TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de hippies

Por:   •  10/6/2015  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Hippie

O movimento Hippie surgiu por volta dos anos 60 nos Estados Unidos mas, foi na década de 70 que ganhou força no Brasil. Conhecidos pela frase “Paz e Amor” e “Proíbam a Bomba” erguiam a bandeira na luta contra armas nucleares, em defesa do meio ambiente e eram a favor da emancipação sexual e praticavam o nudismo.

        Com um estilo de vida nômade, viviam em comunidades e eram adeptos a religiões orientais na grande maioria. Não aceitavam nenhum tipo de guerra ou imposição capitalista.

        Sua aparência era na maioria com cabelos e barba compridos, o que gerava na sociedade um sentimento de afronta ao padrão aceitável da época. As roupas costumeiramente velhas e rasgadas naturalmente como forma de oposição ao consumismo, normalmente cores berrantes e psicodélicas, além também de calças boca de sino, camisas tingidas e roupas de inspiração indiana.

        Alguns dos estilos musicais eram o rock psicodélico, The Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Bob Dylan, Mutantes, Raul Seixas, Zé Ramalho, Tropicalistas...

        Características mais comuns são: paz e amor, ideais anarquistas, rejeição ao consumismo e capitalismo, o uso de incenso e meditação, elevado uso de drogs como: maconha, haxixe, LSD, psilocibina (cogumelo), entre outros. Cultivavam o prazer livre e o misticismo.

        Um dos acontecimentos mais conhecidos do movimento Hippie no mundo foi o Woodstock em 1969, já no Brasil, o maior festival que abraçava a causa Hippie aconteceu em um cidade do interior de São Paulo em Iacanga na Fazenda Santa Virgínia e ficou conhecido como Festiva de Águas Claras. Este festival teve quatro edições 1975, 1981, 1983 e 1984 e contou com a participação de vários nomes que faziam sucesso entre as comunidades Hippies do Brasil tais como Raul Seixas, Apokalypsis, João Gilberto, Mutantes, e muitos outros.

        Em algumas cidades do Brasil como São Tomé das Letras, o vilarejo de Trindade em Parati, Pirenópolis em Goiás, Trancoso e Arembepe na Bahia ainda existem comunidades Hippie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com