TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da Neurologia a Docência

Por:   •  8/10/2015  •  Artigo  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições da Neurologia à Docência

Existem dois hemisférios cerebrais: o esquerdo e o direito, que estão ligados por fibras nervosas. É no córtex cerebral, chamada camada cinzenta, que residem as capacidades superiores humanas.

Hemisfério Esquerdo: Acadêmico, trabalha a linguagem, fala, lógica, números, matemática, sequência de palavras. Trabalha com relações logicas e com as unidades limitadas pelo tempo; trata uma coisa por vez; parece ser mais teimoso, tem persistência para acabar o que começou.

Hemisfério Direito: Artístico e criativo, trabalha a rima, ritmo, música, pintura, imaginação, imagens, modelos e harmonias. Trabalha simultaneamente com unidades conjuntas e com coerência no espaço, parece que é mais flexível e consegue mudar facilmente de plano para resolver um problema. Necessário sempre que é preciso associar algo a experiência além do simplesmente linguístico.

Lobo Frontal: planejamento de ações e movimento, pensamento abstrato e emoções.

Lobo Occipitais: localizado na parte inferior do cérebro, processam estímulos visuais.

Lobo Temporais: acima das orelhas, processam estímulos auditivos, memória e emoções.

Lobo Parietais: região superior do cérebro, tem a função de possibilitar a percepção de sensações como tato, a dor e o calor, recebe estímulos com o exterior e está relacionado a lógica matemática.

Lobo Límbico: ao redor da junção do hemisfério cerebral e tronco encefálico, está ligado a aspectos do comportamento emocional e sexual com processamento da memória.

Quando as Disfunções Cerebrais Afetam a Aprendizagem?

Para acontecer a aprendizagem existe a importância de um cérebro intacto, isto quer dizer com toda a sua funcionalidade. Quando existe uma anormalidade patológica, surge, também a dificuldade de aprendizagem, que pode afetar a fala, a escrita, a comunicação e afeta, muitas vezes, o relacionamento familiar e social do aprendente, que por ser tratado como um indivíduo incapaz de aprender, fica emocionalmente fragilizado. A intervenção do psicopedagogo preventivamente, tem o condão de evitar danos maiores e até mesmo irreversíveis, em razão da disfunção ou dificuldade de aprendizagem, levando o sujeito a aprender de forma a tornar sua disfunção como parte do seu ser e do seu meio.

Referências

wwwcerebromente.org.br, por Silvia Helena Cardoso, PhD

wwwjurisway.org.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com