TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de bullying

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituação do Bullying

    A definição d bullying e compreendida como um subconjunto de comportamentos agressivos, sendo caracterizado por sua natureza repetitiva e por desequilíbrio de poder que se caracteriza pelo fato de que a vitima não consegue se defender com facilidade, devido a inúmeros fatores. Assim sendo bullying e um conjunto de atitudes agressivas, repetitivas, intencionais que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angustia e sofrimento. Insultos,intimidações apelidos cruéis que magoam profundamente .

      Considera-se o bullying como um fenômeno novo, porque vem sendo objeto de investigação e de estudos nas ultimas décadas, despertando atenção da sociedade para suas conseqüências nefastas uma vez que se evidencia pela “desigualdade entre iguais” por outro lado o bullying e considerado como um fenômeno bastante antigo, por se tratar de uma forma de violência que sempre existiu nas escolas onde os “valentões” continuam oprimindo e ameaçando suas vitimas por motivos banais e que hoje ocorre despercebida da maioria dos profissionais de educação.

     Definimos o bullying como um comportamento cruel intrínseco nas relações interpessoais, em que os mais fortes convertem os mais frágeis em objetos de diversão e prazer, através de brincadeiras que disfarçam o propósito de maltratar e intimidar. Portanto o bullying e um conceito especifico e muito bem definido,uma vez que não se deixa confundir  com outras formas de violência,isto se justifica pelo fato de apresentar características próprias ,dentre elas ,talvez  a mais grave ,a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vitimas.

Estratégias para evadir o bullying das escolas e o papel do orientador nesse contexto,

O sistema escolar, por sua vez necessita oferecer aos alunos projetos extraclasse, multicurriculares e interdisciplinares, lazer orientado e atividades culturais múltiplas para diminuir a violência. A escola deve estar atenta as necessidades de seus alunos e professores para tornar esse ambiente escolar mais tranqüilo e viável para desenvolver o processo ensino-aprendizagem.Portanto,cabe ao orientador educacional estar preparado para fornecer esse suporte,uma vez que  e o facilitador desse processo.

      O bullying e as questões relacionadas à indisciplina e a violência, não raro, torna-se o centro da discussão. A medida que esses fenômenos aumentam,o orientador educacional tem a tarefa de neutralizar os conflitos e fortalecer o animo juvenil,no sentido de vencer ressentimentos,decepções  e temores e, ainda, fazer do educando uma pessoa segura e satisfeita consigo mesma e com o grupo.A importância do orientador educacional na escola esta em sua posição de influencia e de liderança sobre as atividades desenvolvidas nesse ambiente social,com ação dirigida aos alunos e suas inter-relações,entre outros aspectos importantes do cotidiano escolar,dependem,sobremaneira de atuação desse profissional,o trabalho da maioria dos educadores educacionais frente a redução ou inibição do bullying e de forma direta ou indireta estando esse tema contido ou não no projeto pedagógico,muitas das vezes,trabalham de acordo com a demanda diária das escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com