TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS

Por:   •  14/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

,CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS

DISCENTE: AMANDA LACERDA SILVA

DOCENTE: ANA PAULA

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

CIRCULO DE LEITURA

TAUÁ-CE

2019

RESUMO: o referente trabalho tem como intuito apresentar a experiência vivenciada a partir da inserção do Círculo de Leitura na instituição de ensino E.E.M.T.I Antônia Vieira Lima, localizada no distrito de Santa Tereza, na cidade de Tauá-CE, nos anos de 2015 á 2017, no qual é ministrado pela professora Jerlane Silva, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia usada foi uma narrativa  qualitativa.

PALAVRAS-CHEVES: leitura, livro, circulo de leitura.

INTRODUÇÃO

    No mundo moderno e consumista que estamos inseridos, percebemos que o hábito da   literária, torna-se cada vez mais raro. Grande parte dos jovens de hoje, vivem a mercê da tecnologia, mas sem aptidões previsíveis para lidar com a linguagem de forma competente.

     É imprescindível que o gosto pela leitura, seja desenvolvido desde cedo nas crianças e adolescentes, para que cresçam com o hábito de ler e interpretar por toda vida. Ao realizarem essa atividade sintam-se com um sentimento de prazer e contentamento e não, apenas leiam por extrema necessidade. Para isso, é necessário que os mesmos sintam-se estimulados por meio de algo que torne a leitura naturalmente convidativa e cativante.

   Tal percurso condensa reflexões em torno da formação de leitores jovens e desemboca em um anseio de reflexão e ação sobre como é possível desenvolver práticas de mediação desse processo, através de promoção da experiência literária. Por isso, é necessário pensar em ações não como uma prática meramente escolar, mas como um movimento, constante da vida dos sujeitos-leitores. Somando-se a isso é imprescindível dar relevância a formação do leitor na juventude, já que, geralmente, acredita-se que essa formação só pode ser considerada efetiva e profícua quando ocorre na infância.

    Nesse cenário, professor possui papel importantíssimo, já que possui a possibilidade de realizar um trabalho mais direto com seus alunos em relação á leitura e construção de hábitos literários.

    Para tal, detemos dos círculos de leitura, que é uma atividade literária de modo coletivo para compartilhar-se textos. Essa mesma prática, também pode ser denominada como clube de leitura, clube do livro, círculo de literatura, oficina de leitura, e consiste sobretudo, no encontro de pessoas, para discutir a leitura de uma obra literária. Podemos destacar como atribuições dos círculos de leitura:

• Aprimorar o repertório literário;

• Relacionar-se com o texto, livro de forma prazerosa, considerando-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;

• Compartilhar experiências leitoras;

• Estabelecer relações com outros livros, outras épocas/lugares e autores diferentes.

• Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;

• Engajar-se em discussões sobre leituras realizadas, levando em conta o ponto de vista dos colegas e usando as questões trazidas por eles para rever suas próprias ideias e impressões.

Pensando-se nisso, inferir-se que o Círculo de Leitura evidencia-se como uma proposta que pode contribuir na formação do próprio mediador, visto que ao se deparar com uma atividade tão intensiva como é a de principiar um jovem no “fantástico mundo da literatura”, o mediador também necessita ser formado e está apto para essa tarefa tão árdua e intensa. Assim, presume-se que ao se estabelecer uma relação com a literatura, é necessário que esta seja envolvida em um cenário de liberdade. Liberdade, na qual, se estabelece até mesmo nos ambientes onde se realizam os encontros. O objetivo geral é mostrar ao leitor que o circulo leitura pode ajuda o estudante na aprendizagem, que o aluno saia bem em todas as disciplinas, por que assim ele pode se desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade.

METODOLOGIA

A metodologia usada neste trabalho é uma narrativa qualitativa, pois mostra como é o circulo de leitura na escola Antônia vieira Lima, como a professora fazia, e sua metodologia. E fala da importância que a leitura tem para a aprendizagem dos alunos no ambiente escolar.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Em nossas práticas, a orientadora optou por trabalhar com todos nós educandos da modalidade do Ensino Médio, ou seja, a proposta destinava-se para primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Nosso primeiro contato com essa atividade literária, foi a partir de nos ser apresentado o que é os Círculos de Leitura, essencialmente sendo exposto como uma proposta libertadora, sendo de certa forma, estimulador de autonomia e subjetividade. Todos nós estudantes fomos convidados a participar das atividades de leitura e não, obrigados, pois a professora tinha concepção que exigir que  o aluno participasse seria igualitário ao que já realiza-se nas salas de aula, onde é orientado a leitura de um livro específico, e esta não é uma característica do Círculo. Dessa forma, os alunos foram convidados a ler todo tipo de literatura sem restrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (326.3 Kb)   docx (745 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com