TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UM CARGO DE LIDERANÇA

Por:   •  3/1/2019  •  Artigo  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST/SOCIESC

Pós graduando em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UM CARGO DE LIDERANÇA

RENATA CRISTINA CAMILO

NOVA SERRANA

ABRIL/2017

RENATA CRISTINA CAMILO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UM CARGO DE LIDERANÇA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Pós graduando em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar do Instituto Superior Tupy- IST/ SOCIESC, como requisito parcial para obtenção do título.

Orientadora:

NOVA SERRANA

ABRIL/2017

RESUMO

Considerado um cargo de liderança, a coordenação pedagógica recebe inúmeras atribuições, fazendo do coordenador um profissional muito exigido tanto no âmbito das habilidades profissionais, como nas relações interpessoais, na prática profissional como docente e outras características. Sem as inúmeras habilidades necessárias o coordenador corre o risco de não exercer com eficiência e eficácia seu papel na escola. Este trabalho propõe a reflexão sobre a qualidade do líder na condição de coordenador pedagógico e resulta da pesquisa bibliográfica de livros e artigos de autores renomados tanto no âmbito educacional quanto administrativo com objetivo de refletir sobre a coordenação pedagógica como cargo de liderança.

Palavras chave: Coordenação Pedagógica, Liderança, Escola.

ABSTRACT

Considered a leadership role in coordinating education receives numerous assignments, a professional engineer doing very well under the required professional skills, such as interpersonal relations, professional practice as a teacher and other features. Without the numerous skills coordinator runs the risk of not exercising efficiently and effectively their role in school. This paper proposes a reflection on the quality leader in the educational coordinator condition and results of literature search of books and articles by renowned authors in both the educational and administrative in order to reflect on the pedagogical coordination and leadership role.

KEYWORDS: Pedagogical Coordination, Leadership, school

LISTAS DE ILUSTRAÇÕES

QUADRO 1: Os tres estilos de liderança …………………………………………..

LISTAS DE ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

A função de coordenador pedagógico deve ser constantemente revista por profissionais da área. Na atualidade pode ser considerado um cargo de liderança, partindo dos princípios que o líder é aquele capaz de antecipar-se às necessidades das instituições buscando soluções para a melhoria constante do processo ensino e aprendizagem. Garantindo o bom trabalho do professor e a participação de todos no desenvolvimento da escola. Um líder é uma pessoa que inspira confiança, que está presente na luta em favor da qualidade da escola. Criando uma interação entre escola, aluno e família.

O coordenador conhece cada etapa do processo educacional e as necessidades do aluno, da escola e dos profissionais envolvidos e está em busca de ajudar de forma organizada e coerente a manter ou melhorar constantemente o padrão de cada etapa do processo. Por isso, necessita de muitas habilidades tanto no campo das relações humanas quanto das habilidades profissionais. Este é o grande desafio para um indivíduo que ocupa este cargo de tanta responsabilidade e tantas atribuições. Este trabalho apresenta algumas características indispensáveis a este profissional, aponta suas maiores dificuldades e desafios e propõe a reflexão sobre a qualidade do líder na condição de coordenador escolar. O artigo resulta da pesquisa bibliográfica em livros e artigos recentes com o objetivo de refletir sobre a coordenação escolar como cargo de liderança.

2 CONCEITOS DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Há algum tempo considerava-se o coordenador como uma espécie de inspetor, fiscal das práticas educativas, buscando garantir a continuidade da rotina escolar. Este paradigma foi alterando progressivamente e em década de 1980, muitos debates propondo a democratização do ensino chamou a atenção da área educacional para a necessidade de formação contínua dos professores a fim de melhorar a qualidade do ensino. Passou-se então a considerar a prática da reflexão em torno de situações vivenciadas na rotina da escola. Tantos dilemas levaram ao questionamento sobre as atribuições do coordenador pedagógico e este assumiu então, um importante papel na formação do professor. É o coordenador pedagógico que deve estar ao lado do professor garantindo sua formação contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com