TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Técnica e Arte O desafio da Pesquisa

Por:   •  11/7/2022  •  Artigo  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia

- Vídeos (descrição dos vídeos escolhidos);

O problema dos cinco quadrados

As crianças foram informadas que iriam resolver o problema dos cinco quadrados. Elas foram apresentadas a placas quadradas de metal, que tinham quantidade diferente de arruelas. A professora passou um problema no quadro para que eles pudessem desenvolver a atividade. Esta atividade abordou o conceito de distribuição de massa envolvendo o equilíbrio das placas. Em um certo momento entenderam que como uma massa menor mais distante do ponto de equilíbrio contrabalanceava uma massa maior que tenha sido colocada do outro lado. Perceberam que o ponto de equilíbrio de um corpo poderia não ser o mesmo com o centro de simetria. Após esta atividade desenvolvida pelos alunos, as professoras em uma roda de conversa, debateu com a turma o que aconteceu com o experimento e quais resultados obtiveram.

O problema do ímã

Nesta atividade os alunos foram apresentados aos materiais, que era uma placa com trilho, onde o uma esfera de ímã iria passar este trilho. As professoras fizeram várias perguntas tentando fazer com que os alunos entendessem o processo e o que poderia acontecer para que o ímã passasse de um lado ao outro. Em alguns momentos os alunos não entenderam a atividade, e as professoras começaram a intervir e assim os alunos conseguiram resolver por pensar coletivamente.

O problema do submarino

As professoras começaram a atividade mostrando os materiais que iriam usam aos alunos, um balde com água, um tubo de plástico que seria como um submarino. Os alunos encheram os baldes e através Segundo Piaget e Inhelder, ao classificar objetos em flutuantes e não flutuantes, as crianças não buscam, num primeiro de uma mangueira acoplada ao tubo de plástico, tentaram de algumas formas resolver o problema proposto. Começaram a desenvolver suas hipóteses. Os alunos conseguiram formar uma hipótese e tiveram êxito no resultado de imergir o tubo de plástico.

- Informações que serão coletadas nos vídeos (instrumento);

- Procedimento (considerando que são quatros pessoas no grupo, quais as ações e em que sequência irão realizar para coletar as informações nos vídeos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com