TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 3º SERIE - ANHANGUERA MATEMATIA

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO JARAGUÁ DO SUL/SC

CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM; REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO; LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE E DIDÁTICA.         

  PATRÍCIA DE ALMEIDA PAULI

 RA: 6170690537

Curso: Licenciatura em Matemática

Série: 2º Ano

INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA CONSIDERANDO UM CASO DE PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO SURDO NA ESCOLA.

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: Raquel de A S  Raysaro

JARAGUÁ DO SUL/SC

2016/2


SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------3

2- DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------4

3-Passo 1: IMPORTÂNCIA PROFISSIONAL DO INTERPRETE EDUCACIONAL--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------4

4-Passo 2: UMA VISÃO COMPORTAMENTALISTA------------------------------------------6

5-Passo 3: AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS METODOLÓGICAS QUANTO O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA OUVINTES E PESSOAS SURDAS-----7

6-Passo 4: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SURDOS--------------------8

7-Passo 5: CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------10

8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------------11

9-CONSIDERAÇÕES---------------------------------------------------------------------------------12

JARAGUÁ DO SUL/SC

2016/2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, venho expor ferramentas pedagógicas que auxiliarão a coordenadora Sônia a realizar o instrumento de intervenção pedagógica onde possa minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem de um aluno surdo e também oferecer diretrizes à escola bilíngüe.

Inicialmente, falaremos da importância do Profissional Interprete Educacional, que vem ganhando grande valorização nas escolas por sem um percussor  na vida do estudante surdo,  destacamos as diferentes posturas desse profissional. Em seguida, falamos das teorias de desenvolvimento. Apresentamos conceitos básicos da Análise do Comportamento, prática que se apóia nos princípios do Behaviorismo para explicar o processo de  aprendizagem propondo ferramentas pedagógicas que auxiliarão o professor a em relação aos problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem do aluno surdo, e as adequações didáticas e pedagógicas para melhor incluir o aluno .

Posteriormente, discutiremos sobre as principais diferenças metodológicas quanto o ensino da língua portuguesa para ouvintes e pessoas surdas além também de discutirmos sobre a escolha de recursos audiovisuais como prática pedagógica.

DESENVOLVIMENTO

PROBLEMATIZAÇÃO

A professora Sônia é a nova coordenadora pedagógica de uma escola municipal localizada na região central do município. No primeiro conselho de classe que participou como coordenadora da escola recebeu a informação de que receberia João, aluno surdo, de transferência para o 5º ano do Ensino Fundamental. Em seguida procurou discutir com a equipe de professores do ensino fundamental sobre as principais necessidades de orientação pedagógica em relação aos problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem do aluno surdo, e as adequações didáticas e pedagógicas para melhor incluir o aluno, sendo esta, a primeira experiência de inclusão escolar.

Alguns pontos iniciais foram levantados:

1. A escola necessitará solicitar um profissional tradutor interprete de LIBRAS e preparar a equipe de professores para melhor recebê-lo;

2. O aluno surdo precisará ser avaliado quanto aos conteúdos trabalhados num processo contínuo e ser acompanhado para uma intervenção psico-pedagógica;

3. As aulas deverão ser didaticamente reestruturadas visando ensino da leitura e escrita com o uso da rota lexical ou ortográfica;

4. A escola deverá se adequar linguisticamente para receber o aluno surdo a tornar-se bilíngüe e os professores deverão preparar aulas didaticamente inclusivas.

Diante das dificuldades e enfrentamento dos problemas apresentados, venho apresentar um instrumento de intervenção pedagógica que contemple esses elementos elencados para auxiliar a Professora Sônia neste Desafio Profissional que é de corrigir os problemas apresentados.

Passo 1: IMPORTÂNCIA PROFISSIONAL DO INTERPRETE EDUCACIONAL

Entendendo que a comunicação é o fator mais importante para o ser humano e a comunicação com alunos com deficiência auditiva é pelo uso da linguagem de sinais também conhecida como LIBRAS e é essa ferramenta que possibilita que a comunicação aconteça entre todos nós, seja pelo uso comumente das palavras ou por sinais. As escolas que optam ou são obrigadas a implantarem metodologias de comunicação diversificadas, seja pelo uso da linguagem de sinais ou, por exemplo, também do braile, acabam deixando a família muito mais tranqüila com a interação e socialização de seus filhos no ambiente escolar. Os intérpretes de língua de sinais é o profissional habilitado a intervir na educação como meio de desenvolvimento da linguagem proporcionado o desenvolvimento da criança em meio cognitivo, social e intelectual. A autora “Luciane Maria Schlindwein”, em sua publicação na Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, em se tratando do campo de psicologia da educação que quando pensamos em teorias psicológicas para a prática educativa contemporânea,

“Rey (2001) concebe a educação enquanto um dos espaços privilegiados de constituição da subjetividade e do desenvolvimento humano. Aponta a questão da subjetividade como um fenômeno individual e social que, portanto, exige uma abordagem metodológica que dê conta da complexidade dos processos de sua constituição. Nessa perspectiva, a constituição da subjetividade no processo educativo deve ser analisada por meio da compreensão dos processos de atribuição de significado e de sentido constituídos nos espaço social mais amplo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com