TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo a realidade dos espaços de ludicidades

Pesquisas Acadêmicas: Conhecendo a realidade dos espaços de ludicidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME GRUPO

CONHECENDO A REALIDADE DOS ESPAÇOS DE

LUDICIDADES

LOCAL

2013

NOME GRUPO

CONHECENDO A REALIDADE DOS ESPAÇOS DE

LUDICIDADES

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa, Lucidade e Educação, Alfabetização e Letramento, Fundamentos da Gestão Educacional, Seminário IV, Compreensão e Raciocínio I,

sob orientação dos professores do quarto semestre do curso de Pedagogia.

Tutor de Sala

Tutora Eletrônica

LOCAL

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................5

2.1 . CONCLUSÂO.....................................................................................6

3. REFERÊNCIAS.......................................................................................7

Introdução

O objetivo estimado neste trabalho, intitulado “Conhecendo a realidade dos espaços de ludicidades”, nos fez refletir e conhecer melhor a realidade da cidade em que vivemos no que se diz respeito aos espaços de ludicidades ou brinquedotecas, além de provocar uma reflexão mais abrangente, dando ênfase a novos caminhos a serem percorridos para mudar a atual realidade, oportunizando respostas concretas para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Se nós nos permitíssemos observar alguns instantes o brincar das crianças, notaríamos que o “brinquedo é tão importante para criança como o trabalho é para o adulto, mas quando nos tornamos adultos, nos esquecemos desta etapa linda de nossas vidas”.

Poderíamos verificar também que através do brincar resgatamos o sorriso, a simplicidade, o amor à emoção, a fantasia, a alegria, o respeito e a interação entre as pessoas de forma livre e espontânea. Acreditamos que todas as pessoas precisam de um lugar especial para brincar e tem o direito de se desenvolver e de resgatar o lúdico e a sua própria infância. Assim como nós quando nos tornamos adultos queremos ter um local de trabalho adequado, desta mesma maneira nossas crianças precisam desde espaço, para despertar suas ideias.

Desenvolvimento

Pensar em uma cidade totalmente preparada ou pelo menos com um mínimo de preparo para educar crianças, adolescentes e jovens, seria essencial no que diz respeito à educação de qualidade neste país, porém, a realidade está um pouco distante do básico oferecido nas escolas municipais, estaduais ou particulares pesquisadas. As importantes razões para se conhecer e analisar as relações dentro da realidade escolar, através das experiências e desafios vividos em todo contexto, vem nos mostrar de forma particular, as orientações seguidas com base nas pesquisas realizadas.

As sucessivas reformas educacionais e as inúmeras políticas públicas, não condizem com a realidade das escolas e não contribuem para a real formação do ser humano em nosso país. E assim, o brincar sofreu consideráveis degradações, sendo conceituado como algo inútil, carregado de preconceitos impostos pela sociedade. E o resultado disto, é a triste realidade de nossas escolas no que diz respeito à utilização da ludicidade como mais um meio importante no processo de aprendizagem do aluno, onde em sua maioria restringe os espaços para as crianças brincarem e sucessivamente aprenderem a partir do convívio social e a autonomia que isso compete.

Com essa realidade fica o questionamento: Se a criança não tem espaço e tempo para brincar, seja em casa, no seu lazer diário ou na escola, onde irão exercitar a ludicidade que é essencial ao seu desenvolvimento?

Com base na pesquisa realizada, ficou claro que em todo o município, onde se tem um pouco mais de 273 escolas divididas em pré escolar, ensino fundamental e ensino médio, persiste a questão da qualidade em todos os aspectos educacionais com bom resultado. Também faltam professores aptos a desenvolver projetos e acessar os recursos públicos disponíveis para a educação. O baixo nível de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com