TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.737 Palavras (31 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

BAIO, Michele Fernandes. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: Respeitando as diferenças e gerando a cidadania. 2014. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização em educação inclusiva) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Penápolis, 2014.

RESUMO

Este estudo tem como objetivo a promoção do pleno desenvolvimento das potencialidades do educando com deficiência física. Analisando o Atendimento Educacional Especializado como fonte estimulante de habilidades e enfatizando os aspectos psicológicos, educacionais e o convívio social, facilitando a inclusão. Viabilizando diversas práticas e adaptações de ensino integrando a família, escola e sociedade no intuito de dar impulso ao progresso contínuo do deficiente físico. O âmbito familiar tem a função de encorajamento, através da estimulação essencial, buscando ampliar a solidez sócio-emocional da criança. O ambiente escolar como espaço de integração pretendendo valorizar a evolução, por meio da convivência e interação com outras pessoas, com uma aprendizagem participativa e inclusiva, e o comprometimento de investigar ações condutoras para o pleno desenvolvimento do aluno utilizando como instrumento, tecnologia assistiva, materiais pedagógicos adaptados, entre outros. O papel da sociedade é fundamental para que se cumpram os deveres do governo, por meios das leis a favor da acessibilidade e inclusão, a participação da sociedade é importante neste processo para que assim os deficientes físicos possam ser valorizados, respeitados, igualados socialmente e tornando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres principalmente de ir e vir.

Palavras- chave: Deficiência Física.  Atendimento Educacional. Desenvolvimento. Escola . Aprendizagem.

BAIO, Michele Fernandes. Educational Service Specialist: Respecting differences and generating citizenship. 2014. 28 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização em educação inclusiva) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Penápolis, 2014.

ABSTRACT

This study aims at promoting the full development of the potentialities of the student with disabilities. Analyzing Specialized Educational Service as a stimulant of skills and emphasizing the psychological, educational and social life aspects source, facilitating inclusion. Enabling various teaching practices and adaptations integrating family, school and society in order to give impetus to the continued progress of the handicapped. The family context serves to encourage, through the stimulation essential for deepening the socio-emotional soundness of the child. The school environment as a space of integration aiming to enhance development through the coexistence and interaction with others, with a participatory and inclusive learning, and a commitment to investigate actions conductive to the full development of the pupil using an instrument, assistive technology, materials pedagogical adapted, among others. The role of society is crucial in order to fulfill the duties of the government, by means of laws in favor of accessibility and inclusion, social participation is important in this process so that the disabled can be valued, respected, and socially equalized making aware of their rights and duties primarily citizens to come and go.

Key-words: Physical Disability. Educational Services. Development. School. Learning.


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        8

2.1LEGISLAÇÃO        9

3. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS        5

3.1 Estimulação Essencial        6

3.2 Tecnologia Assistiva        8

3.3 Comunicação Aumentativa e Alternativa        20

3.4 Materiais Escolares Pedagogicos        2

3.5  Acessibilidade        4

4.CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS .........................................................................................................28

 



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa abordar o instituto do Atendimento Educacional Especializado como forma de inclusão de pessoa com déficit de cognição e deficiência física, afim de proporcionar uma educação mais digna ao deficiente físico. Buscando dar maior efetividade ao seu aprendizado, bem como, proporcionar sua adaptação ao convívio em sociedade. O propósito deste trabalho é além de apresentar os diferentes aspectos de inclusão na área educacional, e demonstrar a forma como a educação especializada inclusiva pode ser inserida com maior efetividade nas escolas brasileiras. Com objetivos de compreender a importância do ensino especializado e adequado, apresentar técnicas e adaptações voltadas ao deficiente físico e principalmente valorizar e respeitar o ser humano deficiente físico.

Ao iniciar a pesquisa, percebemos a legislação educacional evolui passo a passo, com o intuito de proteger os alunos em formação e fornecer subsídios para o seu desenvolvimento em sociedade. Este trabalho visa demonstrar a importância que a família e amigos têm na vida desses estudantes e quais posturas as escolas devem ter frente a tais situações. Com a justificativa de analisar e propor novos métodos de ensino e vencer paradigmas existentes na sociedade, observando as dificuldades vividas pela pessoa com deficiência, o descaso da sociedade, o despreparo do profissional educador e gerar meios de ligação entre a família, a escola e o deficiente físico, de acordo com a legislação vigente e referencias que visam o pleno desenvolvimento do educando e especializar o profissional que age na educação inclusiva, com alternativas eficazes e de fácil aquisição, que facilitam a transmissão do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)   pdf (287.9 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com