TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

Por:   •  29/7/2016  •  Resenha  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE PEDAGOGIA CCHS/UFMS

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA

ACADÊMICA: ROSELY GONÇALVES DE OLIVEIRA

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

O livro de Roque de Barros Laraia- Cultura: um conceito antropológico- abre a conversação acerca do conceito de cultura com uma forma simples e de fácil entendimento, para os leitores. Laraia (1986) discorre sobre o tema, trazendo as definições que achou pertinente e faz o uso de exemplos para ilustrá-las. No decorrer dos capítulos, o autor aponta diversas maneiras pelas quais, a cultura influencia o comportamento do homem e faz um alerta para a questão do etnocentrismo, muitas vezes implícito nas concepções elaboradas sobre a mesma. O texto é dividido em duas partes. A primeira que trata do desenvolvimento, dentro da antropologia, do conceito de cultura e a segunda que traz explicações sobre a atuação da cultura e a forma com que ela molda a vida humana. De linguagem acessível, o livro é agradável e de fácil compreensão.

A princípio, o autor traz a preocupação dos estudos acerca de outros povos e compara a visão que cada um deles tem, deixando claro que as explicações do determinismo biológico e geográfico são insuficientes para explicar o comportamento de tais povos. Este assunto é tratado nos dois primeiros capítulos do livro e o autor considera que tanto o determinismo biológico quanto o determinismo geográfico não determinam as diferenças culturais, sendo que no segundo, a cultura age seletivamente e não casualmente, havendo, em espaços iguais, vários tipos de cultura e vice e versa.

No terceiro capítulo, Laraia (1986), discorre sobre a historicidade do conceito da palavra cultura, recorrendo a Edward Tylor e a sua definição da mesma como sendo o “complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. (LARAIA, 1986, p. 25).

No quarto capítulo, o autor trabalha a visão de Tylor sobre a Antropologia Cultural que segundo ele, tem um objetivo de estudo científico que explica a grande diversidade de culturas. Mais a frente, discute as ideias de Kroeber, que afirmam que a cultura se adapta aos diferentes ambientes biológicos. Laraia (1986) passa então a recusar temas como instintos humanos, valorizando o processo de comunicação como base para o desenvolvimento da cultura.

A primeira parte do livro termina no quinto capítulo, quando o autor inicia a problematização acerca da origem da cultura como parte única do ser humano. Mesmo trazendo para o corpo do texto, algumas teorias que julgou serem necessárias, Laraia (1986), faz uma crítica a elas, porque considera que estas induzem a um aparecimento espontâneo do início da cultura.    

Na segunda parte, o capítulo intitulado “Como Opera a Cultura” Laraia (1986), abre as discussões trazendo exemplos sobre o comportamento do ser humano que possui o mesmo aparato biológico, em decorrência da cultura afirmando, que em determinadas culturas, alguns comportamentos fisiológicos básicos, apresentam grande diferenças, por conta do processo de endoculturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com