TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIFICADO E HORA DO DESENHO

Por:   •  27/5/2017  •  Bibliografia  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 13

Atividades permanentes “DIVERSIFICADO E HORA DO DESENHO”[1]

Unidade Escolar: __________________________________________________________

Eixo: Artes Visuais                                                                                                 Modalidade: Desenho

Professora: __________________________________________________________    Nível: Infantil III               Duração: o ano todo  

JUSTIFICATIVA

Por meio do desenho a criança cria e recria individualmente formas expressivas. Ter oportunidade de realizar muitos desenhos pode favorecer progressos, pois a criança observa seus procedimentos e resultados, além de aprender com os próprios trabalhos e com os dos colegas.  Criar com materiais variados em superfícies variadas favorece a pesquisa do aluno em desenho. Oferecer momentos para o desenvolvimento do fazer artístico possibilita uma ampliação do repertório imagético e procedimental enriquecendo o percurso criador do aluno.

No infantil III, os alunos já utilizam alguns materiais com autonomia (caneta hidrocor grossa, gizão de cera, lápis de cor Jumbo, pedras, tijolo de giz de cera, tijolos, caneta ponta porosa fina, lápis de cor), porém há necessidade de ampliar a utilização dos materiais já conhecidos e explorar  novos materiais (caneta hidrocor fina, lápis 4b, caneta para retroprojetor e giz pastel) à medida que forem apresentados no momento coletivo.

Nesta perspectiva é preciso ampliar esse repertório, oportunizando situações em que elas os utilizem com intencionalidade e autonomia para atingir os efeitos desejados.

Objetivos:  (Expectativas de aprendizagem)

  • Explorar e aprender a utilizar novos materiais que riscam e produzem marcas gráficas
  • Utilizar intencionalmente os materiais que produzem marcas gráficas para conseguir os efeitos desejados.
  • Produzir desenhos de observação, memória e imaginação.

Conteúdos: Apreciação e produção

 

O que

Como

Para que

Atividades diversificadas

  1. Desenho com caneta hidrocor fina em suporte variado.

  1. Desenho com giz pastel em suporte variado: cartolina ou camurça.
  1. Desenho com lápis de cor aquarelável, utilizando pincel umedecido em água nas partes desejadas.
  1. Aquarelar a canetinha no sulfite branco
  1. Desenho com caneta de retroprojetor no laminado e no celofane.
  1. Desenho sobre lixa com giz de cera.
  1. Desenho com giz de lousa molhado na cola com água.
  1. Desenho com giz de cera e vela.
  1. Desenho com giz de cera e anilina
  1. Desenho com canetinha preta e pintura com anilina e cola.
  1. Desenho com caneta preta piloto em fundo com guache
  1. Desenho com cola colorida
  1. Desenho de linhas com caneta hidrocor preta, em folha branca.

]

  1. Desenho com durex colorido sobre cartolina
  1. Desenho com giz de lousa colorido ou branco sobre cartolina preta.
  1. Desenho com caneta de retroprojetor na garrafa pet
  1. Desenho na etiqueta
  1. Desenho com livre escolha de riscantes e materiais

Hora do Desenho

  1. Desenho de observação de pontos de vistas diferentes

  1. Desenhos de “coisas” vistas com lupas.
  1. Desenho através da moldura, com caneta hidrocor preta ponta fina.
  1. Desenho de memória a partir das vivências das crianças
  1. Desenho de imaginação de um animal inventado.
  1. Desenho ditado
  1. Desenho de coisas sentidas pelo tato  (objetos do cotidiano).
  1. Desenho cego
  1. Desenho de observação com escolha
  1. Desenho da caixa surpresa.
  1. Construção e desenho- desenho de observação com recurso
  1. Desenho com interferência gráfica com parte de uma obra
  1. Desenhos  a partir de formas geométricas
  1. Desenho com borracha
  1. Desenho com elementos da natureza
  1. Desenhos com linha bagunçada
  1. Desenho com linhas curvas
  1. Desenho com linha tracejada
  1. Desenho com linha reta
  1. Desenho livre com linha ondulada
  1. Desenho livre com linha pontilhada
  1. Desenho com linhas zigue-zague
  1. Desenhos gêmeos
  1. Desenho espelho
  1. Caixa de idéias
  1. Desenho com interferência aumentando a folha
  1. Desenho sobre embalagens
  1. Disponibilizar papéis recortados em diferentes formatos e texturas para que  as crianças desenhem sobre os meios , ocupando o espaço do papel e explorando os instrumentos utilizados.
  1. Recortar o papel camurça ou cartolina em formatos  e tamanhos diferentes texturas para que  as crianças desenhem sobre os meios , ocupando o espaço do papel e explorando os instrumentos utilizados.

SUGESTÃO: tamanho A3

  1. Recortar os suportes em diferentes formatos, meia lua, círculo, triângulo, formato de estrelas, formas assimétricas, permitindo que as crianças explorem diferentes possibilidades para desenhar.

