TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL AMBIENTAL PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  30/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

UNIP INTERATIVA

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL AMBIENTAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

COARI - AM

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

UNIP INTERATIVA

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL AMBIENTAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VII

Aluno:                

 RA:

           

PIM VII, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do semestre vigente ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Orientador:

        

COARI – AM

2020

RESUMO

O presente estudo visa à elaboração de um diagnóstico organizacional ambiental para a empresa LS Materiais de construção, com intuito de identificar e analisar as ações ambientais realizadas pela empresa, propondo assim, melhorias para sua gestão ambiental utilizada pela empresa, buscando assim identificar possíveis anomalias em suas praticas, com a intenção de sugerir avanços para as praticas deficitárias encontrada ao decorrer do estudo. O estudo todo se baseia nas disciplinas estudadas neste semestre englobando o aprendizado na realidade vivenciada em campo.

 

Palavras Chave: Diagnóstico organizacional; Monitoramento e controle da Poluição Ambiental; Gestão de Recursos Energéticos; Desenvolvimento Sustentável e Direito e Legislação Ambiental.

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO4

DESENVOLVIMENTO5

2 Descrição da Empresa5

2.1 Diagnóstico Organizacional5

2.2. Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental6

2.3 Gestão de Recursos Energéticos 7

2.4 Direitos e Legislação Ambiental 8

2.5 Desenvolvimento Sustentável10

CONCLUSÃO12

REFERÊNCIAS13

1. INTRODUÇÂO

A responsabilidade ambiental das empresas perante seu ambiente onde está estalada vive em constante modificação exigindo um aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos aos clientes com sua responsabilidade socioambiental. Desta maneira se torna imprescindível para as organizações se valerem de ferramentas pelas quais possam diminuir os impactos causados no ambiente.

O comercio em Coari de matérias de construção contribui com uma parcela significativa das atividades econômicos do município, com sua demanda de vendas expressiva nos últimos anos e na participação como geradora de empregos diversos. Assim analisar e propor posposta para que possa diminuir os impactos causados pela sua atuação no meio ambiente. Neste âmbito, que vamos elaborar um diagnóstico organizacional buscando identificar possíveis anomalias e práticas que a empresa prática em seus processos, assim sugerindo melhorias para gestão ambiental de uma empresa de venda e distribuição de materiais de construções no município de Coari, Amazonas.

A pequena empresa recém aberta, se deve levar em consideração o gerenciamento da informação como sendo um instrumento importante para o estabelecimento de um planejamento eficiente que viabilizará a implantação de estratégias ambientais, bem como o uso da gestão ambiental, contemplando as disciplinas utilizadas neste semestre.

Desta forma, o diagnostico empresarial trará uma contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias ambientais para empresa LS Materiais de Construção, apontando os prováveis desafios que a empresa enfrentará para corrigir suas anomalias e praticas. Atualmente, com a modernidade, temos plena consciência de que o diagnóstico ambiental pode minimizar os efeitos causados no meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO

2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

LEANDRO DE S. SILVEIRA - ME, nome fantasia, LS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. É uma micro empresa comercial fundada em 2007, com o capital próprio. O idealizador e fundador da marca Ls Materiais de Construção, foi o senhor Leandro de Souza Silveira, empresário local. Comercio varejista de materiais de construção em geral, a empresa está localizada no centro de Coari, na rua Independência, 213d.

2.1 Diagnóstico Organizacional

A realização desta etapa foi mediante a necessidade do conhecimento profundo das atividades da empresa LS matérias de construção, bem como a aquisição das informações necessárias para fundamentação das idéias em construção que fortaleceram o desenvolvimento das etapas do trabalho.

A partir da etapa do diagnostico organizacional foi possível compreender melhor a situação atual da empresa em vários aspectos na identificando possíveis anomalias e práticas diferenciadas na gestão ambiental da empresa. Isso servirá de base para sugerimos melhorias das suas práticas de gestão ambiental.

Também se verificou que não é possível programar ações sem o devido conhecimento a respeito dos valores, cultura, clima organizacional da empresa em questão. A opinião e apoio do gestor da empresa também é fundamental para a correta definição das ações a serem tomadas. Conhecer o histórico da empresa também pode auxiliar a definir melhor o futuro da mesma em termos de continuidade ou ruptura das práticas gerenciais, ou seja, manter os pontos fortes e transformar os pontos fracos em vantagens, além do conhecimento comportamental dos colaboradores e suas opiniões sobre seus trabalhos na organização e principalmente com seu desenvolvimento sustentáveis e técnicas que preservem mais o meio ambiente onde esta estalada.

O contato pessoal com empresa nos evidencia uma melhor compreensão da real necessidade de se implantar melhorias para a gestão ambiental com um diferencial tanto para empresa como para o mercado Coariense, tendo em vista que mais de 80% das empresas deste município não tem qualquer planejamento sobre sua gestão ambiental.

A execução de atividades rotineiras também contribuiu para meu aperfeiçoamento profissional pela possibilidade de executar novas tarefas e ampliar meu conhecimento prático das atividades pedagógicas do curso superior de tecnologia de gestão ambiental. Nesse sentido, destaco a importância de identificar, analisar e propor as melhorias na gestão ambiental da LS Materiais de Construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com