TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BURRHUS FREDERIC SKINNER

Por:   •  25/8/2018  •  Ensaio  •  2.450 Palavras (10 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

ALUNOS

ADERILTON SOUZA

ADRIANA DA SILVA

ALINE SOUZA

BEATRIZ DAIANY SERRA

CRISTIENE DELINSKI

ELANE FEREIRA MELO

ELENICE FREITAS

ELIANE VIEIRA PIMENTEL

FABÍOLA BEATRIZ DOS SANTOS

GEORGIANE DA COSTA REIS

HORRANA OLIVEIRA

IGNÊS MADEIRO

JEAN CARLOS OLIVEIRA

LUCINEIDE NEVES

LUCIVANIA DA SILVA

PATRÍCIA PEREIRA

ROSÂNGELA GOMES

ROSIANE FIDELIS

SANDRINE JORGE

TATIANE BEZERRA

TÍTULO: BURRHUS FREDERIC SKINNER

PORTO VELHO

2018

ALUNOS

ADERILTON SOUZA

ADRIANA DA SILVA

ALINE SOUZA

BEATRIZ DAIANY SERRA

CRISTIENE DELINSKI

ELANE FEREIRA MELO

ELENICE FREITAS

ELIANE VIEIRA PIMENTEL

FABÍOLA BEATRIZ DOS SANTOS

GEORGIANE DA COSTA REIS

HORRANA OLIVEIRA

IGNÊS MADEIRO

JEAN CARLOS OLIVEIRA

LUCINEIDE NEVES

LUCIVANIA DA SILVA

PATRÍCIA PEREIRA

ROSÂNGELA GOMES

ROSIANE FIDELIS

SANDRINE JORGE

TATIANE BEZERRA

TÍTULO: BURRHUS FREDERIC SKINNER

Trabalho apresentado à Universidade Paulista para obtenção de nota parcial na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, sob orientação da Professora

Profª. Maria Correa.

PORTO VELHO

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................4

BIOGRAFIA..........................................................................5

VIDA......................................................................................8

CONDICIONAMENTO OPERANTE....................................12

CONCLUSÃO.....................................................................13

REFEREÊNCIAS................................................................14


INTRODUÇÃO

Burrhus Frederic Skinner foi o mais famoso representante do Behaviorismo, corrente da Psicologia fundada por John Watson, foi criador do Behaviorismo Radical, orientada para o estudo do comportamento humano. No início de sua carreira dedicou-se a escritura de livros e a experiência com ratos e pombos, onde os observava-os em uma caixa, então conhecida como “caixa de Skinner”.

Marcou-se como pesquisador original do conceito base de seu pensamento, o Condicionamento Operante, mecanismo que premia determinada resposta de um indivíduo. Abordaremos como propagou na Educação a eficiência do reforço positivo, pois era contrário à punições. Entenderemos como seus estudos e pensamentos podem contribuir a nós, enquanto profissionais.

Biografia[pic 2][pic 3]

   Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J. B. Watson, mas na década de 40, criou o Behaviorismo Radical com uma proposta filosófica sobre o comportamento humano.

Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 20 de março de 1904. Filho de um advogado e de uma dona de casa desde cedo despertou o interesse sobre o comportamento dos animais. Ingressou no Hamilton College em Nova Iorque, com o objetivo de se tornar escritor. Em 1926 concluiu o bacharelado em Literatura Inglesa e Línguas Românicas. Durante dois anos se dedicou a escrever, mas concluiu que lhe faltava habilidades literárias.

   Em 1928, Skinner inscreveu-se no curso de pós-graduação em Psicologia pela Universidade de Harvard, embora nunca tenha estudado psicologia antes. Concluiu o mestrado em 1930 e o doutorado em 1931, permanecendo na Universidade, como pesquisador, até 1936. Nesse mesmo ano, casou-se com Yvonne Blue, com quem viria a ter dois filhos. Ainda em 1936 começou a lecionar na Universidade de Minnesota, onde permaneceu durante nove anos. Entre 1945 e 1947 lecionou na Universidade de Indiana, onde se tornou presidente do Departamento de Psicologia. Em 1948 retornou para Harvard como professor titular.

Vida

   

Frequentou o mesmo ginásio onde seus pais haviam estudado; havia apenas sete outros alunos em sua sala ao final do curso. Ele gostava da escola e era o primeiro a chegar todas as manhãs. Quando criança e adolescente, gostava de construir coisas: trenós, carrinhos, jangadas, carrosséis, atiradeiras, modelos de aviões e até um canhão a vapor com o qual atirava buchas de batata e cenoura nos telhados dos vizinhos. Passou anos tentando construir uma máquina de movimento perpétuo. Também tinha interesse pelo comportamento dos animais. Lia muito sobre eles e mantinha tartarugas, cobras, lagartos, sapos e esquilos listrados. Numa feira rural, ele observou certa feita, um bando de pombos numa apresentação; anos mais tarde, ele treinaria essas aves para realizar uma variedade de comportamentos.

     O sistema de psicologia de Skinner é sob muitos aspectos um reflexo das suas primeiras experiências de vida. Ele considerava a vida um produto de reforços passados e afirmava que sua própria vida fora tão predeterminada, organizada e ordeira quanto seu sistema ditava que todas as vidas humanas fossem.

A conselho de um amigo de família, Skinner se matriculou no Hamilton College de Nova York. Ele escreveu:

"Nunca me adaptei à vida de estudante. Ingressei numa fraternidade acadêmica sem saber do que se tratava. Não era bom nos esportes e sofria muito quando as minhas canelas eram atingidas no hóquei sobre o gelo ou quando melhores jogadores de basquete faziam tabela na minha cabeça… Num artigo que escrevi no final do meu ano de calouro, reclamei de que o colégio me obrigava a cumprir exigências desnecessárias (uma delas era a presença diária na capela) e que quase nenhum interesse intelectual era demonstrado pela maioria dos alunos. No meu último ano, eu era um rebelde declarado."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (373.2 Kb)   docx (269.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com