS        6

4.1 Geral        6

4.2 Específicos        6

5 JUSTIFICATIVA        7

6 REFERENCIAL TEÓRICO        8

7 METODOLOGIA        10

8 RECURSOS        11

9 CRONOGRAMA        12

10 REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

A vida só tem valor se for valorizada as diferenças entre pessoas. Todas as pessoas têm direito a serem respeitadas, seja na sua diferença racial, seja na condição econômica ou até mesmo na forma de pensar. Essas diferenças não diminuem ninguém em seu valor na sociedade.

Mas as pessoas acabam distorcendo esses valores e criando problemas entre suas amizades. A escola tem o dever social de criar e estimular no aluno o reconhecimento de que todos somos diferentes e respeitar o colega bem como saber lidar com as diferenças, este projeto tem por objetivo executa ações na escola onde será mostrado para a criança que o bullying não pode ser uma atividade social ativa em lugar nenhum, muito menos nas escolas.

Através de pesquisas feitas pelos alunos, trabalhos extraclasse explanando o assunto palestras em pátios da escola. Após este trabalho o objeto será alcançado, acabando com o bullying na escola, pois os alunos estarão conscientizados dessa pratica tão prejudicial à criança que está em pleno período de formação de personalidade.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A questão do bullying nas escolas é muito comum embora não seja tão comentada nem visualizada, pois muitas vezes é camuflada pela direção e educadores.

 Mas será que existe uma solução para acabar com este problema tão sério na comunidade escolar?

3 HIPÓTESES

A escola tem e pode sim resolver este problema tão sério, através de artifícios que estão ao seu dispor, o educador não pode e nem deve tapar os olhos para a questão e sim procurar meios de conscientizar seus alunos a não cometer tal ato, como por exemplo, trabalhos, palestras, pesquisas onde os alunos irão conhecer mais sobre o assunto e também o mal que ele pode causar ao aluno que sofre de bullying.

O professor deve utilizar de mios que estão ao seu dispor como, por exemplo, palestras, trabalhos extraclasses envolvendo todos os alunos da escola para se atingir um bem maior que é a conscientização dos alunos neste assunto tão grave.

4 OBJETIVOS

4.1 Geral

Mostrar aos alunos que a pratica do bullying é algo explicitamente errado, pois prejudica os colegas fazendo com que os mesmos tenham conseqüências terríveis ao desenvolvimento de cada um.

4.2 Específicos

  • Criar um momento de interação entre os alunos através dos trabalhos realizados;
  • Criar no aluno um espírito de união entre os mesmos para que não haja mais ações que levam muitas vezes até a desistência dos alunos nas escolas;
  • Estimular nas crianças uma relação de amizade e respeito mútuo.

5 JUSTIFICATIVA

Hoje na comunidade escolar está tendo um problema gravíssimo entre os alunos que é o bullying, pratica que prejudica alunos que são ofendidos verbalmente e até fisicamente por outros da mesma escola. O projeto bullying na escola visa mostrar aos alunos o que é o bullying e o mal que ele faz nas pessoas que são ofendidas, criar e estimular na criança um respeito mútuo bem como lidar com as diferenças entre classes sociais, raciais e econômicas. É na escola que a mesma começa a ter vínculos que no meio familiar ele não tem, pois dentro da família todos são iguais, e na escola ele terá contatos com crianças de todas as formas e condições. As agressões nas escolas muitas vezes não têm motivo nenhum para acontecer, simplesmente pelo puro prazer que agredir seja verbalmente ou com atos físicos. Através desse projeto o professor poderá resolver problemas dentro da sala de aula relacionados ao bullying.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

O bullying escolar se resume em insultos, intimidações,apelidos,  constrangedores, gozações que magoam profudamente, acusações injustas,atuações em grupos que hostilizam e ridicularizam a vida dos outros alunos, levando-os a exclusão, além de danos fisicos, psiquicos, danos na aprendizagem. (FANTE, 2005,p.10).

Geralmente crianças ofendem seus colegas as vezes com intenção de magoar, mas muitas vezes ate sem esta intenção, mas que sempre deixam traumas para o resto da vida do aluno se não for tratado a tempo.                                                                                

O bullying é um conceito específico e muito bem definido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência. Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. (FANTE, 2005, p.26).

                

O bullying se diferencia dos outros tipos de violência pois ele tem uma característica muito própria que é o trauma que deixa na criança, diferente dos outros tipos de violência onde deixa apenas marcas pelo corpo. Uma criança que já passou por essa violência escolar carrega para si conseqüências terríveis pelo resto de sua vida. Seja na escola, seja quando crescer e for viver em sociedade ele sempre se lembrará dessa violência sofrida quando era menor. Essa experiência na fase escolar pode acarretar ate no péssimo desempenho da mesma levando – o a não aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com