TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA:  CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROFª: Mestre VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA

NOME: Dariele Maria de Oliveira  RGM:053.19355

  1. Leia o texto sobre a Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular e cite duas vantagens sobre a apresentação do tema na educação básica. (texto PCN versus BNCC, anexado em material de aula_ arquivo).

A BNCC trouxe pros alunos o uso da matemática no dia a dia, mostrando que é preciso conhecer as formas, saber calcular, mas principalmente saber quando e como usar, propõem a formação de cidadãos consciente, que saiba como usar suas finanças, que utilize o dinheiro de maneira correta, e que isso se aprenda logo no início, o professor tem que ser o mediador desse conhecimento trazendo curiosidade aos alunos, mas a BNCC também mostra a importância do professor sempre se aperfeiçoar no aprendizado, que sempre busque saber mais, para assim pode passar um ensino de qualidade e não quantidade.

 

  1. É de real importância que os conceitos de quantidade sejam bem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que a criança não venha enfrentar problemas nos próximos anos de sua escolaridade. Comente essa afirmação, elaborando um texto de 4 a 6 linhas.

O aluno precisa saber não só as formulas, mas também a busca por resolver os problemas proposto, precisa criar sentido, explicar, buscar resultados, já nos anos inicias tem que começar a trabalhar o raciocínio lógico, o professor precisa incentivar que eles busquem por resultados, assim que saiba usar a matemática no cotidiano.

  1. Leia o texto sobre Letramento Matemático e dê a sua opinião sobre o tema. (texto de 6 a 8 linhas) (texto PCN versus BNCC, anexado em material de aula_ arquivo).

A BNCC mostra o quanto é importante que os alunos desenvolvam habilidades de raciocínio, que tenha argumentações, que o professor engaje a vontade de solucionar os problemas, mesmo errando, que o aluno valorize até mesmo seu erro, buscando entender a onde ele errou.

A matemática vai muito além de cálculos e formulas prontas, é necessário que a aprendizagem seja concreta e não apenas decorada para avaliação, é necessário saber matemática no dia a dia, porque usamos ela a todo tempo, então o professor precisa buscar maneiras diferentes de passar o conhecimento, buscando atividades que promova o envolvimento da classe, valorizando cada raciocínio, levando curiosidade e conhecimento.

  1. Segundo Katia Smole: O papel do professor é acreditar no potencial do aluno. Após ler o texto (BNCC), elabore um texto próprio, de 6 a 8 linhas.

(texto PCN versus BNCC, anexado em material de aula_ arquivo).

O professor tem um papel muito importante na vida de cada aluno, temos que confiar, incentivar e buscar a atenção dos alunos que já não deseja mais vim a escola, devemos planejar aulas que desafia o conhecimento dos alunos, mas também que busque o interesse deles em permanecer em sala, fazer com que eles busquem o resultados, é importante construir uma relação, buscando sempre incentivar com que eles tenham vontade de aprender, fazer cidadãos curiosos que busque soluções, que não tenha medo de errar, esse é um papel muito importante na vida do aluno, se seu professor não acreditar nele, ele também não terá confiança em buscar conhecimento, a criança precisa aprender isso desde de pequena, precisamos ensinar a confiar em si próprio, mostrando que eles consegue conquistar o mundo através dos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com