TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Complexividade

Por:   •  26/2/2016  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de complexividade

A sociedade está em constantes mudanças. Vemos avanços tecnológicos, a globalização, e tantas outras transformações, diante desse cenário o sociólogo francês Edgar Morin, percebeu que a maior urgência no campo das ideias não é rever doutrinas e métodos, mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Morin propõe uma reforma no pensamento, uma mudança radical na forma de pensar, ensinar e aprender. O sociólogo defende a valorização de um conhecimento não fragmentado, e sim o conceito de complexidade, que compreende um amplo corpo de conhecimentos cujo foco essencial é o estudo dos sistemas dinâmicos não-lineares cujo comportamento imprevisível vão além das disciplinas tradicionais e contraria o mecanicismo clássico, permitindo que homens e mulheres enxerguem o mundo e a humanidade de maneira contextualizada, abrangente e completa.

Essa transformação na maneira de pensar faria com que o indivíduo se sentisse mais inserido no sistema.

No ensino fragmentado, pautado em disciplinas obrigatórias e isoladas faz com que os alunos enxerguem a conexão entre uma matéria e outra.

Diante de problemas específicos existe a necessidade da contribuição de várias disciplinas.

Para compreender essa necessidade, Morin propõe um ensino que rompa coma separação entre as disciplinas que chama de transdisciplinaridade, onde cada uma colabora entre si de forma organizada gerando uma unidade sem deletá-las.

É preciso substituir o pensamento que isola e separa por um pensamento que distingue e une. Substitui o pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento complexo, que englobe várias dimensões, espaços temporais e diferentes realidades, não como simples soma, mas com interações de unidade. Um sistema que se relacione entre si, formando uma estrutura com funcionalidade. Onde cada um com suas características próprias se unam gerando um novo, bem mais capaz.

Conforme Morin, o reconhecimento dessa complexidade mostra que temos de tentar não ser aniquilados por nossas ideias e sim ter um diálogo com elas pois não podemos abrir mão delas, mas tem de criticá-las de forma crítica e reflexiva. Com uma visão não fragmentada conseguiremos resolver questões de forma mais eficazes, entendendo como se relacionam os diferentes problemas entre si.

Diante dos problemas e dilemas, seja nos estudos e em nosso cotidiano temos de usar o mesmo princípio, não apenas enxergar a dificuldade de forma isolada, é preciso entender como se relacionam e se determinam entre si.

E conforme diz Morin, o pensamento complexo é vital para evitar a cegueira que, na época atual pode ser um dos grandes males da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com