TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências inerentes ao perfil do professor para lidar com a evasão e permanência na educação de jovens e adultos - EJA

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 12

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: Competências inerentes ao perfil do professor para lidar com a evasão e permanência na educação de jovens e adultos - EJA

 Caroline Cardoso Borges

Prof. Wagner Walter Lehmann

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Pedagogia/Licenciatura (PED 0723) – Estágio IV - EJA

09/06/16

RESUMO

O presente trabalho foi realizado com o intuito de analisar como a formação profissional do professor pode contribuir para evitar a evasão na educação de jovens e adultos e também a importância das competências para o professor da educação de jovens e adultos e ainda refletir sobre o perfil do professor desta modalidade de ensino denominada de EJA, através da pesquisa bibliográfica que possibilitaram as discussões e análise do tema. Neste trabalho serão apresentadas algumas reflexões provenientes do Estágio IV – Educação de Jovens e Adultos sobre a área de concentração – Formação e Profissionalização Docente, e sua delimitação – Competências inerentes ao perfil do professor para lidar com a evasão e permanência na educação de jovens e adultos, através do curso de capacitação realizado na turma PED 0723.

Palavras-chave: EJA. Evasão. Permanência.

1 INTRODUÇÃO

O problema da evasão e permanência na educação de jovens e adultos é preocupante. Esse problema pode ser desencadeado por fatores como pouca vontade de estudar dos alunos, falta de competência dos professores, atrasos de aprendizagem, falta de uma formação aos professores e fatores externos à escola, dentre outros.

A partir da problemática encontrada através da área de concentração seguida do tema, a saber, a Formação e Profissionalização Docente: competências inerentes ao perfil do professor para lidar com a evasão e permanência na EJA, definiu-se a metodologia realizada na pesquisa que se iniciou com estudos bibliográficos objetivando: analisar como a formação profissional pode contribuir aos fatores que levam a evasão da EJA; constatar a importância das competências no perfil do professor para elevar o índice de permanência e conclusão dos alunos da EJA; refletir sobre o perfil do professor que atua na EJA, desta maneira servindo de roteiro para o curso de capacitação docente.

Primeiramente será abordada nesta pesquisa a área de concentração e o tema escolhido juntamente com a fundamentação teórica. Em seguida será abordada a formação de professores para atuar na EJA. Na sequência será mencionada a formação do professor versus a evasão e permanência na EJA e as competências inerentes ao professor da EJA. Ainda será apresentada a análise do curso de capacitação docente referente à EJA. Para finalizar serão apresentadas as considerações finais, quais foram as experiências obtidas no curso de capacitação docente realizado na turma PED 0723.

2 FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: COMPETÊNCIAS INERENTES AO PERFIL DO PROFESSOR PARA LIDAR COM A EVASÃO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Nos dias de hoje, no Brasil, para ser contratado para exercer qualquer profissão é necessário possuir alguma formação. Qualquer atividade profissional carece da busca de conhecimento e experiências que auxiliam o profissional a desempenhar as suas tarefas. Assim também com o profissional que exerce suas funções na área da educação não é diferente, ele precisa da mesma maneira ampliar e conquistar novos conhecimentos e experiências para desenvolver suas atividades com qualidade, resultando em dominar uma série de saberes para o exercício da docência.  Partindo-se deste pensamento, a área de concentração apresentada neste projeto será a Formação e Profissionalização Docente, pois a formação do educador é um fator importante para o ensino e a aprendizagem. 

A necessidade da formação do profissional docente é possibilitar que o professor consiga agregar conhecimentos e somar experiências para desenvolver suas atividades com os alunos. Para ser professor é preciso possuir um perfil adequado e que igualmente responda as expectativas dos alunos. Assim também para o professor que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ele precisa desenvolver competências para lidar com a evasão e permanência dos alunos em sala. Pensando-se nisto, que o professor necessita de uma formação de qualidade e também precisa ser competente para encarar os desafios na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema abordado será Competências inerentes ao perfil do professor para lidar com a evasão e permanência na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

2.1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EJA

A partir da Constituição de 1988, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na forma de supletivo, veio a ser um direito público, sendo ofertada obrigatoriamente. Na década de 1990, este tema passou a ser mais discutido, tendo a educação da população como ferramenta para o desenvolvimento do país.

Em 1996 aconteceu outro avanço no país e para a EJA, com a aprovação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que reconhece a EJA como uma modalidade de ensino e institui um trato didático-pedagógico diferenciado para esse público, no qual prevê que a formação dos profissionais da educação deve atender às diversas modalidades de ensino, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Isso provocou mudanças no que se refere à formação dos professores, pois a lei orienta que todos os cursos de formação de professores precisam atender as diversas modalidades.

 

Alfabetizar os adultos e também incentivar a continuidade dos estudos é uma forma de garantir o direito à liberdade de expressão e comunicação na sociedade, de maneira igualitária, onde todos, sem quaisquer restrições, possam tornar-se de fato cidadãos interagindo com o meio. Por esse motivo, existe uma grande necessidade da qualificação de profissionais para desempenhar essa tarefa.

A formação e a qualificação desses profissionais para poderem atuar nessa modalidade de ensino é muito importante, pois quanto maior em complexidade se torna uma profissão mais ela exige do profissional, como menciona Estrela:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com