TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de interdiciplinidade

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Interdisciplinaridade

A Interdisciplinaridade  começou ser abordada no BRASIL  a partir da lei de diretrizes e bases  n°5.692/71 e desde então, sua presença no cenário brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda coma nova lei da LDB N° 9.394/96 e com os paramentos.

Fala sobre a Interdisciplinaridade e uma  tarefa   bastante complexa, segundo Fazenda 1993).”O pensar indisciplinar  faz parte do principio de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma racional. Tenta, pois, o diálogo com outras   formas de conhecimento, deixando-se interpretar por elas. Assim por exemplo aceita o conhecimento  do senso  comum  como valido, pois e através do cotidiano que damos sentido a nossas vida, ampliando através do diálogo com o conhecimento  cientifico, tendo a ser  a dimensão utópica e libertadora pois permite enriquecer nossas relações como outro e com o mundo.

Segundo Líbano (1994) O processo de ensino se caracteriza  pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias. E importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes métodos ,procedimentos e outras formas organizativas.

Então podemos entender que a Interdisciplinaridade é uma forma de se trabalhar em sala de aula, na qual  se propõe um tema uma abordagem em diferentes disciplinas. E compreende também a entender as partes de ligações  entre as diferentes áreas de conhecimento ,e assim unir  fazendo se algo inovador, onde resgata  a possibilidade  de ultrapassar o pensar fragmentado, e uma busca constante  de investigação, na tentativa  de superação de um saber.

A Interdisciplinaridade e compartilhar as ações, como a reflexões, ideias, o aluno deve ser o autor desse processo de construção. A interdisciplinaridade e de grande importância na sala de aula, ela e o sucesso ,pois  ela e o dialogo entre diferentes disciplinas  e o caminho de um aprendizagem de grande construção e conhecimento. E através da interdisciplinaridade que os professores poderão garanti  ao seus alunos a compreensão da realidade em sua complexidade.

O importante e que a interdisciplinaridade é que ela permite  relacionar as diferentes  disciplinas em atividades, pesquisas  e projetos ,assim ela facilita estimula o processo de a aprendizagem dos alunos.

Com a interdisciplinaridade o aluno  pode se integrar  em grupos duplas ou ate sozinho para integrar  diferentes matérias e levar o aluno a compreender plenamente os conteúdos curriculares.

[pic 1]
[pic 2]

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com