TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência trangenito

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundamentos e Metodologia de Ciências

7º Semestre

PROF.: THIAGO

CRISTIANE DE CARVALHO OLIVEIRA – R.A. 66.533.735-07

INGRID MAGALHÃES MARQUES PRONI PEREIRA – R.A. 66.684.185-29

PATRÍCIA SILVA DE FREITAS – R.A. 66.633.930-08

SÍLVIA HELENA TOMAZ NOGUEIRA – R.A. 68.140.002-21

VANESSA APARECIDA FERNANDES – R.A.70.385.346-91

JACAREÍ SP

2016

                                          1° Etapa

   O artigo “Iniciação científica nas séries iniciais”, explica claramente o projeto da professora Inês. Esse projeto é muito criativo e bem elaborado, tendo como base  de questões investigadoras sobre Ciências. Trazendo um tema em sala de aula, que faz parte do cotidiano dos alunos (o descarte das pilhas).

“Por ser o 1° ano do Ensino Fundamental, as crianças são bem curiosas e cheias dos “por quês”, e utilizar essa curiosidade foi o que a professora Inês fez, levantado questões como” O que acontece quando as pilhas são jogadas no lixo? “e “Qual é a melhor forma de descarta-las”?”.

A professora elegeu junto com a turma o foco do projeto, dessa forma, dá a possibilidade dos alunos interpretarem além da leitura, como também fazer experimentos no laboratório da escola e conhecer como é por dentro de uma pilha.

E no artigo “Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações- problema”, explica um trabalho que foi desenvolvido em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental.

Foram dadas várias atividades, o registro pelos alunos foi feita por meio de desenhos e escrita, a estratégia que iria ser utilizada para utilizada para resolver cada situação-problema que foi apresentada. Depois os alunos discutiram os conceitos envolvidos nas atividades desenvolvidas.

A avaliação foi feita diante das observações no desenvolver da atividade com os alunos, eles conseguiram resolver as situações-problemas e fizeram questionamentos a respeito da Física e de outras áreas de conhecimento.

Nos dois artigos, os autores abordam projetos e atividades aplicadas no Ensino Fundamental, visando à qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo habilidades além da sala de aula, dando oportunidade dos alunos fazerem experimentos.

                                       2° Etapa

                          A iniciação cientifica nos anos iniciais.

Essa iniciação cientifica nos anos iniciais pode proporcionar aos alunos o contato de nova descoberta e novos conhecimentos, ele mostra o quanto é significativo o desenvolvimento da atividade experimental de conhecimento físico.

O papel do professor é instigar os alunos ao interesse cientifico e contribuir para o desenvolvimento intelectual e social.

 As atividades priorizam aprendizagem investigativa, na qual se coloca um desafio aos alunos e incentiva - os a busca mais possibilidade de resposta. Porem a necessidade que move o aluno é a curiosidade de cada experimento, por isso o papel do professor neste contexto, é orienta-los e reforça o caráter cientifico das possíveis explicações ao desafio proposto.

As atividades experimentais tem que ser feita de modo consciente, para que traga aproximação dos alunos com seu mundo, atuando como mecanismo favorecendo aprendizagem em suas diferentes dimensões pedagógicas.

Por ser serie inicias todo cuidado é pouco exige que se respeite a faixa etária de cada criança, o cuidado e a participação de todos.

Com as experiências cientifica, as crianças aprendam a resolver os problemas proposto e explica-las.

Em outros fatores já podemos observa que já existe certa maturidade para se trabalha com a determinada experiência desde que seja numa linguagem acessível para possibilita a compreensão de cada criança.

A escolha de cada experimento físico ao utiliza-lo em sua pesquisa, o professor pode observa a ação de cada criança sobre o objeto e a reação desse objeto é bastante pequena que favorece a criança a variar suas ações e observa imediatamente a reação do objeto.  

E assim conseguindo mais facilmente a levanta hipótese sobre o experimento físico.

O violeta que desaparece (experiência de química)

Materiais:

 Três copos

40 ml de água

 20 ml de vinagre incolor

20 ml de Água oxigenada de 10 volumes

Uma pílula de permanganato de Potássio

Procedimento:

Dissolva a pílula em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer.

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (541.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com