TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO AS DIFERENÇAS CULTURAIS SÃO TRABALHADAS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA?

Por:   •  8/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

COMO AS DIFERENÇAS CULTURAIS SÃO TRABALHADAS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA?

As diferenças culturais estão presentes de diversas formas em nossa sociedade, sendo elas étnicas, raciais, de gênero, religiosas, etc, com tantas diferenças existentes os profissionais da aréa da educação precisam estar preparados para execução intercultural e trabalhar sem que haja conflitos, pois esta no dia a dia das escolas.

O trabalho com as diversidades culturais na educação, esta relacionado ao processo de inclusão, que nos dias de hoje esta sendo desafiador para as instituições de ensino. Quando se fala em inclusão não é somente no garantir o direito de acesso a escola , mas garantir boas condições durante a permanencia do aluno na mesma.

O professor necessita conhecer os costumes e valores da comunidade local e de cada aluno, reconhecendo que eles possuem um conhecimento unico e trabalhar mostrando o que há de melhor em cada um. A intercularidade na escola deve-se ser trabalhada de maneira que o aluno entenda que existem diferentes culturas, que todas devem ser respitadas ,sem fazer comparação de culturas mas expor o que ha de melhor em cada um, o professor que reconhece as diferenças em suas aulas é capaz de reconhecer o outro e valorizá-lo de acordo com suas especificidades e potencialidades.

Cabe ao educador dispor de estratégias diferenciadas e variados conhecimentos didáticos para que motivem e estimulem o desejo de aprender, fazendo acender a importancia do conhecimento.

A escola é o espaço onde á integração e melhor convivência entre os alunos possibilitando

acesso aos bens culturais. Portanto é preciso que a escola busque trabalhar de forma democrática, oferecendo oportunidades de uma vida melhor para todos independente de condição social, econômica, raça, religião, sexo, etc. Todos têm direito de estarem na escola, aprendendo e participando, sem ser discriminado ou ter que enfrentar algum tipo de preconceito por qualquer motivo.

Para que o processo de inclusão ocorra é necessário investimento em educação, pois a escola precisa oferecer estrutura adequada para que ele ocorra. Precisa de mais investimentos do governo na educação, a escola precisa oferecer um bom ambiente fisico, com espaços adequados as suas atividades, materiais adequados e profissionais capacitados e dispostos a proporcionar uma aprendizagem apreciável.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Artigo Cientifico, GOMES, Nilma Lino. Educação, Relações Étnico-Raciais e a Lei 10.639/03

Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011>.

PORTAL EDUCAÇÃO, Como trabalhar cultura e diversidade em sala de aula ,

Disponível em:

<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/como-traba lhar-

cultura-e-diversidade-em -sala-de-aula/10387>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com