TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cumprimento do estágio supervisionado obrigatório como exigência do curso de licenciatura em Pedagogia

Por:   •  25/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

1-INTRODUÇÃO

Esse relatório trata-se do cumprimento do estágio supervisionado obrigatório como exigência do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade Anhanguera da cidade de Valinhos. O presente estágio foi realizado na Escola Publica Municipal Dom Agnelo Rossi.

A prática do estágio é fundamental para entrarmos em contato com a realidade da profissão, nos fornece base teórica e prática para enfrentarmos os desafios da profissão e resolver os problemas no decorrer das atividades.

O cumprimento deste estágio consistiu em fase de documentação, auto estudo, observação da estrutura escolar e da rotina, elaboração de plano de aula, e regência da aula preparada. No decorrer deste relatório estarão presentes a observação técnica, alunos e funcionários que fizeram parte desta minha jornada.

2-DESENVOLVIMETO

  1. OBSERVAÇÃO

Durante o estágio pude observar a estrutura física do local conforme descrito:

 A secretaria fica na entrada do pátio coberto, em seguida a sala dos professores, as salas de aulas ficam no interior do pátio, sendo quatro salas, uma do infantil 1 e uma do infantil 2 ,e uma do 1º ano do ensino fundamental,  e uma sala de videoteca que fica disponível para todas as turmas com horários agendados. Contém um pátio amplo, coberto, de piso frio, localizado na parte interna da escola, contando ainda com um refeitório com grandes mesas e bancos próprio para crianças. Pude observar uma cozinha equipada com fogão, geladeira, frízer e utensílios para execução das refeições e lanches coletivos.

Os bebedouros são de fácil acesso, possibilitando a higiene das mãos e independência das crianças. As áreas dos banheiros ficam separadas, sendo para crianças e adultos.

A escola funciona no período da manhã das 07h15min horas até 11h15min horas e à tarde das 13h00min horas até as 17h00min horas. As idades atendidas são de quatro anos até ---anos, sendo um total de --- crianças.

A sala de aula é bem ventilada, com janelas altas e protegidas com cortinas, contém também ventiladores para maior conforto durante a permanência das crianças em atividades pedagógicas. Possui também piso frio e mobiliário próprio para crianças.

Os materiais como: lápis, tesouras, colas, borrachas, papéis coloridos, são organizados em prateleiras baixas. As pastas das atividades dos alunos estão dispostas em estantes de fácil acesso pelas crianças.

A parte interna da sala é decorada com cartazes como: alfabeto, calendário, aniversariante do mês, ajudante de sala, relógio de parede e um espelho junto a mesa da professora.

Os brinquedos ficam separados em organizadores para facilitar as brincadeiras e no final as próprias crianças colocarem no lugar. Os brinquedos lúdicos como jogos de montar, fazer de conta, teatro também são separados por caixas. A professora faz seu diário de sala e organiza as agendas das crianças com observações e recados para os pais.

A turma que observei são crianças da educação infantil de quatro a cinco anos, no total de vinte e duas crianças, sendo oito meninos e quatorze meninas e uma criança especial, sendo assistida por uma professora exclusiva.

As aulas foram planejadas mensalmente pela professora, e durante este período foi aplicado o plano de aula “Alimentação Saudável”, onde tive participação junto com as crianças na realização das atividades pedagógicas.

Durante todo o período de aula a professora permaneceu na sala dando o suporte necessário para que eu pudesse executar bem minhas funções de estagiária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com