TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Material e Imaterial

Por:   •  21/6/2017  •  Artigo  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

CULTURA MATERIAL E IMATERIAL

Ivanilde da Cunha

Cláudia Márcia Alexandre dos Santos Barbosa

Ivi Marcela Dias

 UNINTER

Resumo

O nosso País possui uma gama riquíssima de diversidade cultural. As diferenças internas que existente no Brasil os torna rico e especial. O patrimônio histórico e cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural que de certa forma, deixa marca significativa na sociedade. Cultura material é tudo aquilo que está pronto palpável, conjuntos de objetos, utensílios, ferramentas, adornos, moradias, armas uma infinidade de coisas que forma o ambiente concreto. As culturas imateriais seriam costumes, valores, hábitos religiosos, culinária e tudo que sofre uma transformação ou uma rotina de festas. Essas culturas foram influenciadas pela herança de nossos antepassados: índios, colonizadores, portugueses e até pela cultura africana trazida pelo um compartimento de um navio negreiro.

Palavra chave: Cultura. Patrimônio. Diversidade cultural.

1 Introdução

        A presente pesquisa foi a de investigar qual a importância da escola em trazer em sua proposta o trabalho com as culturas materiais e culturas imateriais.

A educação patrimonial adquiriu significativa relevância no currículo. E essa herança cultural, enquadra numa educação extensa, envolvendo trabalhos com fatores sociais e culturais na reflexão sobre o lugar do aluno na sociedade.

O espaço educacional é tudo aquilo, material e imaterialmente, compreendendo todo conjunto de elementos culturais, morais, materiais não só referente à instituição de ensino, mas toda comunidade escolar constituindo o patrimônio da escola.

Segundo Horta:

A Educação Patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o a entender o universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este processo leva ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como multicultural.(HORTA, 1999. p. 34).

        A cultura é um conceito polissémico, possui uma gama de significados, abarcando todas as realizações humanas ao longo de suas existências: as formas artísticas, religiosas, as produções intelectuais, as linguagens musicais, danças, costumes, tradições, e interações sociais. Sendo assim, a cultura é uma forma de identidade que identifica um grupo de indivíduos: que pode ser um clã, uma tribo, uma etnia e até mesmo uma nação.

2.Conceito de cultura material e imaterial

Cultura material é tudo aquilo que está pronto palpável ou conjunto de utensílios, ferramentas, adornos, moradias, armas, tudo que forma o ambiente concreto de uma determinada sociedade. Por exemplo: quando analisarmos um barroco materializado, como as igrejas de Minas gerais, ou a igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, ou a estátua do Corcovado em Rio de Janeiro e etc.

Cultura imaterial são as expressões culturais, tradições, hábitos que um grupo de indivíduos preserva, como aqueles valores culturais a serem transmitidos para as gerações futuras. Exemplos: os saberes, os modos de fazer, formas de expressões, as celebrações das mais variadas, tanto festas profanas quanto festividades religiosas, as danças, as músicas, os ritmos, as lendas, o folclore, os costumes e todas as demais tradições.

E todos esses valores são englobados no Patrimônio cultural Brasileiro. Tornando o Brasil com uma com uma gama riquíssima de diversidade cultural formados por diferentes etnias, gerando assim uma grande pluralidade cultural.

O instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem a função de preservar todo o rico patrimônio cultural de nosso país.

O patrimônio material brasileiro é formado pelo conjunto de bens culturais arqueológicos, paisagísticos e etnográficos; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Dentro deste conceito estão os bens imóveis- núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais- móveis – coleções arqueológicos, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, fotográficos e

cinematográficos.

A cultura é dinâmica está sempre se recriando.

2.1 Exemplos de cultura material e imaterial do seu estado e da sua cidade

        A capital paulista passa a ter 23 bens protegidos pelo Iphan. O conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia, na zona Oeste de São Paulo, tornou –se patrimônio cultural do Brasil.

        Dentre alguns patrimônios culturais material de São Paulo destaca-se a coleção arqueológica, etnográficas e históricas do museu da universidade de São Paulo. Referente à cultura imaterial são várias: corrida de São Silvestre, o Revelado Salvaguarda, as festividades de São Sebastião etc.

        Em Sorocaba, tem 31 patrimônios culturais e tombados 121 estão em estudo, conforme dados do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico (CMDP). Exemplos de patrimônio material de Sorocaba: Catedral Metropolitana- Pedro Negrão; Usina Cultural; Capela do Divino Espírito Santo; Estação Ferroviária de Sorocaba; Largo do São Bento, etc. Patrimônio imaterial: Romaria de Aparecidinha, o Tropeirismo, festas juninas e etc.

 

2.2 Importância do trabalho com as culturas material e imaterial na escola

O Iphan vem promovendo ações educativas e de exercício da cidadania efetivas, por meio de divulgação da importância do Patrimônio Histórico-Cultural para todos os indivíduos. Para tanto elaborou um Guia Básico de Educação Patrimonial, contendo conceitos, critérios, objetivos, metodologias, sugestões de atividades e bibliografia que deverão orientar a elaboração e desenvolvimento de ações que auxiliem e contribuam para a “Educação” das pessoas referente às questões do Patrimônio Cultural, colaborando para sua preservação.

A tarefa da educação Patrimonial nas escolas é de proporcionar:

  • Experiências e contato com os conjuntos de informações ou manifestações culturais;
  • Processo de conhecimento, valorização e apropriação;
  • Fortalecimento da identidade ( autoestima) e cidadania;
  • Instrumento de alfabetização cultural;
  • Diálogo permanentemente, facilitando a comunicação e interação;
  • Descobrir os significados, as continuidades, as transformações e reutilizações das evidências culturais;

Através da educação patrimonial que são trazidas as informações e atividades que estimulam a vontade de observar, identificar e pesquisar os múltiplos sentidos que constituem o nosso patrimônio cultural e também nossa cultura.

 Segundo a Constituição de 1988, em seu parágrafo 216 o patrimônio cultural brasileiro:

São bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com