TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Por:   •  21/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

BIANKA MARIA SILVA SALES

Artigo

DALBERIO, Osvaldo ; BERTOLDI, Paulo Antônio. O DESAFIO DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR. 1. ed. Ensino Em Re-Vista, 2012. v. 19.

Objetivo

Definir o nível de contribuição que a formação acadêmica oferece ao professor.

Método

O artigo dos autores, baseia-se em uma pesquisa onde a formação do professor é a base principal, a pesquisa é dividida em três: a formação técnica, a teórica, e atuação do professor em sala, foram a campo para obter informações tendo como base um questionário, foram entrevistados 48 professores, eles responderam a 24 perguntas e das respostas obtidas foi possível a realização de uma amostra estatística, onde com as características gerais foram geradas conclusões sobre o tema abordado, desses, o professor e seu lado humanista e seu papel social e cultural na escola, a formação teórica e técnica do professor onde a situação intelectual do mesmo é adequada ou não, e a desenvoltura do professor em sala de aula verificando o modo de atuação e didática, obtendo uma pesquisa estatística considerando todas essas ações que envolvem a formação do docente.

Resultados

Conclui-se que a importância dos conteúdos em prática pedagógica é de extrema necessidade, para a obtenção de um profissional capaz, tendo em vista a idade dos professores pesquisados, vale sempre ressaltar que, o professor tem que se manter sempre atualizado e buscando conhecimento, o artigo diz que:

  • Quanto à faixa etária dos professores, 29% estão entre 31 e 40 anos e 29% entre 41 e 50 anos, ou seja, dos 48 professores pesquisados a maioria tem acima de 31 anos. Isso significa que é uma população experiente e que possivelmente dedicaram vários anos de sua vida profissional para a atividade docente. O que nos chama a atenção é que estes profissionais mais experientes são os que mais se destacam em sua prática cotidiana, dado este que pode ser interpretado como um facilitador do saber fazer. (p. 03)

Conclusão

A avaliação notou que o campo docente precisa ser qualificado, procurando sempre se manter atualizado e participativo com os alunos e sociedade, e com base na pesquisa e resultados tentar dar embasamento ao professor para que este possa exercer sua profissão com uma formação técnica, teórica e humanista, tendo em vista que o docente é o encarregado do crescimento não só do próprio, mas de toda uma sociedade.

Comentários

É um trabalho que particularmente achei muito relevante para quem já atua na área docente, e para quem ainda vai ingressar, nos trás vários dados significativos para a atuação docente o que é necessário para ser um profissional docente qualificado, desde a formação acadêmica até o contato com a sala de aula e alunos, a manutenção dos conhecimentos e a forma social e cultural para se relacionar com a sociedade, assim, com a aquisição desses se tornar um professor diferenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com