TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMBINAÇÃO DE FICHAS – PENSAMENTO FORMAL

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.538 Palavras (19 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

PEDAGOGIA

Ana Keilla Costa Rodrigues – RA: N125BB-0 – Turma: PD3P41

Helena Dias Vicario – RA: N197HD-1 – Turma: PD3Q41

Juliana Carvalho Moreira dos Santos – RA: D48084-7 – Turma: PD2P41

Kelly dos Santos Felix Monteiro – RA: D26636-5 – Turma: PD3Q41

Marina Luz Agnello – RA: D433FB-3 – Turma: PD3Q41

Provas Piagetianas

Santos

2018[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................2
  2. CONSERVAÇÃO DE MATÉRIA........................................................................3
  3. COMBINAÇÃO DE FICHAS – PENSAMENTO FORMAL............................4
  4. PERMUTAÇÃO DE FICHAS – PENSAMENTO FORMAL............................4
  5. PREDIÇÃO – PROVA DO PENSAMENTO FORMAL....................................4
  6. INTERSECÇÃO DE CLASSES............................................................................5
  7. INCLUSÃO DE CLASSES....................................................................................5
  8. CONSERVAÇÃO DE VOLUME.........................................................................6
  9. CONSERVAÇÃO DE LÍQUIDO.........................................................................7
  10. CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS CONJUNTOS DISCRETOS DE ELEMENTOS........................................................................................................7
  11. CONSERVAÇÃO DE COMPRIMENTO..........................................................8
  12. CONSERVAÇÃO DE SUPERFÍCIE..................................................................9
  13. SERIAÇÃO DE PALITOS....................................................................................9
  14. MUDANÇA DE CRITÉRIO (DICOTOMIA)....................................................10
  15. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................11
  16. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................12

[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho nos foi proposto a construção de uma caixa com as provas operatórias de Piaget, aqui iremos explicar cada uma delas, a forma como é feita e a forma como deve ser aplicada na criança para termos maior consciencia de sua utilidade e importância para nossa formação.

A aplicação das provas Piagetianas, possibilita conhecer as condições de funcionamento e desenvolvimento das funções lógicas do sujeito. Ao aplicar as provas é possivel investigar o nível cognitivo em que está determinada criança e se há defasagem em relação a sua idade cronológica. A seleção de provas operatórias varia de acordo com a idade da criança.

  1. CONSERVAÇÃO DE MATÉRIA (MASSA)

Para a realização dessa prova é necessário ter duas massinhas de modelar, de cores diferentes, com 4 cm de diâmetro cada uma. Você deve questionar a criança sobre seu conhecimento de determinado material, se ela já o conhece, se o utiliza. Dê a massinha para a criança e peça para ela fazer duas bolinhas, porém, deve enfatizar que as bolinhas devem estar iguais, do mesmo tamanho. Questione a criança sobre como ela sabe se ambas tem a mesma quantidade, se ela negar e disser que são diferentes persista na pergunta, a questione sobre o que se deve fazer para que mantenham a mesma quantidade. A criança deve estar convicta de  que ambas tem a sim a mesma quantidade e estão iguais, só após isso de continuidade a prova. Logo em seguida você deve moldar uma salsicha com uma das massinhas fazendo com que a mesma fique mais cumprida e torne a questionar a criança sobre qual dos dois tem uma quantidade maior, ou se ambas continuam com a mesma quantidade? Questione a criança sobre como chegou a essa conclusão, peça que ela explique. Deve haver uma contra argumentação para a resposta da criança. Se for conservador: Mas a salsicha é mais larga, você acha que tem mais quantidade de massa do que a bola? Se não for conservador: Você se lembra de que antes as duas bolas tinham a mesma quantidade? O que você acha agora? Com o retorno empírico você deve tornar a perguntar se agora já teremos novamente a mesma quantidade ou uma tem mais que a outra? Só quando a criança responder torne a fazer bolinha com a massinha onde estava moldada a salsicha. Após isso transforme uma das bolinhas em uma pizza. Fazendo com que aparentemente uma se torne maior que a outra. Questione a criança: Agora a pizza tem mais, menos ou a mesma quantidade de massinha que nesta bola? Torna a argumentar a resposta da criança a questionando do porque de sua escolha. Nesse caso, a contra argumentação veio incluida de terceiros. Se for conservador pergunte: Um garoto da sua idade me disse que a pizza teria mais. Você acha que ele tem razão? E se não for conservador questione: Um garoto da sua idade me disse que teria a mesma quantidade sim. O que você acha disso? Nessa questão também há o retorno empírico: Torne a fazer duas bolinhas iguais e questione a criança novamente “e agora? Teremos novamente a mesma quantidade ou uma terá mais que a outra?” Após a bolinha feita a divida em 4 pequenas bolinhas. Questione a criança: Essas bolinhas possuem mais, menos ou a mesma quantidade que essa bola? Questione a resposta que a criança lhe der e contra argumente. Se for conservador: Mas tem quatro pedaços, não parece que tem mais quantidade? Se não for conservador: Você lembra que me disse que tinha a mesma quantidade quando era uma bola? O que você acha agora? E novamente o retorno empírico, questione a criança sobre se você fizer novamente a bola maior com as bolinhas pequenas, teremos a mesma quantidade ou uma terá mais e a outra menos?

Argumentos utilizados na conservação: Argumento de identidade. Argumento de compensação. Argumento de reversibilidade. Ou nenhum argumento.

No nível 1 – Não conservador – Crianças de até 5 e 6 anos não conserva em nenhuma modificação mesmo com a contra argumentação.

No nível 2 – transição – A criança não julga igual ou diferente, mas muda com a contra argumentação e as justificativas são claras.

No nível 3 – São crianças a partir de 7 anos, realizam a conservação e justificam.

  1. COMBINAÇÃO DE FICHAS – PENSAMENTO FORMAL

Nesta prova é utilizada seis fichas de 2,5 cm cada uma, uma de cada cor dando um total de 30 pares. Você deve pedir a criança que forme todos os parzinhos que conseguir com as fichas, não pode repetir a cor. Se a criança não entender demonstre como é formando um par para ela. Você deve descrever como essa criança realizou a prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com