TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo

Trabalho acadêmico: Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 8

A escola campo escolhida, como sempre abriu as portas e nos recebeu muito bem. Começamos a fazer as observações e percebemos que a escola vive a democracia, todos os assuntos são discutidos até chegar a um acordo. Alguns professores são mais rígidos do que os outros, porém, os alunos muitas das vezes são consultados para fazer algumas escolhas.

Percebemos ainda, que existem situações, onde os professores é que determinam o que vai ser feito. Os trabalhos das crianças, cada um faz conforme acha que deve ser feito, eles tem liberdade de trabalhar da sua maneira, os professores procuram respeitar sempre os seus limites e incentivam a trabalhar com sua criatividade.

Todo final de bimestre é marcada uma reunião de pais, onde é ratada sobre a vida escolar dos alunos, mas se os pais necessitam de falar com os professores ou vice-versa, normalmente é agendado um dia onde o professor e o supervisor possa estar junto para este atendimento.

Os professores na maioria das vezes são flexíveis, mas existem alguns que não permitem que os alunos levantem sem ter um motivo. Mas todos são orientados para respeitar as individualidades das crianças, transformando o trabalho em um momento tranquilo e agradável.

A coordenação pedagógica são pessoas fantásticas, que abraçam os professores e procuram expor todos os problemas para juntos resolver, somente em ultimo caso que elas tomam decisões sozinhas, pois preferem sempre trabalhar com a democracia.

Em quase todas as situações a coordenação consegue acolher os professores, elas dividem o trabalho e deixam que cada um trabalhe a sua maneira, somente pedem que siga o planejamento e as orientações apresentadas para aquele ano, mas cada um tem autonomia de trabalhar do seu jeito.

Os coordenadores pedagógicos sempre orientam os professores para a formação continuada, incentivando e buscando quais os cursos que estão sendo oferecidos, para que todos possam ser encaixados em algum.

A direção da escola é bem aberta, elas sempre buscam fazer reuniões para definir alguns assuntos, porém outros elas resolvem sozinhas. Gostam e se preocupam em fazer a prestação de contas, tudo o que é comprado antes é feito uma reunião para decidir, o que está em primeiro plano, ou o que é mais necessário no momento.

A equipe administrativa está sempre a par do trabalho pedagógico, pois elas se preocupam com a formação dos alunos, elas procuram sempre orientar e conduzir o trabalho para que tudo transcorra da melhor maneira possível.

CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.........................................................05

A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados - o aprendizado dos alunos. Porém nem sempre eles são positivos. Para evitar desperdício de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessária a presença de gestores que atuem como líderes, capazes de implementar ações direcionadas para esse foco. A concepção de que a liderança é primordial no trabalho escolar começou a tomar corpo na segunda metade da década de 1990, com a universalização do ensino público. A formação e a atuação de líderes, até então restritas aos ambientes empresariais, foram adotadas pela Educação e passaram a ser palavra de ordem para enfrentar os desafios, segundo Heloísa Luck.

Pelas observações realizadas e pelos estudos feitos durante o curso, essa escola é uma escola que tem muitas qualidades e muitos problemas também. Mas existe uma liderança como a autora relata no trecho acima, onde é primordial um líder para direcionar todo o trabalho, é uma escola que consegue atingir o seu objetivo, pois o trabalho tem normas, métodos e uma sequencia que é seguida.

A direção da escola consegue manter um clima de harmonia, e ao mesmo tempo de respeito com todos. Existem momentos onde a autoridade precisa ser imposta, mas logo o clima mais suave entra em vigor.

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (observe material ANEXO, que contribuirá para seus registros)

O âmbito escolar é propício à concepção, realização e avaliação de projetos educativos, os quais têm como base as necessidades sociais e pedagógicas daqueles que compõe a comunidade escolar. Esse motivo requer a quebra da centralização do poder hierárquico, a fomentação do trabalho coletivo e a construção participativa da proposta pedagógica institucional.

