TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições de Vygotsky Para a Educação Infantil

Por:   •  7/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-UNIJUÍ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-PARFOR

JOANA EMILIA GOMES MARQUES

CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Ijuí, RS - Brasil

2023

CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Vygotsky nasceu na Rússia em 1896 e estudou diversas áreas das humanidades. Em uma época em que pouco se falava sobre a individualidade das crianças, foi pioneiro ao propor um olhar diferente sobre o tema. Valorizava a escola, o professor, e o papel do educador na formação do sujeito.

Superou tanto as vertentes subjetivistas quanto as objetivistas, tratando do processo  de  formação  dos  indivíduos  de  uma  forma  inteiramente  nova.  Para  ele,  o desenvolvimento do psiquismo humano é socio-histórico, já que é estruturado no seio da atividade social dos indivíduos.

Assinalava   que  ser humano e   mundo   estabelecem   uma   relação   de interdependência  e  multideterminação  e  que  os  processos  psicológicos  humanos  se realizam  inicialmente  no  plano  social  como  processos  interpessoais  e  interpsicológicos,  para posteriormente tornarem-se individuais.  

A matéria-prima  de todo  o desenvolvimento  humano  é  a  cultura.  É

da cultura que retiramos os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, é

ela que fornece os elementos necessários para a formação de nossos valores e interesses.

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade ao seu redor. O contato com o mundo leva as crianças a criarem autonomia e maneiras próprias para aprender.

Um dos conceitos mais importantes na teoria de Vygotsky é o de Zona de Desenvolvimento Proximal. Afirma que, em qualquer pessoa, existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente.

As teorias de desenvolvimento, em geral, estudam somente o desenvolvimento efetivo, isto é, aquele que já ocorreu. A Zona de Desenvolvimento Proximal (zdp) mede exatamente a distância entre esses dois níveis, o efetivo e o potencial. É portanto, um guia para indicar como podemos interferir no desenvolvimento de uma pessoa e modificá-lo.

A Zona de Desenvolvimento Proximal é fundamental por duas razões. Primeiramente, porque não é toda criança que vai se beneficiar de uma intervenção. Se ela não houver atingido a zdp, nenhuma intervenção será eficiente. Uma criança que ainda não compreendeu a função da escrita não será capaz de utilizá-la, embora possa aprender as letras. É somente quando percebe que a escrita é utilizada para registrar informações, que a criança pode se desenvolver de modo significativo com ajuda externa.

Dessa forma, cada criança aprende num ritmo: enquanto umas já dominam a leitura, outras ainda precisam de alguma ajuda. Perceber as diferenças e estimular a troca entre elas leva ao desenvolvimento contínuo. Assim, a partir do que já conhece, ela avança para aprender um pouco mais.

Para Vygotsky os professores são mediadores do desenvolvimento cognitivo. São responsáveis por apresentar um espaço de colaboração para as crianças, proporcionando um lugar seguro para estimular a autonomia e construir relações. 

Na educação infantil podemos observar que a "língua" das crianças é a brincadeira. Por meio das brincadeiras, as crianças se expressam, pesquisam, se relacionam com pessoas e objetos. É brincando que as crianças existem como crianças pertencentes a uma cultura, que mobilizam e ampliam as habilidades de se relacionar, se emocionar, se movimentar, se expressar e pensar.

"Vygotsky assinalou que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia; usará capacidades como observação, a imitação e a imaginação. Através desta imitação representativa, a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite e para tentos, os jogos com regras são fundamentais". (Vygotsky 1998)

Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, o brincar proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto.

Pensando em minha prática na educação infantil percebo que Vygostsky nos faz refletir sobre o potencial da criança. Esta necessita ser instigada e valorizada, a criança é o centro da escola, cada criança é única e aprende da sua maneira e no seu próprio tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (282.7 Kb)   docx (670.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com