Fazer desenho com lápis, no suporte A3,e depois com pincel passar água nas partes desejadas.

Antes de desenhar, usar o borrifador para molhar todo o papel e depois desenhar.

  1. Fazer o desenho, só o contorno com canetinha e com o pincel, passar água.

  1. Colar papel laminado e celofane em suporte firme para que as crianças desenhem.
  1. Cortar a lixa  em formato circular para que as crianças desenhem
  1. Providenciar giz de lousa colorido e copo com mistura de água e cola onde o aluno possa embeber o giz para desenhar. Sugestão: metade do papel A3 deitado.
  1. Providenciar vela  e orientar os alunos a esquentar a ponta do giz para desenhar.
  1. Desenhar com giz de cera e depois passar uma solução aguada de anilina sobre o papel.
  1. Providenciar  potes com cores variadas de cola com anilina. O aluno desenha com canetinha e em seguida pinta com anilina e cola no A4.
  1. Antes de realizar o desenho com caneta preta, os alunos devem pintar com auxílio de um pedaço de celofane o papel oferecido pelo professor no formato de um triângulo.
  1. Com o próprio frasco a criança vai apertando e criando seu desenho. Também é interessante fabricar sua própria cola colorida, misturando algumas gotas de corante líquido a cola branca. Pode se misturar cores para conseguir cores novas ou buscar matizes mais fortes e fracas, conforme a quantidade de corante misturado.

Sugestão: pode-se colocar a cola em frascos plásticos que tenham bicos  variados como por exemplo os de mostarda, catchup, ou mesmo os próprios frascos de cola vazio. Assim é possível desenhar linhas de diferentes espessuras.

  1. Propor desenhos diversos com linhas diferentes: desenho só com zigue zague, linhas retas, linhas curvas.

Distribuir folha branca que pode ser feita em diferentes formatos.

  1. Criar um desenho só com durex colorido, pode-se usar outros materiais também como; fita isolante e fita crepe. Depois que o desenho estiver construído,pintar os espaços internos e externos, com giz de cera, lápis de cor ou grafite.

  1. Desenhar com giz colorido ou branco sobre a cartolina preta em formato triangular.
  1. Oferecer garrafas  pet  para as crianças desenharem. As garrafas podem ser oferecidas inteiras, cortadas ao meio, com anilina colorida dentro.para as crianças fazerem desenhos .
  1. Oferecer etiquetas para que os alunos desenhem com canetas hidrográficas coloridas. Depois de desenhar, pode-se colá-las em papel maior compondo um trabalho. Pode-se oferecer outros instrumentos como: giz de cera, caneta hidrocor.
  1. Disponibilizar no canto de arte todos os materiais que as crianças já possuem familiaridade,observando se elas os utilizam com intencionalidade.Repetir várias vezes essa proposta

1.Desenhar no papel canson A4 sobre prancheta com lápis 6B em diferentes posições: deitados, no chão, sobre uma superfície mais alta.

2.Realizar desenho em sulfite A4  cortado ao meio e lápis 4B a partir da observação com lupa  de elementos da natureza: folhas, flores, galhos, etc., colhidos pelas crianças ou pela professora.

3.Selecionar uma obra e pedir para que as crianças observem. Destaque com uma moldura, uma parte dessa obra e peça para que desenhem o que está vendo.

4.Desenhar no caderno de desenho “coisas” que sejam bem conhecidos delas, como:  animais de estimação, o quarto da sua casa, brinquedo que gosta...

5.Pedir que as crianças imaginem  como seria uma animal misturado. Por exemplo uma girafa com cara de macaco, ou um elefante com cara de gato. Desenhar no caderno com caneta hidrocor.

6.Propor as crianças um desenho ditado. A professora vai ditando o que a criança vai desenhar, sem intervir, durante a atividade. Ex. “ vou dizer o que vocês vão desenhar hoje. Eu vou falando e vcs vão desenhando. Vamos fazer uma árvore no meio da folha...agora um sol no alto...vamos colocar gramas...e um macaco atrás da árvore.

7.Providenciar uma caixa fechada e colocar dentro dela objetos que as crianças  conheçam. Pedir que as mesmas coloquem a mão dentro da caixa e sem ver, descubram o que estão segurando e desenhem. No papelão encapado no plástico e caneta de quadro branco.

8.Organizar os alunos e duplas, sentados um em frente ao outro, cada um com uma folha de papel sulfite e lápis preto. Desenhar ao mesmo tempo o rosto de seu colega que está a sua frente sem olhar para o papel. Depois de terminado olha-se e comenta-se o desenho realizado.. Orientar para que as crianças ocupem bem o espaço do papel, evitando desenhos muito pequenos.

9.Desenhar no caderno, utilizando lápis HB e borracha, um brinquedo trazido pelo amigo de casa.

