TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia

Por:   •  20/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Dando conclusão à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia,foi fundamental a experiência prática onde se aplicou grande parte dos objetivos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos mencionados, agora colocando em pratica em sala de aula, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é incentivador e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.
O Estágio Supervisionado I teve a finalidade de observar e proporcionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.

Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período em que estive em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sócio interacionista do processo de ensino-aprendizagem.

Encontra-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, em todo ambiente escolar. Dentro desta estimativa, procurou-se lidar e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica de aprendizagem e sua efetividade.


2. Docência na Educação Infantil.

Atividade 01: Atividade de Orientação e discussão do Estagio.

As orientações com a ajuda dos colegas e esclarecimento da orientadora e ajuda dos colegas em sala de aula, conseguir esclarecer duvidas sobre os documentos necessários, documentações, datas e preenchimento. Assim dessa maneira minhas duvidas foram tiradas e todos da classe adquiriu conhecimentos e experiências para os futuros estágios.

Atividade 02: Apresentação do estagiário na Unidade Escolar.

Anexo da Carta de Apresentação e original do Termo de Concessão.

Atividade 03: Pesquisa no Documento de registro do planejamento da escola(Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotadas pela escola para a Educação Infantil.

Com o Plano Escolar, foi possível observar, que a escola leva atividades lúdicas, os cronogramas semanais são bem planejados, são livres e  priorizam a cidadania, os direitos humanos, e a participação de todos os funcionários com diálogos e novas ideias de renovação.

Pelo o planejamento, são elaborados exercícios que estimulam e exercido em diferentes áreas, como por exemplo corpo e movimento, onde é trabalhado senso de direção, equilíbrio e os movimentos. É integrado a socialização também com brincadeiras que desenvolve a cooperação, a relação e a solidariedade.


Atividade 04: Entrevista com o coordenador pedagógico, tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a pratica vivenciada na Educação Infantil.

Resumidamente, quais as suas atribuições?

Apoiar o trabalho dos professores e acompanhar também, auxilia-los nos planejamento anuais e bimestrais, atendimento ao pais, e elaborar junto a diretora Projeto Institucionais.

Como se organiza o trabalho didático na escola (formas de planejamentos, definição de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização dos projetos?...)

No decorrer dos bimestres os professores vão fazendo ajustes, fazemos planejamentos semestrais que incluem oficinas pedagógicas  que são realizadas com participação de familiares dos alunos.

Em que espaços e com qual frequência são realizadas as formações docentes? Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

A formação dos docentes é duas vezes por ano, nesses encontros temos conferencias, oficinas e palestras

Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar à pratica utilizada em sala é uma dificuldade encontradas pelos professores? De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?

Bom, devido ao nosso planejamento semestral, não temos tanta dificuldade.

   


Atividade 05: levantamento dos objetivos e da organização didática da Educação  Infantil.

A coordenação pedagógica a partir de uma referencia teórica que orienta a proposta pedagógica da escola estabelece juntamente com o professor a organização de sua rotina em sala de aula.

Promover atividades que leve o educando a estabelecer uma reflexão sobre valores éticos e a importância de preservar o meio ambiente.
Criar no aluno o senso de responsabilidade e respeito a si mesmo e ao próximo para sua melhor formação, aproveitar pessoas e recursos da comunidade para a realização de experiências de aprendizagem, despertar e resgatar a literatura infantil pelo prazer da leitura, visando desenvolver as diversas linguagens levando livros para a casa delas toda a sexta feira.

Atividade 06: Apresentação do Estagiário aos professores da Educação Infantil, e solicitação de uma cópia da rotina/ planejamento dos docentes.

Fui Apresentada aos professores, fui muito bem recebida com muita atenção e carinho.  A rotina do planejamento dos docentes não fui autorizada a pesquisar , mas pelo o que eu observei. Que é uma escola que planeja muito bem , e cumpre com os seus planos didáticos.

 




Atividade 07: Conhecimento do planejamento de aula e observação da prática

Docente na educação infantil.

EPG Barbara Cristina.

Educação infantil, Estagio II E, 25 alunos.

Durante as aulas observa-se, registro em lousa, de maneira organizada, uso de material diversificado (jogos,livros de literatura), correção das atividades no caderno do aluno,onde a professora chama um de cada vez para corrigir as atividades. Alunos que apresentam maior dificuldade a professora passa algumas atividade diferenciada para o aluno se adaptar melhor.O planejamento cumpriu-se com o esperado, o plano de aula estava adequado ao planejamento anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com