TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying na Escola

Por:   •  6/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

        Sistema de Ensino Presencial Conectado

Pedagogia

Denise Mello Feltz

joerlene leite santos

leonice da silva bragança demetrio

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Entrevista Na Escola E Elaboração De Um Instrumento De Avaliação

[pic 3]

Rolim de Moura -RO

2015

Denise Mello Feltz

joerlene leite santos

leonice da silva bragança demetrio

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Entrevista Na Escola E Elaboração De Um Instrumento De Avaliação

Trabalho em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Indertisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.

Orientadores: Marlizete Bonafini; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França..

[pic 4]

Rolim de moura – RO

 2015

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................2

2 DESENVOLVIMRNTO.....................................................................................3

2.1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR........................................3

2.2 ENTRVISTA NA ESCOLA............................................................................6

2.3 ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO...........................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................11

REFERÊNCIAS.................................................................................................12

ANEXO – ENTREVISTA...................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

        Esta pesquisa tem como ponto fundamental refleti sobre o que é avaliação e como se deve avaliar.

         A avaliação do processo ensino-aprendizagem é um dos aspectos mais importantes para a vida escolar do aluno e para o bom desempenho do trabalho do professor e dos técnicos que o acompanham, de quando bem feita, apontar resultados que possam nortear o planejamento das atividades. Sendo assim, a avaliação pode proporcionar ao professor, a oportunidade de rever conteúdos, metodologias e outros componentes curriculares, com vistas a uma melhor adequação do ensino às condições do aluno.

        Diante das dificuldades que se impõem atualmente o avanço da qualidade da educação, a avaliação destaca-se como um conjunto de conhecimentos imprescindíveis ao cotidiano docente, na medida em que se constitui como prática reflexiva do processo ensino e aprendizagem, a prática avaliativa para que esta não seja solitária, e sim um compromisso professor/aluno, e que possa, favorecer a grandes transformações, sendo na anos iniciais e de EJA.

Esse trabalho é composto por três partes, sendo na primeira parte será falado sobre o tema avaliação na escola a partir da leitura e do diálogo com alguns autores que tratam deste assunto como: Luckesi, Turra, Mere Abramowicz. Na segunda parte do trabalho foi feita uma análise com as considerações do grupo a partir dos dados da entrevista realizada na escola sobre a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Por fim, na terceira parte do trabalho foi elaborada uma prova com seis questões sobre o conteúdo de Ciências para 5º ano do Ensino Fundamental.

2. DESENVOLVIMENTO

 Os princípios básicos apresentados sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem estão direcionados e focalizados dentro da filosofia pedagógica que se busca com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. PCNEF (1998), onde a avaliação funciona como sendo uma estratégia de ensino, tendo um caráter altamente formativo, favorecedor do progresso pessoal e da autonomia do aluno, integrando-o ao processo de ensino e aprendizagem e permitindo também a ele caminhar sozinho de uma forma consciente na busca do conhecimento e, em contrapartida, dar ao professor subsídios para melhor controlar e aprimorar a sua prática pedagógica.

A avaliação de aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos que de alguma forma estamos comprometidos com atos e práticas educativas. Pois os educadores, educando, gestores das atividades educativas públicas e particulares administradores da educação, todos estamos comprometidos com esse fenômeno que cada vez mais ocupa espaço em nossas preocupações educativas.

2-1  A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – Aspectos teóricos

        A avaliação da aprendizagem é como um recurso pedagógico útil é necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo, a mesma pode contribuir mais com aprendizagem e não ser como meio de classificação.

        Segundo Luckesi, (2002), A avaliação deve orientar a tomada de decisões que terá como consequência a melhoria do ensino, colaborando no replanejamento das aulas, a partir do que foi constatado para que estas sejam cada dia mais produtiva e significativa. Se entendermos função como exercício ou atividades desenvolvidas com vistas ao alcance de um propósito, podemos atribuir á avaliação educacional funções gerais e especifica.

        Ainda de acordo com  LUCKESI (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica. Na medida em que busca meios pelos quais todos possam aprender o que é necessário para o próprio desenvolvimento, é inclusiva. Sendo inclusiva é, antes de tudo, um ato democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com