É necessário que a comunidade escolar se empenhe na construção da proposta pedagógica e a compreensão de que esse documento explícita o papel social da escola e os diversos caminhos que a mesma deve percorrer para que haja uma melhoria na qualidade de ensino oferecido. O PPP deve ser estruturado conforme a realidade escolar e as diretrizes educacionais, ou seja, é analisado e construído a partir do dia-a-dia da escola e das discussões que permeiam as políticas educacionais vigentes.

Veiga (1998, p.11) declara que:

O projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado.

Com essas informações percebemos que o quanto é importante um projeto político pedagógico elaborado de acordo com a necessidade

da escola, e principalmente democrático, onde todos os membros da comunidade escolar possam ter vez e voz para falar.

Percebemos ainda que o pedagogo escolar exerce uma função muito importante onde tem participação ativa nesse documento. Apesar de várias dificuldades enfrentadas no dia a dia do contexto escolar, cada membro dessa instituição busca trocar ideias para poder resolver e manter a educação de qualidade que é o foco de toda instituição de ensino, formando cidadãos autônomos, com valores e conhecedores dos seus direitos e deveres.

2.4 Estudos das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em pedagogia; estabelecimento de relações entre a teoria e a prática do trabalho pedagógico do gestor escolar.

As Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia trouxeram novas ideias e mudou o olhar sobre o profissional graduado em Pedagogia. Na resolução CNE/CP. Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, no art. 2º declara que as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

E no parágrafo 1º Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Essa nova visão demonstra a preocupação que cada educador deve ter com todas as abordagens presentes no processo educativo, articulando e desenvolvendo os conhecimentos científicos e culturais. Mas aponta ainda o pedagogo como participante também da gestão escolar como pode ser lido no artigo4º, parágrafo único e seus incisos.

Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação; II - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não escolares; III - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Por isso hoje o pedagogo deve estar preparado para atuar na educação sendo docente ou não, mas que de alguma forma contribuirá para o processo de formação e desenvolvimento do processo educativo em uma instituição de ensino.

E para aqueles que desejam complementar o seu currículo, deverá procurar os cursos de especializações ou pós- graduação para cursar o que ainda não cursou.

As reuniões de conselho de classe ou de colegiado são bem planejadas, e convocadas com bastante antecedência. Há um clima bastante harmônico, mas em alguns momentos é preciso intervenção da direção da escola.

Normalmente essas reuniões acontecem com a presença de todos os funcionários da escola, podendo ter alterações devido ao trabalho em outras escolas. Mas para se tomar qualquer decisão que envolva a toda equipe escolar, sempre se faz necessário às reuniões para que todos possam opinar e assim decidir as propostas.

Através dessas reuniões toda a comunidade escolar pode estar avaliando como está sendo o funcionamento dessa instituição ou como está sendo o seu trabalho pedagógico, podemos perceber também que algumas pessoas se destacam pelo autoritarismo, mas outras se destacam pela calma e pela democracia.

Normalmente nas reuniões o tema principal é sobre o processo ensino-aprendizagem, mas existem reuniões que são para definir algumas situações financeiras e administrativas como a do caixa escolar.

Percebi que essa escola é uma instituição bastante preocupada com a educação e com o bem estar dos alunos, eles se preocupam também com a comunidade escolar, para definir várias situações cotidianas. Procuram fazer projetos, gincanas e eventos que envolvem essa comunidade para que todos participem e se sintam parte dessa instituição.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A experiência de realizar o estágio supervisionado nos permitiu desenvolver o senso critico sobre o papel do gestor, estabelecer as relações entre a teoria e a pratica do trabalho pedagógico desse profissional, as novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Pedagogia e todas as funções que podemos exercer após concluir o nosso curso.

Percebemos ainda que o trabalho do gestor escolar vai além de papéis e documentos, pois a grande preocupação desse profissional é se preocupar com a formação integral dos alunos, que muitas vezes passam mais tempo na escola do que em casa.

Pelo que pude perceber e analisar essa instituição tem a gestão democrática, onde os membros têm a oportunidade de contribuir com suas ideias e sugestões.

Pudemos entender ainda que segundo a resolução CNE/CP 1/2006 o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária; compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais

...

Baixar como  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »