TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e Identidade Brasileira

Por:   •  19/2/2020  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura e Identidade Brasileira

Lidar o preconceito dentro da sala de aula é um dos maiores desafios para os docentes atualmente. Além de estar entre situações de conflito entre os educandos o professor tem de desconstruir suas particulares pré-noções, ao implementar ações que estruturassem a inserção na organização do trabalho pedagógico das questões relativas às orientações sexuais, identidade de gênero e de raça, estas ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo na escola. O sexismo é geralmente associado à ato que o machismo determina para as mulheres. Mas também pode ser relacionado ao tratamento preconceituoso dado pela sociedade aos cidadãos aos homossexuais, aos transgêneros, aos que não se identificam com nenhum dos gêneros, entre outras proporções de representação de identidade sexual. O Racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às peculiaridades físicas. As populações denominadas racistas baseiam-se na ideologia do poder.

A educação passa a ser apresentada como base estruturante no enfrentamento às violências decorrentes do preconceito e, principalmente, como possibilidade de superação das desigualdades sociais, provocadas pelo racismo e sexismo. E fundamental haver informações dos direitos de igualdade entre os estudantes em todas atividades e ambientes na escola. Procurando estabelecer este clima de igualdade, respeitando os direitos e despertando uma convivência natural entre todos não havendo discriminação ou divergência no tratamento e nos valores sociais.        

É fundamental que o corpo docente se atente a manifestações de bullying e situações de isolamentos causadas pelo preconceito. Além disso, é primordial que o pedagogo tenha uma boa relação com seus alunos, de maneira que o aprendizado possa se tornar mais efetivo e as manifestações de isolamento possam ser identificadas facilmente. A apresentação do tema para viáveis explicações, reflexão, troca de ideias, entrevistas usando questionários, a observação participante nos encontros também vão ser de grande valia para observar e poder analisar o ponto de vista dos educandos a respeito do assunto, ouvir depoimentos de interesse sobre o tema pelos alunos e alguns professores da escola.

Além disso, é crucial considerar que a responsabilidade pela efetivação de uma educação antirracista e antissexista nos sistemas de ensino, desde a educação infantil até a superior – recai também sobre as universidades, considerando o seu dever de formar os profissionais que vão atuar nos sistemas de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com