TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas á Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

PRISCILLA PAULA PEDRINO DOS SANTOS CRAVEIRO

RA 8965237977

DESAFIO PROFISSIONAL - DISCIPLINAS NORTEADORAS: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas á Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Brasileira

CURSO: PEDAGOGIA

1ª SÉRIE

Tutora: TALITA DE MORAES MARCELINO

INDAIATUBA

JUNHO/2014[pic 2]

 Introdução

As tecnologias digitais facilitam a pesquisa, a comunicação e a divulgação em rede. Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a internet, como apoio para a pesquisa, a realização de atividades discentes, a comunicação com os alunos e dos alunos entre si, para a integração entre grupos dentro e fora da turma, para a publicação de páginas web, blog, vídeos, para a participação em redes sócias, entre muitas outras possibilidades.

Tecnologias para apoio á pesquisa facilitando a vida de todos dando melhoria a quem precisa. É uma grande avanço em todo lugar.

Durante todo este processo de informatização que vem ocorrendo na escola e na sociedade em que o indivíduo está inserido, constatou-se que é necessário diversas ações realizadas em conjunto para que ocorra o aprendizado envolvendo a democratização do uso das tecnologias, mídias integradas ao dia-a-dia, ás práticas pedagógicas e ao incentivo e valorização da produção docente com capacitação dos profissionais para a área educacional. Neste trabalho vamos analisar a implantação dos recursos tecnológicos, o papel do professor e suas dificuldades no uso das tecnologias nos espaços escolares e não escolares. 

1 – Tecnologias aplicadas à Educação

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca / Brincar é ser feliz

Usuários: Crianças de 2 a 6 anos

Recursos Tecnológicos: televisão, DVD, telão, projetor de vídeo, notebook, radio e cd, mesa, cadeira, puffs, tapete, almofada, brinquedos diversos, livros, jogos didáticos, estantes, cortinas, iluminação adequada, sala com janelas arejadas, ar condicionado, bebedouro elétrico, copos descartáveis, lousa, quadros de parede educativos, espaço para fantoche, quadro para exposição de trabalhos ,colchão, lixeiras, sala de fácil acesso para deficientes: tais como, cadeirantes, deficiente visual e auditivo. A sala tem que ser bem colorida.

Justificativa e estratégias de uso: a brinquedoteca é um espaço onde o jogo simbólico e de faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos. Estimulando a sua criatividade e imaginação.
Compre brinquedos de multifunções, para que as crianças possam brincar com eles de diversas maneiras, criando suas próprias histórias e brincadeiras. É aconselhável que separe os brinquedos por idade e em seguida distribuía em espaços limitados da sala para cada categoria de brinquedo, ou seja, separar os brinquedos por caixas ou prateleiras, desde que seja de fácil acesso para as crianças. Tudo o que for colocado à disposição dos alunos deve ter o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), uma garantia de que os objetos não oferecem perigo ao serem manipulados.

Objetivos:  Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
• Estimular o prazer pelo faz-de-conta e pelo jogo simbólico;
• Desenvolver as relações pessoais ;
• Estimular a criatividade;
• Valorizar o brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
• Incentivar o respeito ao outro e o cuidado com os espaços da escola.
• Brincar e criar

• Brincar em grupo e saber dividir os brinquedos

Aplicação de tecnologias assistivas: A Brinquedoteca favorece a ludicidade, muito importante para a saúde mental das crianças, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço do exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.

2 – “Esperança com tecnologias para a educação”

O projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para

a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG esperança, capacitando e integrando a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade vida.

        Não será apenas um meio de apoio, mas permitirá a realização de atividades de aprendizagem de formas diferentes. Uma educação inovadora desenvolvendo um conjunto de propostas com grandes eixos que se integram, se complementam, se combinam: foco na aprendizagem, desenvolvimento da auto estima, auto conhecimento, formação do aluno empreendedor e do aluno-cidadão. Com as tecnologias poderemos organizar atividades inovadoras, com acesso a Internet, integradas com atividades a distância e as de inserção profissional.

O brincar nada mais é que a primeira e mais efetiva experiência  em nosso aprendizado como seres humanos. É um processo de conhecimento. E para se viver neste novo século e favorecer o desenvolvimento contínuo de cada ser humano, a educação deve estar assentada  sobre quatro grandes pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Brinquedos e jogos são a  forma mais divertida de se adquirir conhecimento, o lúdico possibilita uma educação menos formal, mais integradora ampliando assim as possibilidades de aprendizagem.

Nesse espaço, elas desenvolvem a capacidade de concentração e atenção, a sociabilidade e enriquecem o relacionamento entre crianças e suas famílias. A educação pela ludicidade propõe um novo paradigma existencial – aprender brincando, educação para além da instrução. A brinquedoteca desenvolve um papel importante na formação da criança. É um espaço no qual a criança é convidada a explorar, a sentir, a experimentar, a escolher o brinquedo, a desenvolver sua autonomia, iniciativa, imaginação e senso crítico. O uso dos tapetes coloridos com as letras e números é uma oportunidade de estimular a reconhecimento e formação de palavras e números.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com