TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  14/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

ANDREA PEREIRA DE MIRANDA – RA 360748

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO CURSO DE PEDAGOGIA

CORUMBÁ – MS

2013

[pic 2]

ANDREA PEREIRA DE MIRANDA – RA 360748

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

DO CURSO DE PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

CORUMBÁ – MS

          2013

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ...........................................................................4

Introdução ...............................................................................................................4

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil.......................................................................................................................6

a) Observação e Interação na Escola ...................................................................6

b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola ......................................................................................................................7

c) Plano de Aula ....................................................................................................14

d) Regência ...........................................................................................................16

Considerações Finais ..........................................................................................18

Referências Bibliográficas ..................................................................................19

[pic 4]

  • IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Andrea Pereira de Miranda

RA: 360748

Curso: Pedagogia

Semestre: 4°

Ano: 2013

Início do estágio: 09/ 09 /2013

Término do Estágio: 27/09/2013

I – INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar as atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado do Curso de Pedagogia, realizado no Centro de Educação Infantil “Inocência Cambará”, na educação Infantil, no ano de 2013. Objetiva também tecer relações as atividades praticadas e desenvolvidas na escola e os estudos teóricos abordados durante as orientações.

O estagio supervisionado visa preparar o estudante do Curso de Pedagogia, visando à prática em sala de aula. E durante essa fase que percebemos e colocamos em prática o conhecimento adquirido em sala durante o curso. Assim e que, de modo real, percebemos as adaptações da teoria e da prática, sendo elas essenciais para exercício do ser professor.

[pic 5]

A proposta do estágio supervisionado objetiva também oferecer a oportunidade para que o aluno estagiário, através de trabalhos práticos no âmbito da instituição educacional, desenvolva sua capacidade critica para avaliar os desafios do cotidiano escolar.

O objetivo do estágio é proporcionar ao cursista um treinamento para vivenciar na prática o aprendizado e adequar resultados satisfatórios no processo de formação profissional.

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas. Observações de como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

O estágio é muito importante para que cada um possa entender a valor de se conhecer os pilares da boa educação.Essa parte do curso foi uma das melhores partes já, que pude ver de perto a rotina da escola, tendo contato direto com os alunos, com professores, e demais funcionários.  Sinto-me mais preparada para seguir em frente e não desistir do sonho que sempre tive de ser uma professora, com preparo para ensinar e fazer parte da formação das crianças desse nosso Brasil.

 Através do meu ensino, contribuir com a formação de futuros, médicos, advogados, engenheiros e muitos outros porque sempre tive esse olhar de que a educação é a base para todas as outras profissões só por meio dela e que teremos um país digno e melhor para se viver.


[pic 6]

II – DESENVOLVIMENTO:

        O estágio supervisionado da educação infantil, foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil “Inocência Cambará” localizada na rua São Judas Tadeu s/n, bairro Maria Leite, na Cidade de Corumbá-MS, sendo representado pela diretora Judith Rodrigues Alves dos Santos, tendo como supervisora do estágio a coordenadora pedagógica Vanessa Alvarenga Lima. O estágio supervisionado ocorreu na turma do nível I (berçário) durante os dias 09/09/2013 ate 27/09/2013 no período matutino.

  1. Observação e Interação.

        A seguir serão relatadas as contribuições das observações no Centro de educação Infantil “Inocência cambará ” Nível II B matutino Prof. Luciane, realizado do dia 09 a 13 de setembro  de 2013. As dependências da escola são: uma sala de direção salas de aulas todas muito pequenas,é berçário, banheiros e uma cozinha pequena conta também com um refeitório e uma lavanderia. E existe sempre a participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pelas escolas. A escola atende nos horários do turno da manha das sete às onze horas, e no turno tarde entram as treze horas e saem as dezessete horas na pré escola. Sendo que nos níveis I, II e III são oferecidos regime integral. Sendo oferecida aos estudantes a merenda escolar que é lhes é garantindo com a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com