TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III Pedagogia

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar III

Aula-tema 03: Comece com um fim em mente.

NOME

Ana Paula Rodrigues

RA

7093565988

Projeto Multidisciplinar III

Atividade de autodesenvolvimento Aula-tema 03:

Esta atividade tem como principais objetivos fomentar sua reflexão e ampliar os estudos sobre o trabalho com projetos no ensino fundamental I. É de grande importância que o professor, ao se lançar no trabalho com projetos, considere as muitas variáveis que compõem tal trabalho. Ao longo desta atividade, você poderá analisar questões pontuais sobre a aprendizagem baseada em projetos e estabelecer alguns paralelos com o que, geralmente, costumamos encontrar nas escolas mais tradicionais e conservadoras.

Passo 1: Leia a entrevista Aprender sonhando disponível em: Acesso em 06 out. Aprender sonhando – Nilbo Nogueira Projetar é sonhar, garante o educador Nilbo Nogueira. Tem coisa melhor que planejar e colocar as habilidades em prática, na sala de aula atividades de acordo com seus gostos e interesses. Mas não basta sonhar sozinho e trabalhar com projetos deve ser em conjunto da coordenação, dos professores e, principalmente, dos alunos.

Esperando a professora dizer com que cor pintar o céu. Parece piada, mas é assim que o educador Nilbo Nogueira define o sentimento de muitos alunos nos processos tradicionais de aprendizagem. Os projetos educacionais, ele não tem fim em favor da interação como principal vantagem dos projetos. Se dependesse só de sua vontade, alunos e professores seriam passados.

Mas tal conquista não é fácil, admite os alunos ainda não estão acostumados com a autonomia à sensação é de que estão perdidos, pois não existe no projeto o professor. Para ele a questão é tão séria que, em vez de colocar planejamento, avaliação de projetos onde antes havia aulas e provas, ele recomenda cautela e uma regrinha básica é preciso que fique muito claro para os alunos o que é um projeto e qual o seu papel dentro dele. E se os alunos não se sentirem motivados a participar. Duvido que eles prefiram ficar dentro da sala de aula copiando textos estudando. Segundo ele o problema é outro para explicar o papel do aluno, é preciso primeiro que os professores entendam seu próprio papel nessa dinâmica. Ele lamenta que ainda haja educadores que resistam aos projetos, achando que a escola está arrumando mais serviço para eles.

Para Nilbo, cabe ao professor apenas e tão somente mediar e facilitar as etapas do projeto. Quem interage e trabalha, na verdade, são os alunos segundo ele, às vezes o problema é tão grande que alguns professores estão praticando a diversos  projetos em sala de aula interagindo com os alunos atividades planejadas por eles ou pela coordenação pedagógica da escola. Na entrevista a seguir, Nilbo Nogueira fala da necessidade de superar os mal-entendidos que envolvem os projetos e cita a Internet como um instrumento capaz de potencializar pesquisas, interações e trocas de informações para além dos muros da escola.

Qual a principal vantagem em se trabalhar por meio de projetos educacionais?

O ensino para o aluno não participar e não interagir em seu processo de construção do conhecimento é algo mais do que devemos questionar. Desta forma, temos várias vantagens dos projetos mais importante, que é a troca de conhecimento dos alunos pela interação.

Existem regras básicas que devem fazer parte de qualquer projeto, independentemente do tema tratado?

Acredito que sim. Nossos alunos ainda não estão acostumados com os projetos, precisamos trabalhar com essa questão. Primeiramente temos que convencer os nossos alunos o que é um projeto e como se trabalha com o ato de projetar, eles terão a sensação de que estão perdidos, pois não existe no projeto, o professor dirigindo e ditando as tarefas, as atividades, a cor da caneta, o tipo de cartaz.

A interdisciplinaridade ou a multidisciplinaridade é um requisito essencial de qualquer projeto?

Se todos os projetos fossem interdisciplinares na prática, um projeto pode iniciar com apenas um professor de uma única disciplina tratando de um determinado conteúdo. No decorrer do projeto, conforme interesses e necessidades, outros professores e outras disciplinas podem interagir com o projeto em questão e, dependendo da forma, a multidisciplinaridade ou a interdisciplinaridade poderão acontecer espontâneas. Não adianta a escola estabelecer um tema único para todas as séries e os professores com projeto planejado ainda bem que já acabou esse modismo um tema único de um projeto para toda escola não garantirá necessariamente a prática da interdisciplinaridade. Já presenciei inúmeros projetos que iniciaram em uma única disciplina e depois disperte interesse aos alunos e professores, assim como projetos de temas únicos em escolas que pretendiam praticar a interdisciplinaridade e, no final, cada professor trabalhou o tema de forma diferente.

Qual a relação entre projetos e temas transversais?

Dessa forma, um projeto temático não vai contemplar necessariamente o ano letivo inteiro. Quando nos referimos aos temas esperamos que, na prática, esse tema seja abordado, se possível durante todo o ano letivo e por todos os professores. Tem uma abordagem ser realizada pelos professores de forma fácil com conteúdo bem especificados. Podemos imaginar uma disciplina como um bolo em que os conteúdos são seus ingredientes: a farinha, os ovos, etc.

Não aparecem, mas tem uma composição da massa. Imagine agora comer um bolo e encontrar um caroço de farinha. Que conselhos o senhor daria ao professor que resiste a trabalhar com projetos e a quem está aderindo a esse trabalho pela primeira vez.

Não imaginar que o projeto é mais uma atividade que ele vai ter de fazer como tantas outras e que a escola está arrumando mais serviço para ele. No projeto, o professor não terá mais serviço, pois quem na realidade deve interagir e trabalhar com os alunos. O professor simplesmente deverá administrar atividade, mediando e facilitando suas etapas. O professor que vai trabalhar com projeto, tem oportunidade de  mais serviço, eu aconselho estudar um pouco mais sobre o que é realmente um projeto, pois só assim perceberá que não é essa a proposta.  Aconselho, nesses casos, que pensem então em trabalhar os conteúdos com projetos ou projetos dos conteúdos. Em um projeto, estamos abertos a tudo, pois projetar é uma oportunidade ao futuro que em muitos casos ainda é desconhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (183.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com