TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


1    INTRODUÇÃO

        Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. Seu conceito é complexo, multifacetado e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos. Sendo assim, compreende-se a criatividade como potencialidade humana que está num processo contínuo de vir-a-ser, e que, portanto, carece de maiores e melhores argumentos científicos e sociais, para que se possa trabalhar melhor na formação do professor. Logo, na sociedade contemporânea conforme Torre(2008), “descrito como o século da criatividade”, a educação básica deverá voltar-se, propriamente para o desenvolvimento humano na perspectiva da sociedade.

         Pois, a criatividade está presente em todos, não é uma qualidade peculiar de alguns indivíduos excepcionais, o que os distingue é o grau de intensidade com que a manifestam. Como pessoa, artista e professores, é muito importante a exploração desse tema, de forma a conduzir a um maior (melhor) conhecimento e poder melhorar as condições de oferecer uma educação que estimule e forme pessoas mais criativas, capazes de se (re) conhecerem e de se desenvolverem acima de um grau de suficiência.

2  DESENVOLVIMENTO

        A prática docente tem relação direta com a questão da criatividade, constituindo-se em atividades teóricas e prática que possui o lado idealizado e o lado real na formação do professor. Nesta pesquisa, sobre a Criatividade, dentre os quais destacamos NUÑES & SANTOS (2012), em seu artigo – “O Professor e a Formação Docente, e a “Criatividade e Processos de Criação”, extraído do livro de  Fayga Ostrower (1977).

        Com base nos textos escritos por esses autores em épocas  totalmente diferentes e para público também diferente vemos que a origem da criatividade é a mesma, pois a criatividade provém da interação entre os pensamentos pessoais e o contexto sócio-cultural, sendo, portanto sistêmica e não individual.

        No texto “O Professor e a Formação Docente”, reconhece-se a necessidade de professores criativos para desenvolver a criatividade nos alunos, e, consequentemente, a promoção da criatividade dos professores emerge como via para alcançar maiores níveis de criatividade nos educandos. A relação entre conhecimento, habilidades e características pessoais necessárias para uma ação criativa em sala de aula constitui um desafio para o processo de formação de professores, especialmente caso se pretenda formar um professor que seja capaz.

        Por isso, é de suma importância incentivar o desenvolvimento da criatividades dos professores no período de sua formação, por meio de um sistema de ensino-aprendizagem verdadeiramente criativo, no qual os futuros professores experimentem, como alunos, aquilo que podem fazer posteriormente como professores.

        Em contrapartida a isso temos algumas instituições formadora de professores, centrada mais na transmissão de conhecimentos e no desenvolvimento de hábitos e habilidades básicas, que no desenvolvimento do professor como sujeito, dimensão em que se encontram as características pessoais essenciais para um desenvolvimento profissional criativo. Nessas instituições formadoras de professores o tema – criatividade – não aparece como conteúdo específicos, nem como habilidade a ser intencionalmente desenvolvida.

        Quanto ao segundo texto sobre a “Criatividade e Processos de Criação”. O autor explora o termo criatividade como um potencial próprio da condição do ser humano. Logo, a criatividade está relacionada com processos de pensamento, imaginação, intuição e originalidade, podemos concluir que são características importantes para um profissional de sucesso, aliadas, é claro, aos conhecimentos técnicos e demais habilidades necessárias ao desempenho profissional.

Cabe ao profissional criativo, notadamente ao educador, dentre outras habilidades, desenvolver e encorajar a manipulação e elaboração de ideias; buscar o conhecimento e a verdade através de métodos de pesquisas; fazer uso da criatividade para a solução de problemas. A criatividade exige mudanças de atitude, de comportamento e na maneira como encaramos os problemas do dia a dia. Ela implica o reconhecimento e rompimento intencional das barreiras e bloqueios e a construção de uma nova sociedade mais tolerante, justa e humana. Trata-se de uma luta constante contra o conformismo e a passividade. A sociedade organizada, a família e a escola em particular, são os legítimos depositários da responsabilidade de criar as condições necessárias para o pleno desenvolvimento e preservação do potencial criativo do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com