TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Resumo

Por:   •  28/10/2019  •  Abstract  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

O texto de José Carlos Libâneo discute sobre vários assuntos educacionais, mas seu foco é mais visado nas políticas brasileiras sobre a educação. É utilizado a metodologia do banco Mundial e do ministério da educação, para que toda a pesquisa e hipóteses sejam verdadeiramente relevantes. A defesa ao acesso cultural e científico está muito presente no texto, já que o acesso é necessário para o desenvolvimento dos alunos.  

As grandes organizações internacionais tem grande influência dentro de escolar, como por exemplo a vigência dos currículos escolares. Mas a questão é que como as organizações internacionais grande parte das "leis" nas escolas não são aplicadas de forma totalmente relevante, assim ocorrendo a consequência da desvalorização do conhecimento escolar significativo.

Para se desenvolver de forma ampla a escola deve ter um bom projeto pedagógico, formação continua de professores, etc.

 De acordo com Libâneo (2016, p. 3) " É possível identificar três orientações em relação às finalidades e formas de funcionamento da escola" sendo elas orientação dos organismos multilaterais, orientação sociológica/intercultural de atenção à diversidade social e cultural, e orientação dialética crítica.

A primeira visa mais programas de alívio à pobreza e a redução de exclusão social, a segunda defende o currículo de experiências educativas e por último defende um currículo carregado de formação cultural e científica.

As políticas internacionais educacionais são regidas por várias organizações, mas entre elas estão UNESCO, banco Mundial, BID, etc. Essas organizações foram inseridas em países emergentes ou/em desenvolvimento, dentro do contexto globalizado, tendo como principal objetivo a modelação dos sistemas e instituições educacionais, principalmente no Brasil, onde os documentos são usados como referência.

Vários estudos são feitos por brasileiros para se analisar alguns pontos, como sua repercussão ou seus impactos. Uma boa educação pública deve se existir em uma sociedade atual, já que temos nossas necessidades, e assim a Declaração Mundial Sobre Educação para Todos fala que " a educação básica deve estar centrada na aquisição e nos resultados afetivos da aprendizagem para o que se requer sistemas de avaliação de desempenho"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com