TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e resultados da leitura diária

Artigo: Características e resultados da leitura diária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Ler para obter informação, ser letrado para não ser escravo! Hoje não há dúvidas de que ler é a ação aprendida mais importante do ser humano; pode até não ser a mais importante para alguns, mas com certeza está no “Top five” da lista. Há muitos que mesmo sabendo ler, não possuem o hábito, fazendo destes leitores pobres que na maior parte das ocasiões não conseguem desfrutar de uma boa e instigante leitura por não entendê-la. Esse vício bom deve ser apresentado ainda na infância no mais tardar na adolescência, para que se torne rotina futuramente entre os jovens, rotina essa que trará muitos frutos, e a capacidade de desenvolver sua própria visão de mundo, formado pelos conhecimentos que adquiriu através da prática da leitura constante e interessada.

Pensar em leitura é um convite infindável de perguntas, respostas e possibilidades e, estas revelam três concepções: a primeira, onde encontramos a representação do pensamento do autor; na segunda temos o texto, aquela ideia, aquele pensamento que foi capturado e codificado da maneira como foi pensado; e por ultimo temos a interação entre o que foi codificado com o leitor.

Primeira concepção ou foco no autor, onde o pensamento é posto para fora é transcrito de alguma forma: desenho, texto, música, enfim da maneira que o pensador considera ser a mais adequada e melhor apresentável para o outro. Lógico que aqui se deve levar em conta também o talento do autor. Se este grafita melhor do que escreve sentir-se-á mais a vontade em exprimir seu pensamento com um grafite. Dado que a via com a qual se expressa uma ideia não pode ser desconsiderada; uma boa obra é composta pelo todo e não só pela ideia.

A segunda concepção é dada já com a criação codificada, pronta. Uma vez esta finalizada fica no aguardo para ser decodificada pelo leitor. O trabalho por si só não leva a transmissão da ideia, do pensamento para outros; ora se alguém escrever um livro e guardá-lo não será possível que outros compartilhem do seu conteúdo e que o agregue aos seus próprios valores. A concepção do pensamento não deve ser apenas produzida pelo seu autor, deve também ser compartilhada. Atualmente há diversos mecanismos para a disseminação das ideias; qualquer um que possua um pouco de conhecimento pode se posicionar sobre determinado assunto, ou ter sua criação divulgada. Através da internet pode-se espalhar para todos os cantos do mundo aquilo que deseja ser de conhecimento público. Livros, revistas, jornais, pinturas, músicas dentre muitos outros são de fácil acesso. E também existe a mais antiga forma de transmissão que é a fala, com ela podemos expressar o que sentimos e pensamos.

A última concepção é quando o leitor entra em contado com a obra e este a decodifica. Este receptor (sujeito) não apenas lê – no sentido puro da palavra- , como também agrega, considera e ativa suas vivências e saberes. Ao ler, admirar uma pintura ou ouvir uma música a pessoa, mesmo que inconscientemente, ativa todas as suas experiências de vida, tudo aquilo que já leu, as coisas com as quais já teve contado, suas opiniões e críticas. Por isso para alguns um mesmo texto pode apresentar diversos sentidos e importâncias. Essa também é a razão da preferência sobre determinado assusto em cada um. Tomando como exemplo uma pintura abstrata, ao observarmos o comportamento das pessoas ao vê-la algumas coisas serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com