TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  23/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

                                   Elaine Cristina Alves de Oliveira RA: 1937894867

Rachel Rosa dos Santos  França RA: 7983716833

                        Lais Silva Garcia RA: 7939715842

                        Munique Ayslan de Salles RA: 7510579629

                        Simone Aparecida Santos Prado RA: 9978020525 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinas III”, sob orientação da tutora à distância Elizabeth Cursino.

Pindamonhangaba/SP

2015

Resumo

A criação de um projeto educativo é uma ferramenta muito eficaz, pois possibilita ao professor promover a interação entre alunos através do trabalho em grupo, ao mesmo tempo estamos trabalhando as diferenças de opinião e interesses, permitindo que diferentes áreas atuem um mesmo projeto, coordenado conhecimentos diversos enfrentando problemas e buscando soluções.

O objetivo deste trabalho é consiste em desenvolver o planejamento de um projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem. Esta proposta visa a auxiliá-lo no trabalho de construção de projetos educativos que contemplem diversas necessidades educativas dos sujeitos aprendizes.

Dessa forma, esta ATPS propõe que a equipe construa o planejamento de um projeto educativo.

SUMÁRIO

1.        ETAPA 1        

1.1        Resenha dos Textos Sugeridos        

1.2        Síntese dos Principais Pontos dos Textos        

2.        ETAPA 2        

2.1        Justificativa da Escolha do Tema do Projeto        

3.        ETAPA 3        

3.1        Mapear os Conteúdos Curriculares Contemplados no Projeto        

Produção de        

Apreciação        

4.        ETAPA 4        

4.1        Mecanismos de Avaliação do Projeto        

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. ETAPA 1
  1.  Resenha dos Textos Sugeridos

O fator comum dominante nos textos lidos é o de que a pedagogia baseada em projetos é uma realidade cada vez mais discutida e estudada dentro do cenário educacional, ao se trabalhar com projetos estamos redimensionando as relações entre os atores envolvidos no universo escolar (alunos, professores e comunidade).

O projeto apresenta e cada uma de suas instancias oportunidades de trabalhar diversos conhecimentos, integrando as diversas mídias e conteúdos curriculares, dando uma nova perspectiva de aprendizagem construcionista.

Outro fator comum entre os textos apresentados é que o ao se trabalhar com projetos o aluno aprende a lidar com ambiguidades, soluções provisórias, conteúdos diferentes que emergem no processo de construção do projeto. Dessa forma o aluno acaba por desenvolver competências interpessoais para o sucesso do trabalho em grupo aprendendo a ouvir tomar decisões e gerenciar o confronto de ideias.

A figura do professor mediando à condução do projeto é fundamental, o aluno necessita da presença do professor para se sentir seguro na autoria de seu projeto, pois o professor pode orientar, questionar e ouvir a opinião do aluno ou grupo, respeitando os diferentes estilos e ritmos de trabalho nas etapas do desenvolvimento de um projeto.

Almeida (1999) aponta que “O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno”, o professor deve criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças que em sua maioria geram conflitos que devem ser trabalhados dentro do grupo.

Deve-se destacar também que ao se trabalhar com projetos estamos exercitando a interdisciplinaridade, ao articularmos teorias, conceitos e ideias que dialogam entre si, isto favorece a articulação horizontal das diferentes disciplinas e propicia a superação de sua fragmentação, potencializando a sua integralização através de novas mídias e recursos.

O processo de criação de um projeto envolve o pensamento futuro e antecipação de algo que se deseja realizar, para Almeida (2002) a ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação.

Para Prado (2005) no entanto, “o ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas”.

O plano é a espinha dorsal das ações de um projeto e vai se completando durante a execução na qual evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.

  1. Síntese dos Principais Pontos dos Textos

Pode-se destacar como pontos principais nos textos:

  • A ideia principal tirada dos conceitos de projeto educativo apresentada pelos autores dos textos é a de que se trata de algo com uma visão do futuro, lançado a frente, o processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras.
  • Um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação, que propicia a superação de dicotomias estabelecidas pelo paradigma dominante da ciência e as inter-relaciona em uma totalidade provisória perpassada pelas noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania.
  • O professor é uma figura fundamental dentro da construção de um projeto, é ele quem determina o ritmo, media os conflitos e conduz  e facilita o processo de desenvolvimento do aluno.
  • Outro fator importante de se trabalhar com projetos é a questão da interdisciplinaridade, onde os alunos articulam ideias e conceitos entre as diferentes disciplinas e buscam um dialogo constante entre elas.
  • Ao trabalhar com desenvolvimento de projetos é propiciado o relacionamento interpessoal entre os alunos e suas respectivas dinâmicas sociais, crenças e valores próprios dos contextos em que estão inseridos.

  1. ETAPA 2
  1.  Justificativa da Escolha do Tema do Projeto

As Desigualdades Educacionais das Regiões da Brasil

Ao assistirmos os vídeos sugeridos para esta ATPS o grupo achou em sua maioria que a questão mais relevante encontrada foi a dos contrastes entre a educação nas regiões do Brasil. Damos um destaque maior em abordar as regiões norte e nordeste que conforme os dados apresentados no vídeo “Invenção da Infância” são as que mais apresentam problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com