TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON

Por:   •  21/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.395 Palavras (26 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT

CURSO DE PEDAGOGIA

GEANI DOS SANTOS PEREIRA

TATIANA DO VALE

VITÓRIA HENRIQUE RICHARDI

VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM  DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON

SÃO PAULO

2018

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA – CEFT

CURSO DE PEDAGOGIA

VIVIANE SAMPAIO DOS SANTOS - 31784021

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM  DA INFÂNCIA A IDADE ADULTA: TRABALHO SOBRE O AUTOR HENRI PAUL HYACINTHE WALLON

Trabalho apresentado como um dos pré-requisitos da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob a orientação da Profª. Sheila Carla de Souza.

SÃO PAULO

2018

AGRADECIMENTOS[pic 2]

À professora Sheila Carla de Souza, nossa gratidão por ter sido professora e amiga, dedicada, nos mostrando com muita paciência, um olhar mais profundo em Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta, que envolve não só conhecimento e planejamento, mas sobretudo os relacionamentos humanos.

Às nossas famílias, pelo amor e compreensão.

Aos colegas de sala, pela cumplicidade e solidariedade.

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................8

1.        Biografia de Wallon – Vida e obra, campos Funcionais................................9

2.        Estágio Impulsivo Emocional......................................................................15

3.    Estágio Sensório Motor e Projetivo............................................................18

4.        Estágio do Personalismo.............................................................................19

5.        Estágio Categorial ......................................................................................20

6.    Estágio da Adolescência -..........................................................................21

Considerações Finais........................................................................................23

Rrefêrencias bibliográficas        26


INTRODUÇÃO

        O presente relatório do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem da Infância a idade Adulta tem como objetivo promover a análise e compreensão sobre o autor Wallon e os estágios que abrange o conteúdo que vamos estudar e compreender neste relatório. Para Wallon, a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio em que está inserida, Wallon defende que a vida psíquica é formada por três dimensões - motora, afetiva e cognitiva, que coexistem e atuam de forma integrada. 

Neste trabalho podemos observar que essa teoria é uma ferramenta que pode ampliar a concepção do professor sobre as possibilidades do aluno no ensino aprendizagem e fornecer subsídios para aprofundar a reflexão sobre a prática pedagógica de como o ensino pode criar condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, ideias e valores como também motivar a investigação educacional e ao mesmo tempo impõe exigências sobre esta prática, cobrando da escola o atendimento do indivíduo não só no âmbito intelectual, mas também como um todo.

A partir da perspectiva de Wallon, neste trabalho vamos abordar temas como:

1 - Biografia de Wallon – Vida e Obra e Campos Funcionais

2 - Estágio Impulsivo Emocional - (0 a 1 ano)

3 - Estágio Sensório Motor e Projetivo - (1 a 3 anos)

4 - Estágio do Personalismo - (3 a 6/7 anos)

5 - Estágio Categorial - (7 a 11 anos)

6 - Estágio da Adolescência - (12 a 18 anos)

“Diferente dos métodos tradicionais (priorizam a inteligência e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem é sempre de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. As atividades pedagógicas e os objetos, assim devem ser trabalhados de formas variadas. Os temas e as disciplinas não se restringem a trabalhar o conteúdo, mas a ajudara descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda a desenvolver a criança em sintonia com o meio”. (FERRARI, 2008, P.1)

  1. BIOGRAFIA DE WALLON – VIDA E OBRA E CAMPOS FUNCIONAIS

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, nasceu em 15 de junho de 1879 em Paris e aí viveu toda sua vida. Terceiro filho de uma família aristocrática, seu avô, de quem herdou o nome, fora historiador e político importante para a história da França, pois por sua intervenção o termo república começou a fazer parte da constituição daquele país. Uma família na qual se respirava a política, a justiça e a democracia. Um dos eventos mais marcantes da infância de Wallon, segundo ele próprio, foi a morte do escritor e poeta Victor Hugo. O pai de Wallon, o arquiteto Paul Alexandre Joseph Wallon, durante o jantar, lê trechos do poeta para os filhos e, em seguida, dirige-se com estes para visitar a casa do escritor, onde ocorria o velório. Zazzo (1993), ao recordar suas conversas com Wallon sobre o assunto, transcreve a passagem do seguinte modo: “Quem foi este homem, papai? – Um poeta, um escritor, responde seu pai, mas também um homem que lutou pela liberdade, pelo bem contra o mal, pela defesa dos pobres. É preciso fazer como ele quando você crescer” (Zazzo, 1993, p. 9). Não se conhece muito mais sobre a infância e a adolescência de Wallon ou sobre sua vida familiar (a família Wallon era composta de 7 irmãos). Quanto a seus estudos superiores, decide, primeiramente, fazer a Escola Normal Superior e tentar a carreira de professor de Filosofia (Agregation). Ali recebe uma educação filosófica sólida, nos parâmetros da filosofia “de Kant a Hegel” (Jalley, 2002). Enquanto estudante do Normal Superior, foi influenciado pelo professor Frédéric Rauh, filósofo que escrevera livros sobre a psicologia e sobre a investigação das experiências morais. Ao receber sua agregation3 em 1902, Wallon irá lecionar, por um ano, no Liceu Bar-le-Duc, na periferia de Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (275.6 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com