TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO  

O Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia é a base que nós, como futuros professores, precisaremos para conviver com a realidade escolar. Visto que é durante o estágio que descobriremos as várias facetas da educação e o que há por trás dela. Sendo assim, o período em que se destina o estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática.

Torna-se um momento decisivo para a formação do profissional da educação, pois o acadêmico não poderá em hipótese nenhuma ocupar o espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade que os cerca no contexto atual, como está descrito na Resolução CNE/CP 2006 (BRASIL 2006), no Art.7 inciso II

Art.7 O curso de Licenciatura em pedagogia terá carga horaria mínima de 3.200 horas de efetivo de trabalho acadêmico assim distribuídos

II-300 horas de estagio supervisionado prioritariamente em educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental contemplando também outras áreas especificas, se for o caso outras áreas especificas, se for o caso conforme o projeto pedagógico da instituição.

O presente relatório, tem como objetivo expor a realidade de  uma instituição  escolar  e  uma  não escolar  por  meio  de  observação, levando em  consideração o  objetivo apresentado e observar também, se por ventura, os fatos pelo grupo levantados tem influência positiva e/ou negativa à sociedade em  que vivemos na atualidade, mostrando as  facilidades e/ou dificuldades de  se  trabalhar em  equipe e  de  aceitar a  intervenção de  quem  quer  ajudar  a   construir   o  melhor   desenvolvimento  da   instituição.

2 BREVE CARACTERIZAÇÃO E HISTORICO DAS INSTITUIÇÕES

A instituição escolar escolhida como campo de estágio I, foi o Centro Infantil Joanita Arruda, uma escola da rede municipal de ensino, Rua José Bonifácio, S.N, no Bairro Liberdade no município de Parnamirim CEP: 59153710, Fone: 3644-8208 com diretora Joyce Nathalie Lima dos Santos, Criada em dezembro de 2008.

A instituição não escolar observada foi a Comunidade Católica Boa Nova, cujo o Polo a ser observado está situado no Caminho de Monte Alegre ainda no município de   São José do Mipibu, com dirigentes os coordenadores Tony e Danielle, foi criada no ano de 2010.

2.1 BREVE CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

O Centro Infantil observado é de porte pequeno, com modalidade de ensino direcionada a educação infantil, nos turnos matutino e vespertino com 6 (seis) salas e 6 (seis) turmas por turno.

As dependências administrativas e de apoio pedagógico são: sala de direção, secretaria, sala de orientação e coordenação pedagógica, sala de recursos audiovisuais, sala de leitura, cozinha, refeitório, área de recreio, área livre e brinquedoteca.

Possui quadro administrativo, apoio administrativo e de professores completo, com coordenador e coordenador pedagógico suprindo as necessidades da escola. Os recursos materiais e o mobiliário das dependências é suficiente e se encontram bem conservados. Os equipamentos disponíveis são: computador, aparelho de TV, DVD, CD, Máquina de Xerox e Serviço de Som. O acervo bibliográfico é suficiente no entanto os recursos didáticos não.

A merenda escolar é suficiente e de boa qualidade, onde os recursos financeiros disponíveis para investir na escola é o FNDE/PDDE.

O Projeto Político Pedagógico está em fase de construção. O planejamento das atividades acontecem semanalmente, cada professor tem seu dia para planejar junto a coordenadora pedagógica.

A equipe técnico-administrativa estimula o trabalho coletivo na escola, acompanhando as ações docentes, desenvolvendo projetos anuais e semestrais paralelos a outros projetos de acordo com as necessidades de cada turma, inserindo temas transversais e disciplinas diversificadas a medida que surge oportunidade e necessidade, relacionando os conteúdos ao contexto de vida de seus alunos.

As metodologias adotadas pelos professores favorecem a aprendizagem dos alunos atendendo as necessidades específicas de cada um, estimulando-os a expressarem suas ideias e discutirem os conteúdos propostos.

 A avaliação acontecem processualmente ao longo do desenvolvimento das atividades, realizando a avaliação institucional anualmente através de questionários.

2.2 BREVE CARACTERIZAÇÃO E HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR

A Comunidade Católica Boa Nova tem como missão acolher jovens e adultos dependentes químicos, acolhendo-os como filhos amados que são.

A visão de futuro da Comunidade é com a graça de Deus, ajudar mais pessoas que precisem, com o objetivo de levar as pessoas acolhidas a terem um encontro pessoal com Deus.

As dependências existentes na instituição é a Capela, Refeitório, Alojamento dos Acolhidos, dos Missionários, Casa do Casal, Gruta de Nossa Senhora, Sala de Vídeo e Espaço para Retiros.

Em relação ao quadro administrativo, a instituição recebe doações de pessoas que conhecem o trabalho da instituição, ajudando com alimentos, roupas para bazar etc.

Quanto ao financeiro da comunidade, são fabricadas vassouras de garrafa pet e nos retiros e encontros realizados mensalmente vende-se as vassouras, almoços, lanches e artesanato. Todo o dinheiro arrecadado nos eventos é direcionado à manutenção da instituição. Tendo como funcionários o casal que coordena e mais 4 (quatro) missionários que não são remunerados, como qualquer outro membro da comunidade.

Os materiais utilizados pela instituição são: Garrafas Pet (fazer vassouras), Sementes de Hortaliças (Horta), Feltro, Botão, Tecido, Tinta, Papel (Artesanato)...

Quem planeja as ações e determina os objetivos para o melhor funcionamento da comunidade é o fundador e os coordenadores de casa.

O plano de negócio da instituição é abrir novas casas de acolhimento para ajudar mais pessoas.

Os dirigentes estão sempre realizando reuniões onde são colocadas as propostas, objetivos e formação para os missionários, estimulando-os para uma ação coletiva.

A avaliação dos coordenadores e missionários para avaliar o desempenho é feita pelo fundador, que avalia se a casa está acolhendo, vivendo o trabalho, a vida de oração e a vida fraterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com