TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como chamar a pessoa com deficiência

Por:   •  19/11/2018  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Como chamar as pessoas que têm deficiência? O que seria mais adequado falar, em se tratando de portador de deficiência? Pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais?

A utilização do termo correto é um sinal de respeito entre um grupo de pessoas e respeito ao processo histórico; quando se usa o termo correto falando a forma correta e não como carga pejorativa.

Até a década de 1960, os termos mais utilizados que apareciam na mídia eram os termos: “inválidos” e “incapacitados”.

Das décadas de 1960 a 1980 vão surgindo outros termos que vão se agregando que são os termos: “defeituosos”, “deficientes” e “excepcionais”. Durante a década de 1980 começa ser utilizada a expressão Pessoas deficientes, onde deficiente passa a ser utilizado como adjetivo de pessoa (ex: O deficiente tal), mas agora temos uma mudança “pessoa deficiente”, começa aparecer “pessoa”. A deficiente pessoa, isso é um sinal bastante importante, porque quando se fala de pessoa deficiente, estamos falando de uma pessoa.

Na década de 1980 começa a aparecer isso nas falas.

No final de 1980 começa aparecer o termo de Pessoa portadora de deficiência, que a intenção dessa expressão seja um termo menos pejorativo, mas ele acaba tendo um lado problemático, porque coloca a deficiência como acessório, uma coisa que se carrega, como se fosse uma bolsa. Pessoa Portadora de Deficiência e não como uma condição da pessoa e nessa tentativa de não ser pejorativo acaba descaracterizando do que é que nós estamos falando que é a questão da deficiência.

Em 1990, surge a expressão Pessoas com Necessidades Especiais e também Pessoas Especiais, também são frutos de um esforço para evitar o uso dos termos pejorativos, mas também acaba recaindo naquele outro lado, que é a questão de descaracterizar o problema: Porque é especial? Especial porque? Quais são as suas necessidades, que necessidades são essas, e aí acaba criando uma espécie de eufemismo, ou seja, um modo de dizer que você é mais punido, mas acaba criando efeito contrário. E estes termos são bastante criticados pelos movimentos das Pessoas com Deficiência.

Em 1994, na ocasião da Declaração de Salamanca é proposto o termo Pessoa com Deficiência, que é o correto, que é considerado correto e comum até os dias atuais enquanto não ocorre uma mudança. A vantagem desse termo é que ele coloca a Pessoa em evidência e não a Deficiência. Pessoa com Deficiência ele deixa claro que se trata em primeiro lugar de uma Pessoa e em segundo lugar que ela tem a condição de deficiência, o que é muito diferente de deficiente ou Pessoa deficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com