TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Meu Projeto de Vida

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: Anhanguera Fac 3

CURSO: pedagogia

DICIPLINAS NORTEADORAS: Educação e  Diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira, Leitura e Produção de Texto, Tecnologias Aplicadas á Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

             Desafio Profissional: “Construindo meu Projeto de Vida”

         

          Campinas - SP

           24/05/2017


SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------3

JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------------------5

OBJETIVOS ----------------------------------------------------------------------7

METODOLOGIA-----------------------------------------------------------------9

CRONOGRAMA----------------------------------------------------------------10

AVALIAÇÃO--------------------------------------------------------------------11

REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------12


INTRODUÇÃO:

 O trabalho consiste em apresentar o projeto, “Construindo meu projeto de vida”, em que todos os alunos do Ensino Médio do Colégio Futuro ao decorrer de todo o ano letivo, participarão de uma pesquisa sobre as profissões e os seus campos na atualidade.

 Também terá um conteúdo fornecendo uma preparação a que se diz respeito ao campo de trabalho existente, mantendo assim os alunos atualizados com as necessidades do momento no mercado de empregos no qual após o termino do ensino médio os alunos vão se deparar.

“Escolarizar todos os homens era condição de converter os servos em cidadãos, era condição de que esses cidadãos participassem do processo político, e, participando do processo político, eles consolidariam a ordem democrática, democracia burguesa, é óbvio, mas o papel político da escola estava aí muito claro. A escola era proposta como condição para a consolidação da ordem democrática”. (SAVIANI, 1999, p. 44).

Este projeto será dividido em quatro etapas principais sendo que cada etapa será dividida em duas,  para melhor atender a pesquisa do projeto realisada.

- Pesquisa em sala de aula

- Pesquisa com acompanhamento docente

- Complemento didático

- Apresentação final e avaliação

Escola: O Colégio Futuro está presente na cidade a mais de 100 anos, trata-se de um Colégio Estadual localizada em uma região bastante movimentada próxima ao centro da cidade. É uma construção antiga tida como patrimônio histórico. A escola possui 2 andares de salas de aula, biblioteca composta de grande acervo de livros, antigos e atuais, sala de vídeo, projeção de slides e palestras equipada de acordo com o necessário, laboratório com equipamentos de áudio, vídeos e computadores. Também possui um pátio com cantina e ginásio esportivo coberto.  Um total de 18 salas de aula, para cada sala foi determinado à quantidade de 25 a 30 alunos, distribuídos em três turnos, sendo:

Manhã: 07h00minh ás 12h20minh

Tarde:   13h00minh ás 18h20minh

Noite:    18h30minh ás 22h30minh

Corpo docente do ensino médio: Seus professores são todos licenciados, alguns com pós-graduação, conhecimentos extracurriculares, alguns com mais de 10 anos nessa instituição de ensino, outros mais novos de “casa,”, mas todos com muita dedicação e determinação em colaborar da melhor forma possível para o sucesso de seus alunos.

Professores:

40% __________mais de 10 anos no colégio Futuro

35%__________de 5 a 10 anos no colégio Futuro

25%__________de1 a 5 anos no colégio Futuro

Corpo discente do ensino médio: Os alunos possui a faixa etária entre 15 a 22 anos, moram com seus pais, são solteiros e uma minoria já são casados e independentes, sendo que, alguns apenas estudam, outros estudam e trabalham e uma baixa quantidade de alunos é repetente.

Alunos:

Apenas estudam_________ 68%

Estudam e trabalham_____  29%

Repetentes ____________   03%

Os alunos apresentam renda familiar entre dois a quatro salários mínimos, não apresentam conflitos entre eles apesar de possuírem credos diferentes, o respeito prevalece nas maiorias das vezes, sem ocorrer divergências entre membros de diferentes religiões ou opção sexual.

Existe duvidas, entre uma grande quantidade  desses alunos referente  que profissão a seguir ao termino do ensino médio, também observamos uma insegurança relacionada ao campo de trabalho por saberem pouco sobre as necessidades do mercado de emprego.

O ensino superior é desejado, mas o medo de fazer a escolha errada deixa um rastro de insegurança no momento da escolha pela  melhor carreira a ser seguida.

Tentar tirar essas duvida e ajudar os alunos nessa nova etapa é fundamental para que todos se sintam seguros ao iniciar mais essa caminhada em suas vidas.

JUSTIFICATIVA:

Com o crescimento acelerado da revolução tecnológica e a globalização no mundo,  temos que nos adequar ainda mais, para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Com isso, temos que atualizar o ensino e assim tornar os alunos mais competitivos e dinâmicos, não podendo ficar desatualizados das verdadeiras necessidades do mundo de hoje.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua   própria produção ou a sua construção”.  Paulo Freire

O mercado de trabalho hoje pede pessoas preparadas, dispostas a vencer novos desafios, vencer a pressão no âmbito de trabalho, ter iniciativa diante de algumas questões que surgem no dia à dia, ser dinâmico e estar bem atualizado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (274.2 Kb)   docx (243.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com