TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conteúdos e os princípios da relevância social

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdos e os princípios da relevância social

É preciso que se trabalhe brincadeiras de diversas formas, tendo o desenvolvimento social, cognitivo e motor. Piaget diz que “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento” ou seja, a brincadeira tem que ser trabalhada de uma forma pedagógica, como por exemplo, o jogo “amarelinha”, que trabalha a matemática, as cores e o equilíbrio.

O grupo apresenta também que educação infantil é onde as crianças aprende de forma mais interessante e através do brincar diferenciado que a criança consegue aprender. Mostrando também os valores social que a criança tem que se desenvolver, possibilitando isso através da inclusão e a socialização do meio. A valorização dos processos de aprender, achar possibilidades de mudanças para aqueles que têm alguma deficiência, seja física ou mental.

Deis de pequenos as crianças tem mais possibilidades de aprender pelo fato de serem mais novas e estão aprendendo sobre o “mundo”, nesta fase. Os projetos auxiliam na construção do plano de aula, o grupo apresentou um projeto de aula sobre cegueira, onde mostrou os tópicos do projeto, como a locomoção, a linguagem e a matemática, usando a inclusão para ensinar os alunos com essa deficiência. O projeto não é preciso necessariamente seguir, se caso não está dando certo o seu plano de aula, é preciso que mude sua estratégia.

O grupo apresentou o trabalho de uma forma clara, mostrando as responsabilidades entre o professor e os alunos, em conviver em seus grupos especialmente nas unidades escolares, tendo por fim o resultado da criança pelo desenvolvimento alcançado no processo final.

No final da apresentação, o grupo, apresentou uma dinâmica que cada um teria que escrever as qualidades do outro em um papel colado em suas costas, com objetivo de mostrar para as crianças que todos nós temos qualidades, não importando as diferenças.

Como futura pedagoga considero esse tema um item muito importante para ser tratado em sala de aula, pois é preciso que se ensine que uma simples “brincadeira” leva um aprendizado bem maior do que apenas a diversão, levando também em consideração os projetos formulados pelo educador que tem de sempre levar em conta seus alunos se está ou não aprendendo daquele modo planejado podendo então mudar caso não esteja dando certo, usando a inclusão de uma maneira correta para aqueles que são excluídos pelos colegas.

Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal

O grupo apresenta o tema “dimensões conceitual, procedimental e atitudinal”, que é os quatro pilares da educação, que significa “o que se deve saber”, “o que se deve saber fazer” e “o que se deve ser”. Dimensão conceitual é apresentar a forma correta dos símbolos, o educador desenvolve usando as imagens, a anexos, ideias ou expressões para que o aluno aprenda o “real significado”.

Dimensão procedimental significar o saber fazer, usando a realizar diversas ações de forma ordenada e não aleatória e dimensão atitudinal está ligada ao cotidiano escolar que envolve valores, atitudes e posturas que influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com