TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III - Pedagogia

Por:   •  24/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Pedagogia

Atividade Avaliativa - ATPS

Projeto Multidisciplinar III

JUNDIAÍ / SP

2015

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Letras da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Projeto Multidisciplinar III para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí /SP

2015

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO        

2. REFLEXÕES RELEVANTES SOBRE PROJETO        

3. O PROJETO EDUCATIVO E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO        

4. PROJETO "VALORES"        08

5. AVALIAÇÃO        11

6. CONSIDERAÇOES FINAIS        2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        3

1. INTRODUÇÃO

        

        Uma das temáticas muito discutidas no cenário educacional é o trabalho por projetos, trazendo assim uma nova perspectiva para facilitar o processo ensino aprendizagem, já que na aprendizagem baseada em projetos, os alunos tem a oportunidade de aprender a trabalhar em conjunto com o professor.

"Para os professores a aprendizagem baseada em projetos exige refletir sobre a atividade docente e mudar sua postura tradicional de especialista em conteúdo para treinador de aprendizagem. Para os estudantes, significa assumir maior responsabilidade por sua própria aprendizagem, com a compreensão de que o conhecimento que obtiverem com seu esforço pessoal será muito mais duradouro do que as informações transmitidas por outras pessoas." (BOOKMAN, 2008)

        Desta forma iremos abordar no decorrer desta ATPS as reflexões sobre o trabalho  com projetos e suas particularidades, além de destacar a relevância do projeto no cenário da educação atual.

        Por fim estaremos propondo e exemplificando o planejamento de um projeto educativo sobre o tema "Valores", indicando as áreas do conhecimento, conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas, bem com os recursos e avaliação.

        A metodologia utilizada no decorrer deste trabalho refere-se a pesquisa bibliográfica, na internet e análise de filmes.

2. REFLEXÕES RELEVANTES SOBRE PROJETO

A Pedagogia de Projetos é uma metodologia educacional que visa desenvolver a autonomia e criatividade dos alunos, trabalhar a construção do conhecimento em torno de metas que podem ser previamente definidas pelo professor e aluno.

Segundo Paulo Freire, "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". Entendemos então que não é o professor que planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento.

Ao trabalhar com projetos, percebe-se que é possível desenvolver novas competências, propor tarefas mais complexas e desafios que estimulem os alunos a mobilizar seus conhecimentos, através da problematização levando o aluno a investigação, registrar dados, apontar soluções e assim tornar o sujeito do seu próprio conhecimento.

Desta forma, o professor não tem mais o monopólio do saber e passa a valorizar o conhecimento e as experiências prévias do aluno, respeitando os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos, o que consideramos um fato muito positivo, pois cada um já traz consigo uma experiência de vida que deve ser levado em conta.

Nesta metodologia, o aluno deixa de ter uma simples visão empirista da educação e passa a ter uma visão construtivista de soluções de problemas, favorecendo assim a interatividade, a autonomia o aprendizado contextualizado e a análise crítica de diversas situações.

Para Hernández (1998), na prática do trabalho com projetos, os alunos adquirem a habilidade de resolver problemas, articular saberes adquiridos, agir com autonomia diante de diferentes situações que são propostas, desenvolverem a criatividade e aprender o valor da colaboração, causando em cada um a consciência de certo e errado, de respeito ao próximo, convívio social adequado, conscientização das problemáticas mundiais e sociais.

A Metodologia de Projetos torna-se então uma proposta correlacionada com a afetividade o ensino e a aprendizagem, já que permite que os alunos criem condições para suas descobertas, desenvolvendo a autoconfiança e tomem suas próprias decisões.

Segundo Barbosa (1999) o projeto de trabalhos pode se caracterizar como um instrumento capaz de romper o ciclo inibitório da aprendizagem e de criar situações que possibilitem a formação de um ciclo de progresso, neste mesmo processo, tornando-se um importante mecanismo facilitador da educação escolar, visto que a escola tem uma função significativa na formação das crianças e adolescentes.

A multidisciplinaridade caracteriza-se pela articulação entre teorias, conceitos e ideias, em constante diálogo entre si: “não é categoria de conhecimento, mas de ação (...) que nos conduz a um exercício de conhecimento: o perguntar e o duvidar”. (Fazenda, 1995), sendo assim aliar a utilização de projetos multidisciplinares ou interdisciplinares, permitem a resolução das diversas problemáticas, mesmo que os alunos demonstrem dificuldades sociais, de relacionamento, familiares, entre outros problemas que geralmente presenciamos no dia a dia dos alunos em sala de aula.

Por fim entendemos que como futuros educadores, devemos acompanhar os novos conceitos de aprendizado, buscar novas capacitações e novos saberes dentro desse contexto, para poder ensinar e trabalhar com os alunos propiciando um desenvolvimento mais completo, levando em consideração as experiências que cada um traz consigo.

 3. O PROJETO EDUCATIVO E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com