TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar espontâneo

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

1-Justificativa

Ao falarmos sobre o lúdico e seus diferentes contextos podemos perceber que a brinquedoteca é um espaço criado para que as crianças possam brincar, e consigam cultivar a sensibilidade, preservando sua integridade através do respeito à sua condição de um ser em formação, se o ambiente for aproveitado de maneira correta, os resultados serão surpreendentes.

Quais as características do brincar espontâneo?

No brincar espontâneo, devemos dar as opções, mas deixar com que a criança escolha com qual ela quer brincar, sem interferir na sua escolha. Ela pode escolher brincar apenas com um objeto e, fazer de conta que é outra coisa, como por exemplo, uma simples tampa de panela pode virar um disco voador.

Tem que haver prazer no brincar, ela tem que estar feliz, satisfeita, relaxada, não podendo ter pressão no ambiente da brincadeira. A brinquedoteca é o lugar ideal para que a criança se sinta assim.

Mas brincar é muito mais que isso, é uma forma de expressão, é uma linguagem que as crianças utilizam e sem perceber estão colaborando para seu conhecimento, sua aprendizagem.

Num simples ato de brincar que nos parece muito inocente a criança está agregando valores, desenvolvendo a criatividade e a imaginação, trazendo a relação que nos mostra a real aprendizagem.

Além dos vários benefícios, inter-relação com outras crianças contribui para sua integração na sociedade e traz a responsabilidade. O brincar é uma experiência que possibilita a criança demonstrar sua personalidade, definindo seus objetivos, fazendo a mesma acreditar em seu potencial.

“ O jogo só é jogo quando a criança pensa em brincar” – Kishimoto (2002).

Como o ambiente lúdico poderá ser um incentivador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil?

Com um ambiente lúdico alcançamos sem dúvida uma aprendizagem significativa. Um ambiente adequado contribuirá para a formação de uma personalidade mais íntegra, saudável e completa da criança. A mesma saberá lidar com os sentimentos, contribuindo assim, com seu amadurecimento e ajudará nas suas tomadas de decisões quando adulta.

Já os educadores poderão perceber traços da personalidade e do comportamento da criança, avaliando o planejamento pedagógico do ambiente lúdico, motivando melhor as crianças no seu aprendizado.

Ao identificar a importância do ambiente e da atividade lúdica na aprendizagem de uma criança será possível transformar a realidade educacional.

Precisamos compreender, que só ocorrerá um aprendizado significativo proporcionando à criança uma ambiente lúdico que permita fantasias e o uso da criatividade, sondando, criando situações problema, desafiando-a e provocando-a a trazer para o seu cotidiano o uso prático daquele novo conhecimento.

Com isso haverá uma aprendizagem dinâmica e divertida.

Qual a importância da existência de uma brinquedoteca em uma instituição de educação infantil?

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo. Tem grande importância para o desenvolvimento da criança e contempla o aprendizado que na sala de aula não oferece.

Não é um lugar para que as crianças brinquem desorganizadas, de qualquer forma e que os professores soltem a criança para terem um descanso, pelo contrário, é um lugar para que as crianças aprendam brincando pelo lúdico. Todas as brincadeiras devem ser orientadas e supervisionadas pelo professor.

A LUDICIDADE E AS SUAS RELAÇÕES COM A BRINQUEDOTECA

O desenvolvimento lúdico prepara a criança para a vida, desenvolve a personalidade, auxilia na aprendizagem, traz o desenvolvimento pessoal, social e cultural, interfere para uma boa saúde mental, ajudando o processo de socialização, criatividade, comunicação, expressão e principalmente para a construção do conhecimento de maneira prazerosa e divertida.

A brinquedoteca e o lúdico em escolas tem como objetivo ajudar a criança na formação do conceito do mundo, onde a criatividade é estimulada, a afetividade é escolhida e seus direitos respeitados, ela tem como objetivo proporcionar estímulos nas crianças para que elas possam brincar livremente, na brinquedoteca a atividade lúdica é valorizada respeitando as necessidades afetivas das crianças, promovendo o respeito e contribuindo para diminuir sistemas educacionais rígidos.

Ao estudarmos sobre os brinquedos e brincadeiras percebemos que o brinquedo é o suporte da brincadeira, ele tem uma relação intima com a criança não necessitando de regras para brincar, ele pode estimular representações e expressões de imagens da realidade, incorporar o cotidiano, o imaginário retirado de livros, televisão, contos entre outros. Na infância a criança projeta e expressa nos brinquedos seus valores, modo de pensar e agir no mundo real, ele estimulando o imaginário, e tem relação estreita com seu nível de desenvolvimento.

Para Kishimoto, o brincar é diferente da brincadeira, pois o brincar para as crianças é importante para a expressão de seus interesses e a comunicação com o outros, já a brincadeira é o resultado de ações conduzidas por regras, em que pode usar ou não objetos. Para ela a criança aprende pelo brincar quando experimenta novas regras nas brincadeiras com outras crianças, como por exemplo quando esta pulando corda no ritmo de cantigas ou quando pula junto com o amigo.

      Já para Froebel, as crianças deveriam aprender fazendo, reforçando o desenvolvimento livre e espontâneo de cada um, sendo assim uma metodologia natural das crianças Os jogos e brinquedos foram considerados por ele como mediadores na relação do autoconhecimento, e a principal fonte de desenvolvimento na primeira infância, considerando que esse é o período mais importante da vida humana, pois se constitui toda personalidade do indivíduo. Para ele a brincadeira é considerada séria e importante para o conhecimento e a chave de comunicação da criança, Froebel considera que Deus é o princípio de tudo. E para estar em harmonia com os outros deve-se estar primeiramente em harmonia com Deus que as crianças são como sementes a serem cultivadas, e elas tem que ter relações entre homem, natureza Deus para assim obter autoconhecimento também chamado de interiorização, onde com o recebimento dos conhecimentos as atividades tornam-se mais fáceis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com