TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de cultura material e imaterial – apresentado á UTA Organização Escolar no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Por:   •  12/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

BRUNA MALDONADO SAPATINI RU: 1065764.

RESUMO CULTURA MATERIAL E IMATERIAL.

ARARAS-SP

2016

BRUNA MALDONADO SAPATINI RU: 1065764.

RESUMO DE CULTURA MATERIAL E IMATERIAL.

Resumo de cultura material e imaterial – apresentado á UTA Organização Escolar no curso de Licenciatura em Pedagogia.

Centro Associado: Araras

ARARAS-SP

2016

RESUMO

O presente estudo traz uma análise sobre a importância da Cultura Material e Imaterial é a influência que ela tem na definição da identidade cultura de uma sociedade, e como está marcou de forma significativa o modo em que vivemos é as nossas tradições.

Este processo é integrador e fragmentador, homogeneizador e produto de diversidade. Do mesmo modo que tendemos a pensar e agir de uma maneira parecida tendo contato com as mesmas culturas, temos um contraposto, pois nossa cultura se mescla com a popular e surge um novo pensamento, sendo essa forma de pensar completamente singular em relação às outras.

Todos é parte da cultura da cultura de nosso país, por isso devemos respeitar as diversidades culturais, conhecer e cuidar para que as mesmas não sejam esquecidas.

PALAVRA-CHAVE: Cultura_ Sociedade _ Identidade

Qual a importância da escola trazer em sua proposta o trabalho com as Culturas Material e Imaterial?

Como sabemos nos dias de hoje tudo é muito imediato, pronto e acessível, devemos conhecimentos e aprendizagem além de todo esse imediatismo.  O chão da escola é um lugar especial, pois nele podemos resgatar e dar ênfase a todo conhecimento adquirido por geração e que corre o risco de ser engolido pela superficialidade e pelo saber imediato, é dentro da escola que podemos tornar visível toda a cultura material com arquitetura, as demonstrações folclóricas, o artesanato, os instrumentos e maquinários e comida típica utilizada por nossos colonizadores e que formam nosso povo, bem como a cultura imaterial que são nossos costumes, nossa forma de viver, nossos hábitos, vocabulários, jeito de viver, tudo isso com uma visão pedagógica, um olhar intencional com objetivos certos de valorizar, refletir e conhecer, mas o fundo de maneira organizada nossa cultura. Dentro de nossas escolas destacarem com a cultura local onde o aluno vive e sabe que a continuidade e o despertar dela estará sempre presente, levar os alunos a prestar atenção ao redor e reconhecer que em volta estamos cercados de cultura material e imaterial isso faz parte de nossas vidas é o principal objetivo.

Para que isso aconteça podemos fazer projetos na escola, pesquisas, apresentações, exposições, passeios com os alunos em excursões onde pode ser registrada através de vídeo onde encontramos cultura material e arquitetura nas ruas nas construções e em áudio de cultura imaterial uma conversa com moradores do local, fazer com que os alunos identifiquem no seu dia a dia ao seu redor deles os dois tipos de cultura, e eles não haviam reconhecido como tal.

CONCEITO DE CULTURA MATERIAL E IMATERIAL

Cultura material consiste em coisas materiais, bens concretos, fruto da criação humana com o uso ou não, e uma avançada tecnologia, surgem aqui os objetos manufaturados produzidos artesanalmente, ou produzidos em ambiente tecnologicamente moderno.

A cultura material nada mais é que a importância que determinados objetos tem para um povo, e que ajudam a criar a identidade comum de uma sociedade, vemos que pelo trabalho o homem atua sobre o mundo, transformando o, a cada geração e assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo que estabelece projetos de mudança. Pensar a cultura Material, não é exercício de saudosismo ou mera curiosidade, o mesmo não está morto, porque nela se fundamentam as raízes do presente.

Cultura imaterial são todos os bens não palpáveis de uma sociedade, as suas crenças, religiosidade, habito, práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição de seus antepassados.    

Os significados de culturas só podem ser conservados através de símbolos que precisam ser comunicados e compartilhados por todos para que sejam eficientes na explicação e significação e avaliação do espaço físico e social. A cultura, no entanto, não é um dado acabado, pelo contrário ela é dinâmica, pois como assevera Geertz (1989), precisa constantemente renovar seu estoque de resposta aos problemas que apresentam para os grupos sociais. No mundo globalizado em que vivemos observasse a padronização dos produtos sócia – culturais, no em tanto diferenças de estilo, gostos, gestos, modos de falar e entender e marcar a diferenças entre povos e grupos e causar estranheza, duvidas e mesmo rejeições no contesto de dominação cultura. Cabe a nós professores transmitir os conhecimentos necessários para nossos alunos, para que o mesmo respeite nossas diversas formas de culturas.  

EXEMPLOS DE CULTURA MAERIAL E IMATERIAL DO SEU ESTADO DE SUA CIDADE

No estado do Paraná temos como cultura material e imaterial no interior o maior teatro é o Teatro Municipal de Cascavel. Logo depois estão Teatro Municipal de Toledo com 1021 assentos, o moderno Caill Jhaddad, em Maringá para 800 espectadores entre outros. O maior teatro de Curitiba é o Teatro Guaíra, que tem 2173 assentos. A capital também tem destaque para o Opera de Arame, importante obra arquitetônica com capacidade para 2100 pessoas, e o Teatro Paiol.

O folclore do Paraná é muito rico, cujas manifestações estão nas festas populares, na dança, na mitologia e na culinária, assim em como todos os estados do Brasil. As principais festas são: Nossa Senhora do Roccio em Paranaguá; e a Congada da Lapa de (Origem Africana). As principais danças típicas do Paraná são: O curitibano, dança de rodas aos pares; os quebras-mana, uma mistura de valsa e sapateado; o nhô Chico dança popular do litoral, e fandango; dança popular de Paranaguá.

Entre mitos e superstições do folclore paranaense merece destaque o porco – preto: Ninguém sai de casa em noite escure que não encontre nem pau, nem pedra, nem bala o atingem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com