10.Organizar uma caixa com objetos como bola, carrinho, dado, boneca... uma criança poderá retirar um objeto da caixa e todas poderão desenhá-la em seu caderno, utilizando lápis grafite e borracha

11.Pedir que a  criança  desenhe com palitos de sorvete e depois desenhe no caderno ( reprodução da construção) com caneta preta, ponta fina.

Variação: utilizar outros materiais para a construção do desenho, como: barbante cru e colorido, palitos de fósforo, arame, lãs....

12.Colocar primeiro o pedaço da obra na folha do caderno e propor que a criança continue o desenho. Num próximo dia, promover um momento de apreciação e aí sim, mostrar a obra original, levando as crianças o levarem seus elementos, quem se aproximou mais da intenção do artista.

13.Recortar forma geométrica  círculo ou triângulo ou quadrado ou  retângulo) de tamanhos bem variados, utilizando papéis como; sulfite, espelho, creative paper, etc. entregar a cada aluno ( a mesma para todos), pedir para que colem no lugar que desenharem, sobre uma cartolina e complementem o trabalho com lápis de cor  e ou canetinha, como desejarem. Observar como cada aluno ressignificou a forma dada través de uma roda de apreciação.

14.Cobrir uma folha sulfite branca com pó de grafite ( pó produzido quando apontamos o lápis)  espalhando com o dedo. Em seguida propor um desenho feito com borracha ( de preferência o lápis borracha).

15.Coletar folhas, gravetos, pedrinhas, sementes, casca de árvore, areia e terra. Criar desenhos utilizando como suporte, o chão, bancos, tocos. Fotografar os desenhos surgidos e deixar no mural  da sala para apreciação.

16.Os alunos receberão canetas  hidrocores juntas em um elástico e deverão compor uma produção abstrata, passando as mesmas  na folha de papel do caderno de desenho.

17.Os alunos receberão um molde de meio circulo  e caneta hidrocor preta de ponta fina e deverão criar uma produção , no caderno de desenho, utilizando a linha curva criada a partir da utilização do molde..

18.Os alunos receberão a caneta gel colorida e no caderno, serão convidados a criar uma produção com linha tracejada.

19.O aluno receberá  caneta colorida hidrocor colorida e régua e no caderno deverá criar uma produção com linhas retas.

20.A criança recebe a caneta hidrocor preta de ponta fina e faz uma linha ondulada de canto a canto no caderno, onde desejar. Em seguida, recolhe-se a caneta preta  e com lápis de cor a criança deve completar o desenho.

21.O professor deve colar previamente uma folha de transparência no caderno dos alunos, oferecendo caneta de retroprojetor colorida  para que  realizem um desenho com a linha pontilhada.

22.O aluno deve fazer a linha zigue- zague com caneta hidrocor preta de ponta a ponta do caderno, em diferentes direções criando um mosaico e depois colorir com lápis de cor.

23.Organizar duplas, onde  uma criança desenha com lápis grafite no sulfite e a outra copia o desenho do amigo.Repetir a atividade trocando os papeis (quem desenha e quem copia)

24.Dividir a folha do caderno em duas e pedir que a criança faça um desenho de um lado e copie o mesmo desenho no outro lado

25.Organizar uma caixa  que contenha idéias escritas de desenhos dadas pelas crianças. Pode ser o desenho preferido. Neste dia a professora sorteia estas idéias  e as crianças terão que desenhá-la, no caderno de desenho. A criança dona da idéia poderá dar dicas.

Sugestão: a mesma proposta poderá ser feita com idéias da professora.

26.Oferecer uma folha sulfite e pedir que a criança desenhe utilizando caneta hidrocor colorida. No dia seguinte, colar uma outro folha sulfite na folha desenhada e pedir que a criança continue o desenho.

27.Desenhar com caneta colorida permanente em embalagens de refrigerante, amaciante, potes e tampas de sorvete, caixa de leite aberta, bandeja de isopor, embalagem de pizza, etc.

-Explorar os materiais que já conhecem tais como: lápis de cor,caneta hidrocor grossa e giz de cera.

-Conhecer e explorar novos materiais como: caneta hidrocor fina, lápis 4B, caneta para retroprojetor e giz pastel oleoso.

-Produzir desenhos de observação. memória e imaginação.

-Conhecer os efeitos produzidos pelos materiais.

-Utilizar intencionalmente os materiais que produzem marcas gráficas para conseguir os efeitos desejados

-Explorar os materiais que já conhecem tais como:lápis de cor,caneta hidrocor grossa e giz de cera.

-Conhecer e explorar novos materiais como:caneta hidrocor fina,lápis 4B,caneta para retroprojetor e giz pastel oleoso.

-Produzir desenhos de observação.memória e imaginação.

-Conhecer os efeitos produzidos pelos materiais.

 

Avaliação:

A avaliação tem que adequar-se à natureza da aprendizagem, levando em conta não só os resultados das tarefas realizadas, o produto, mas também o que ocorreu no caminho, o processo. O momento da apreciação traz indícios da exploração e contribui para a apuração do olhar de todos os envolvidos. Para isso é preciso observar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (259.1 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com