TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Currículo e Atendimento Educacional na Educação Infantil

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

Pensando numa possibilidade de rever o trabalho com as crianças, novas proposta didáticas surgem afim de orientar os professores na busca de melhores caminhos para aprendizagem. Essas propostas servem como referência para conhecermos as suas preferencias, sua forma de realizar atividades, seu potencial e suas habilidades.

Diante disso, o currículo nos remete a esses objetivos a serem traçados na execução de um bom trabalho. Nele podemos identificar conteúdos, disciplinas, trajetórias a serem adotadas no percurso do ensino desse aluno. No caso da educação infantil, é importante que se tenha organização para estimular a criança em seus pontos fortes.

A Educação Infantil antes vista como local onde os pais deixavam os filhos para irem trabalhar, hoje, já tem sua importância no processo de evolução das crianças em suas relações interpessoais pois é fundamental para o desenvolvimento da criança o brincar, pois torna-se uma forma de comunicação. E é nesse processo de aprendizagem que vem através das brincadeiras e jogos que ajuda na reflexão e criatividade, além de desenvolver habilidades importantes como atenção, memória, imaginação e auxiliando nas áreas de afetividade, inteligência e motora.

Diante desse debate, a construção do conhecimento e desenvolvimento infantil para PIAGET sempre foi elencado com o lúdico. Piaget afirmava que “os jogos são admiráveis instituições sociais”, já que conforme descrito, o ato de jogar promove um relacionamento entre as partes.

Já Vygotsky, afirmava que “é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos”.

Enfim, podemos mesmo ressaltar que conforme os autores e diversos outros que contribuíram para esse diálogo e para a utilização de jogos e brincadeiras cada vez mais presentes na educação das crianças, o uso desses materiais é com certeza um avanço para novas práticas de aprendizagem. No entanto, é preciso que a escolha, as regras e o meio seja adequado para oferecer à criança afim de que haja um maior proveito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Concepção do jogo segundo Piaget. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/15660/concepcao-do-jogo-segundo piaget#ixzz3JeQ3WsP. Acessado em 30/09/2016

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília:

UNESCO, 2000.

KISHIMOTO, Tizuco M. O Brinquedo na Educação: Considerações Históricas.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998

REVISTA ESCOLA. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/medica-valorizou-aluno-423141.shtml. Acessado em: 10/10/2016.

VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com