TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo Indígena

Por:   •  18/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

Currículo Indígena

Nos primeiros passos para a construção de um currículo multicultural no contexto da educação escolar indígena, o que se percebe é a polarização entre a cultura em que a escola está inserida e a do outro grupo indígena.” Ou seja, fica-se entre a “minha” e a “dos outros”. Esta atitude é facilmente percebida quando dentro de uma mesma área indígena convivem duas culturas diferentes e prevalece apenas aquela que tem a posse da terra. Este é um problema que aparece, por vezes de forma sutil, mas que vai se refletindo no processo na medida em que se aprofundam as discussões sobre as dimensões pedagógicas do currículo multicultural.

Em relação aos conteúdos, percebe-se no grupo de professores das escolas indígenas as dificuldades em “desnaturalizar” determinadas compreensões sobre a seleção de conteúdos. Esta dificuldade, de fato, encontra-se na grande maioria dos profissionais da educação, independentemente do contexto onde atuam. Para os professores das comunidades indígenas, a seleção de conteúdos passa por uma análise da cultura onde é necessário decidir sobre o que conservar como referencial do grupo, como responder às necessidades do presente e como subsidiar as perspectivas do futuro. São decisões que ultrapassam a discussão curricular e que se constituem em sua maior fonte de conflitos.

A definição de quais conteúdos são válidos ou significativos para cada contexto escolar vai depender da compreensão de quais conhecimentos devem ser apropriados como produtos da cultura e como estas experiências serão continuadas, construindo-se novos conhecimentos a cultura como processo.

Para a questão do currículo multicultural e particularmente para a questão indígena, faz-se necessário que a seleção dos conteúdos possa ser feita a partir de uma posição reflexiva, resultado do consenso e deliberação democrática, embora sempre colocada como objeto de revisões e críticas. A importância de se refletir “comunitariamente” sobre a seleção e organização dos conteúdos faz com que as comunidades indígenas possam pensar retrospectivamente fazendo uma análise da cultura que vale a pena conservar como referencial do grupo e que possam determinar quais aspectos presentes respondem às necessidades do momento e planejar o futuro traçando o modelo de sociedade que querem construir. Estas reflexões percorrem também a metodologia de trabalho no contexto da construção do currículo multicultural. No início das discussões como qualquer outra escola, os currículos das áreas indígenas demonstram o esquema dos pré-requisitos, onde cada conteúdo é trabalhado em função da sua sequência na série posterior. A forma de tratar os conteúdos é predominantemente através de exercícios. A clássica ordem de exposição de um assunto e, em seguida, a realização de várias atividades de memorização é constante e hegemônica. Prevalece a transmissão de conteúdos através dos livros didáticos.

Entretanto, no processo de construção de um currículo multicultural, o objetivo é o de equilibrar as diversas culturas existentes no grupo de alunos, tornando a aprendizagem significativa e compartilhada.

A estruturação de uma aprendizagem cooperativa e interativa é base para o trabalho em sala de aula que pretenda se pontuar pela perspectiva multicultural. A avaliação no processo de construção de um currículo diferenciado, para as escolas indígenas do Estado de Santa Catarina, é uma preocupação constante. Há uma gradativa caminhada que está sendo efetivada pelos professores que atuam nas escolas indígenas, que busca ultrapassar as exigências burocráticas em relação à questão do “dar notas”, e caminhar no sentido de respeitar os “processos próprios de aprendizagem” das comunidades indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com